Alece apresenta boas práticas de governança para comitiva da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia
Por Julio Sonsol e Paulo Veras04/07/2025 15:08 | Atualizado há 1 dia
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) recebeu, durante esta semana (30/06 a 04/07), a visita institucional de integrantes da Controladoria da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero). O objetivo da iniciativa foi conhecer as boas práticas de governança e gestão desenvolvidas pelo Parlamento cearense.
Diversos setores da Alece apresentaram seus trabalhos à comitiva, nas áreas de Governança, Gestão Estratégica, Controle Interno, Responsabilidade Socioambiental e Memorial Histórico.
O controlador geral da Alero, Gustavo Silveira, ao final dos cinco dias percorrendo os setores da Alece, considerou a visita "proveitosa e muito rica". Segundo ele, todos os visitantes ficaram "impressionados" com todo o trabalho desenvolvido pelo Poder Legislativo estadual.
"Chegamos aqui com a expectativa de observar a experiência do sistema de Controle Interno, a experiência de Governança, de mapeamento de processos, gerenciamento de riscos, integridade e desenvolvimento social. E saímos daqui verdadeiramente encantados com tudo que vimos e vamos poder levar para Rondônia", disse o controlador.
Ele salientou que além das exposições realizadas pelos gestores e servidores da Alece, também está levando informes materiais que serão posteriormente estudados, com o objetivo de implementar novas práticas em Rondônia.
Entre as exposições acompanhadas, o controlador geral destacou o programa Alece 2030, que trará pontos a serem reproduzidos pelo Poder Legislativo rondonense. "É realmente uma experiência de governança avançada. Vamos levar essa experiência para Rondônia. Só temos gratidão à Alece e ao povo cearense que nos recebeu tão bem", completou.
Controladoria
Na manhã de segunda-feira (30/06), os servidores da Controladoria da Alece receberam o grupo e fizeram uma exposição geral sobre o modelo de governança da Casa, além da estrutura e da atuação do órgão de Controle Interno do Legislativo cearense.
.jpg)
Integrantes da comitiva da Alero e representantes da equipe da Controladoria da Alece. Foto: Pedro Albuquerque
Segundo o assessor de Controle Interno da Alece, Édipo Henrique, a visita foi uma oportunidade de abrir as portas do Parlamento estadual para a troca de conhecimentos e de experiências com outras Casas Legislativas do País.
“A Assembleia de Rondônia demonstrou interesse em conhecer in loco a nossa expertise nas áreas de Governança, Controle Interno e Gestão por Processos, incluindo o planejamento estratégico. Dessa forma, durante toda a semana, vamos apresentar o modelo de governança da Alece e da nossa Controladoria”, destacou o assessor.
Codins
Na terça-feira (01/07), a comitiva da Alero reuniu-se com a equipe da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins) da Alece e conheceu o mapa estratégico da Casa Legislativa cearense.
.jpg)
Membros da Controladoria da Assembleia Legislativa de Rondônia e representantes da equipe da Codins. Foto: Paulo Rocha
A coordenadora da Codins, Heline Joyce, afirmou existir um movimento nacional nas instituições em busca de atuação por meio de dados e com método. Ela contou que reuniões semelhantes já ocorreram também com equipes da Secretaria de Saúde do Governo do Estado e do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec).
“Apresentamos a nossa metodologia de Gestão por Processos, a de Gestão de Riscos e o modelo de monitoramento da estratégia da casa”, explicou.
Para Zaine Nascimento, gerente de Gestão, Orçamento Financeiro e Patrimonial da Assembleia Legislativa de Rondônia, este intercâmbio é essencial para a formatação de um novo modelo de Controle Interno.
“Visitamos também a Assembleia de Minas Gerais e agora aqui, na Alece. A criação desses processos nos ajudará na implantação das políticas públicas e no próprio trabalho dos gestores”, pontuou.
Gestão orçamentária
Na quarta-feira (02/07), os visitantes de Rondônia puderam ouvir as diretoras do Departamento de Finanças, Orçamento e Contabilidade (Defoc), Sirlei Maria de Souza, e do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), Elenice Ferreira, além de representantes do Departamento de Administração. Ambos os setores são vinculados à Diretoria Administrativa e Financeira da Casa.
