Codins

Codins destaca avanços em governança, qualidade e gestão da Alece no primeiro semestre

Por Julio Sonsol
31/07/2025 13:23 | Atualizado há 1 dia

Compartilhe esta notícia:

Reunião sobre o Índice de Avaliação de Governança Organizacional (iESGo), em março deste ano Reunião sobre o Índice de Avaliação de Governança Organizacional (iESGo), em março deste ano - Foto: Marcos Moura

A Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins) da Alece desenvolveu, durante o primeiro semestre, ações voltadas à melhoria da gestão da Casa, ao fortalecimento da governança e à valorização institucional. A avaliação é da coordenadora, Heline Joyce Monteiro, ao apresentar um balanço das realizações do órgão.

"No primeiro semestre de 2025, a Codins concentrou os esforços em dar suporte aos demais órgãos da Assembleia Legislativa. Participamos da Comissão de Avaliação do Selo Alece do Conselho Tutelar e integramos a Comissão de Avaliação do Ceará de Valores", explicou. Este é um programa da Alece que tem como foco a juventude do Estado, oferecendo formação em liderança, inteligência emocional, habilidades para o futuro, cidadania e empreendedorismo.

Planejamento estratégico 

Ainda no primeiro semestre, a Codins realizou um processo de mobilização para a revisão do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 da Alece, segundo Heline Joyce. Assim, foi solicitado aos órgãos da Casa que revisassem suas metas e indicadores previstos.

"Essa etapa deverá ser concluída no segundo semestre, em colaboração com a Secretaria do Planejamento e Gestão [do Governo do Estado]", indicou.

No segundo semestre, está prevista a continuação da implantação da Gestão de Processos em alguns órgãos, como a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). "A Codins realiza uma atividade-meio que colabora efetivamente com todos os órgãos da Alece para melhorar os seus processos e alcançar melhores resultados", comentou.

Quanto ao planejamento estratégico e monitoramento, a Codins realizou a plataforma SIGAlece2030, implantada para o monitoramento dos projetos prioritários, indicadores estratégicos, pesquisa de satisfação e Plano Plurianual (PPA). Também promoveu a elaboração da metodologia de análise de resultados, criada para avaliar os indicadores estratégicos e pesquisas de satisfação aplicadas pelos órgãos prestadores de serviço.

Índice de Governança

Também no segundo semestre, será dada continuidade à atuação da Codins de apoio e orientação para que os órgãos da Casa aprimorem as suas atividades. O objetivo, segundo Heline Joyce, é que a Alece possa chegar à classificação estipulada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) de Nível Alto do Índice de Avaliação de Governança Organizacional (iESGo).

"Em agosto, na reunião do Comitê de Gestão Estratégica (Coge), nós vamos apresentar as possíveis ações que os órgãos deverão adotar para pontuarem mais em relação ao índice [iESGo]".

Gestão da Qualidade

Em relação à qualidade e às certificações, a Codins colaborou com a Auditoria Externa de Recertificação em Norma ABNT ISO 9001:2015, realizada na Consultoria Técnica Legislativa (CTLegis) e no Procon Alece, "reafirmando o compromisso com padrões internacionais de qualidade", disse a titular da Codins.

Servidores que fazem parte dos órgãos que conquistaram a certificaçãoServidores que fazem parte dos órgãos que conquistaram a certificação. Foto: Érika Fonseca

O órgão trabalhou ainda na criação da Cartilha da Qualidade, ferramenta voltada à disseminação dos conceitos do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da CTLegis e do Procon Alece, e formou um grupo de estudos sobre a Norma ISO 9001, iniciativa para revisar requisitos, identificar melhorias e corrigir eventuais falhas no SGQ.

Cursos

No campo da capacitação e do desenvolvimento, foi promovido o curso “Ferramentas do Office 365 Alinhadas aos Processos da CTLegis”, com 40 vagas ofertadas, promovendo o alinhamento entre tecnologia e processos internos.

Outras ações do primeiro semestre

Além das realizações do primeiro semestre supracitadas, a Codins realizou o Fórum de Governança e Responsabilidade Socioambiental, em 26 de maio, com a participação de 60 servidores da Alece. A iniciativa buscou fortalecer essas áreas na Casa.

Iniciativa abordou importância de boas práticas de governança e gestão para a Alece e para a avaliação do TCU.

Fórum de Governança e Responsabilidade Socioambiental nas Instituições Públicas, realizado em maio de 2025. Foto: Júnior Pio

Também trabalhou no aprimoramento do controle, eficiência e transparência na utilização dos recursos orçamentários da Alece, por meio da Metodologia para Acompanhamento da Gestão Orçamentária e Financeira.

Foi implantada ainda a Gestão por Processos Baseada em Riscos no Escritório Frei Tito de Alencar (EFTA) e no Centro de Mediação e Gestão de Conflitos (Cemgec). Heline ressalta que a implementação desses processos está em andamento em outros setores, como o Memorial Deputado Pontes Neto (Malce), a própria Codins, a Consultoria Técnica Legislativa (CTLegis), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM) e a Controladoria.

Equipes do EFTA e da Codins em reunião nesta quinta-feira

Integrantes das equipes do EFTA e da Codins reunidos para a implantação da Gestão por Processos. Foto: Pedro Albuquerque

"Estamos contribuindo com a Diretoria Administrativa e Financeira na definição dos seus principais relatórios para o desenvolvimento do Sistema de Gestão Orçamentária e Financeira", citou Heline. Conforme explicou a coordenadora, o sistema está sendo desenvolvido pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coti).

 

Edição: Ana Vitória Marques


Núcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br 
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/ 

Quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem.

Veja também