Diagnóstico precoce do Alzheimer é destaque da campanha Fevereiro Roxo
Por Núcleo de Comunicação Interna com assessoria do DSAS28/02/2025 08:20 | Atualizado há 4 meses
Compartilhe esta notícia:

A campanha Fevereiro Roxo, que tem como objetivo a conscientização da sociedade sobre as doenças crônicas neurodegenerativas, mobilizou o Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) em ações com foco na informação e sensibilização para a abordagem multidisciplinar na área da saúde.
Finalizando a campanha, a orientadora Milene Mota, da Célula de Terapia Ocupacional do DSAS, destaca a doença de Alzheimer e a importância do diagnóstico precoce na prevenção do seu agravamento.
Segundo ela, o Alzheimer é uma demência neurodegenerativa que afeta a memória, o pensamento, e a capacidade de aprender. A estimativa é que cerca de 50 milhões de pessoas vivem com a doença, número que deve aumentar nos próximos anos devido ao envelhecimento da população.
"O Alzheimer é a doença neurodegenerativa que mais prevalece no mundo. Ela constitui cerca de 70% dos diagnósticos de demência e é a mais frequente em pessoas do sexo feminino e em indivíduos com mais de 65 anos", aponta Milene Mota.
A orientadora alerta ainda que é preciso estar atento aos primeiros sinais da doença para evitar que ela progrida e afete a saúde e a qualidade de vida do paciente. Conforme explica, um dos indícios principais é a perda de memória recente e isso ocorre porque o Alzheimer danifica as células do hipocampo, uma parte do cérebro relacionada à formação de memória e ao aprendizado.
“Com o passar do tempo, porém, outras regiões também podem ser afetadas, causando outros sintomas, tais como falhas na linguagem, mudanças de humor, dificuldade para se orientar no espaço e no tempo, bem como incapacidade de realizar tarefas básicas do dia a dia, quadros esses que podem levar o paciente a se tornar completamente dependente de seus cuidadores”, relata.
Desta forma, destaca a orientadora da Célula de Terapia Ocupacional do DSAS, o diagnóstico precoce do Alzheimer é muito importante para evitar que haja uma evolução para quadros mais graves e irreversíveis.
A doença não tem cura, mas é possível retardar a velocidade de progressão da doença e amenizar os sintomas. Acompanhamento médico e multidisciplinar, uso de medicamentos orientados para cada caso, reabilitação, hábitos saudáveis, interação social e atividades mentais são alguns dos caminhos no processo após o diagnóstico que, normalmente, é realizado por neurologistas a partir dos sintomas, avaliação e exames.
- Confira abaixo o vídeo da orientadora Milene Mota, em mais uma edição do projeto audiovisual do DSAS, Minutos de Saúde:
- Reveja as matérias sobre Fevereiro Roxo publicadas no Portal do Servidor da Alece:
Fevereiro Roxo traz alerta sobre prevenção
Campanha Fevereiro Roxo destaca atenção às pessoas com fibromialgia
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Veja também

AVC: DSAS realizará pesquisa com servidores da Alece com foco na prevenção
O Acidente Vascular Cerebral (AVC), classificado como uma doença cerebrovascular, representa um grande desafio na gestão de saúde pública no mundo, ap...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com comunicação do DSAS
Alece realiza Dia D de Vacinação contra a hepatite B nesta quarta-feira
A Alece promoverá, nesta quarta-feira (09/07), o Dia D de Vacinação contra a hepatite B, além de testes rápidos. A ação é uma realização do Departamen...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com comunicação do DSAS
Projeto Florescer debate os desafios da alimentação de crianças atípicas
O projeto Florescer, iniciativa do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece, promoveu nesta terça-feira (01/07), mais um encontro co...
Autor: Julyana Brasileiro