.jpg)
Membros da Controladoria da Assembleia Legislativa de Rondônia e representantes da Diretoria Administrativa e Financeira da Alece. Foto: Pedro Albuquerque
Durante a sua exposição, Sirlei Souza trouxe uma contextualização de como o departamento atua dentro da gestão orçamentária do estado do Ceará. Ela também destacou a colaboração recebida nos processos realizados no acompanhamento contábil da gestão financeira.
"Contamos com a atuação do Controle Interno, representado por nossa Controladoria, e do Controle Externo, exercido pelo Tribunal de Contas do Estado", disse.
A diretora do DGP salientou que o órgão que dirige é responsável por três células e sete núcleos e participou diretamente do Alece 2030, em parceria com a Codins. Os rondonenses ouviram ainda sobre as ações da Célula de Gestão de Suprimentos e o Núcleo de Planejamento de Aquisições, ambos do Departamento de Administração, realizadas por Daiana Alburquerque e Fenelon Cals, lotados nos setores.
Responsabilidade Social
Já na quinta-feira (03/07), a articuladora do Comitê de Responsabilidade Social (CRS) da Alece, Amanda Melo, reuniu-se com os representantes da Controladoria Geral da Alero e explicou que o CRS envolve quatro células que contemplam diversas áreas e diferentes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A ideia é que o trabalho de cada unidade seja uma referência e possa ser levado ao Poder Legislativo de Rondônia.
.jpg)
Integrantes da comitiva da Alero e representantes do Comitê de Responsabilidade Social (CRS). Foto: Bia Medeiros
"A Alece possui um diferencial da responsabilidade social, desenvolvendo atividades também para a comunidade do Pau Pelado. As ações já atenderam 106.745 pessoas, por meio de cursos profissionalizantes em diversas áreas de empreendedorismo, promovidos em parcerias com entidades como Sesc-Senai, Unifor e Fiec", afirmou.
.jpg)
Foto: Bia Medeiros
O momento contou também com as participações de representantes das células do CRS, entre eles Yuri Passos, Daniele Pimentel, Joaquim Garcia e Samia Regia.
Malce
Completando a visita, na manhã desta sexta-feira (04/07), os rondonenses percorreram as exposições permanente e temporária do Memorial Deputado Pontes Neto (Malce). Eles foram conduzidos pelos historiadores Carlos Pontes e Mateus Django e pelo curador da mostra temporária "Alece 190 anos: a Casa do Povo", Miguel dos Santos.
.jpg)
Foto: Érika Fonseca
Durante a visitação, Carlos Pontes fez uma abordagem mais acessível e mais ampla sobre a historiografia da Alece e da história do Ceará, apresentando grandes marcos, como a abolição pioneira da escravidão no estado.
Mateus Django observou que, além da parte de governança da Alece, os visitantes conheceram um órgão que está vinculado à cultura, representando a ligação da Casa com a educação e a historiografia. "O Memorial tem como princípio contar a história do Parlamento cearense. Por isso, é interessante a gente receber grupos de outras Assembleias para conhecer a dinâmica da história política do Ceará", completou Mateus.
.jpg)
Foto: Érika Fonseca
Os servidores do Malce Marta Abreu (articuladora), Laureane Nunes (mediadora cultural) e Mateus Franco (membro executivo) também acompanharam a visitação da comitiva de Rondônia.
Integrantes
A visita teve ainda a participação dos rondoneses Zaine do Nascimento Oliveira, gerente de Gestão e Orçamento Financeiro e Patrimonial; Calil Machado Santana, chefe da Divisão de Aplicação de Normas Técnicas e Contábeis; Evandro da Silva Bento, analista legislativo; e Cynoê Gonçalves Blodow, assistente legislativo.
Edição: Ana Vitória Marques
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem.
Veja também

Plenário 13 de Maio ganha iluminação especial em alusão ao Julho Verde
A fachada do Plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), estará, durante todo o mês de julho, iluminada em tonalidade v...
Autor: Ariadne Sousa/Agência de Notícias da Alece