Servidora da Alece apresenta atuação da Codins como tema de trabalho acadêmico
Por Julyana Brasileiro29/09/2025 13:33 | Atualizado há 3 horas
Compartilhe esta notícia:

O trabalho desenvolvido pela Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) ultrapassou as fronteiras do serviço público e transformou-se em inspiração acadêmica.
A servidora Mábila Thayná Oliveira escolheu a experiência vivida na Alece como estudo de caso para conquistar a aprovação no Curso de Especialização em Gestão Pública da Universidade Estadual do Ceará (Uece).
O seu trabalho de conclusão de curso revela como a coordenadoria tem contribuído para o fortalecimento do desenvolvimento institucional do Legislativo estadual. Com o recorte do período de 2021 a 2024, a produção acadêmica mostra a importância de iniciativas que unem inovação, modernização e compromisso com a sociedade.
Ao levar a experiência da Alece para o debate acadêmico, Mábila destacou a aplicabilidade da nova gestão pública (NGP) em um parlamento e reforçou que esse trabalho pode servir de exemplo e inspiração para outras casas legislativas em todo o Brasil.
.jpg)
Foto: Pedro Albuquerque
Segundo a servidora, por meio do artigo, foi possível constatar que a atuação da Codins contribui para o fortalecimento do desenvolvimento institucional e seu alinhamento com os princípios da nova gestão pública, favorecendo uma administração mais eficiente, transparente e alinhada às demandas institucionais.
“Como uma importante engrenagem de modernização, a Codins gerou impactos significativos, observados através da institucionalização do planejamento estratégico, do aprimoramento da transparência institucional e, principalmente, pela modernização da gestão da Alece. Embora persistam desafios, a atuação da Codins é fundamental para impulsionar a Alece em direção a uma gestão pública mais eficaz e responsiva”, ressaltou.
Principais temas
Dentre os conteúdos abordados, Mábila Thayná citou o Mapa Estratégico da Alece, o Modelo de Governança da Alece, as ações e os resultados da Codins em diálogo com a nova gestão pública, entre outros tópicos.
Conforme acrescentou, outras ações da coordenadoria geram impacto relevante para a Assembleia Legislativa, a exemplo da condução do Planejamento Estratégico Alece 2030, que define metas e direcionamentos de longo prazo; elaboração da Carta de Serviços ao Cidadão, que fortalece a transparência e aproxima ainda mais o Parlamento da sociedade, contribuindo para a visão de futuro da Casa, que é ser referência em parlamento aberto, e a elaboração do Relatório de Desempenho da Gestão, um instrumento de prestação de contas e monitoramento dos resultados alcançados.

Para a coordenadora da Codins, Heline Joyce Monteiro, o reconhecimento de uma universidade pública estadual é motivo de orgulho e emoção, uma vez que o estudo ficará registrado no repositório acadêmico da Uece, servindo de exemplo e referência para outros órgãos públicos.
“O trabalho da Mábila ficará no banco de trabalhos da Uece para servir de referência e ele merece ser enaltecido, porque foi muito assertivo, apresentando os resultados concretos das ações da Codins que estão adequadas às práticas da nova gestão pública”.
A titular da Codins acrescentou que os professores da banca examinadora do trabalho ficaram admirados em saber que a Alece tem um órgão de desenvolvimento institucional responsável por promover o desenvolvimento organizacional e a modernização da gestão da Casa, além de contribuir para a concretização de sua missão institucional.
“Buscamos sempre disseminar as nossas práticas por meio de apresentações na Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) e com benchmarkings. Neste ano, recebemos visitas de quatro órgãos para trocarmos experiências”.
O orientador do trabalho de conclusão de curso de Mábila, professor Carlos Eduardo Sombra, destacou que "o estudo sobre o desenvolvimento institucional da Alece é de grande relevância, porque evidencia como a modernização da gestão pública fortalece a eficiência administrativa e amplia a capacidade da instituição em atender melhor a sociedade”.
“Ao analisar a atuação da Codins, a pesquisa contribui não apenas para o aperfeiçoamento interno, mas também para o debate sobre inovação e boas práticas no serviço público", disse Carlos.
Codins
A Codins é formada por cinco células: Gestão da Qualidade, Gestão de Riscos, Modernização Administrativa, Monitoramento de Projetos Estratégicos e Planejamento e Gestão Orçamentária.
.jpg)
Equipe da Codins. Foto: Pedro Albuquerque
O órgão conta com uma equipe de nove servidores. Mábila Thayná Oliveira recordou que iniciou sua trajetória no órgão em 2022, como estagiária, atuando no atendimento ao público e na elaboração de relatórios de desempenho. Atualmente, enquanto assessora técnica da Codins, a servidora enxerga ainda mais a responsabilidade de servir o público com excelência e modernizar, de fato, a gestão da Casa.
Benchmarkings
O trabalho da Codins é referência para os demais órgãos públicos. Em fevereiro deste ano, o setor recebeu a visita de servidores da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), que ficaram interessados no trabalho feito na Alece na questão da governança e do planejamento estratégico.
No mês de abril, a Codins apresentou a Gestão por Processos com Foco em Riscos, implementada em diversos setores da Assembleia Legislativa, para os servidores do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec).
Em julho, a comitiva da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) conheceu a metodologia da Codins de Gestão por Processos, Gestão de Riscos e Mapa Estratégico da Alece. Já no mês de agosto, a Codins recebeu a visita institucional da equipe de Coordenação de Desenvolvimento Institucional e Planejamento da Polícia Civil do Ceará (PCCE) para um intercâmbio de experiências na área de governança.
A seguir, confira o trabalho na íntegra:
Edição: Samaisa dos Anjos
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br
Quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem.