Abraço coletivo marca ação do Setembro Amarelo na Alece
Por Julyana Brasileiro17/09/2025 16:58
Compartilhe esta notícia:

Os andares da sacada do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), no anexo III, foram tomados por um abraço coletivo em apoio ao Setembro Amarelo.
Vestidos com a blusa da campanha deste ano, intitulada ''Falar Salva Vidas'', servidores, gestores do departamento e orientadores das células uniram-se dando voz e visibilidade a valorização da vida com o ato simbólico.
A ação destacou a importância de falar sobre saúde mental, quebrar estigmas e mostrar que ninguém precisa enfrentar suas dores sozinho. O diretor do DSAS, Luis Edson Sales ressaltou que o tema ''Falar Salva Vidas!'' nos convida a quebrar o silêncio e a encarar a saúde mental com a seriedade que ela merece.
''Estamos aqui hoje reunidos para um ato simbólico, mas de imensa importância. O nosso abraço coletivo pela valorização da vida, em apoio à campanha Setembro Amarelo, é mais do que um gesto de união, é um lembrete de que o diálogo e a escuta podem ser as maiores ferramentas de apoio. O compromisso de cada um de vocês faz a diferença para que possamos construir uma rede de apoio sólida e acolhedora”.
O diretor do DSAS reafirmou ainda o compromisso do departamento em oferecer o melhor suporte para a saúde mental dos servidores da Alece.
“Falar, de fato, salva vidas. E estamos aqui, juntos, para garantir que ninguém precise carregar seu fardo sozinho não apenas no setembro amarelo, mas em todos os dias do ano''.
Conforme a assessora de Gestão de Planejamento da Alece, Ana Alice Falcão, o abraço coletivo representou o acolhimento oferecido diariamente pelo departamento àqueles que o procuram em busca de apoio e cuidado.
''Estamos aqui representando esse abraço generoso que é a forma como acolhemos as pessoas que procuram o nosso departamento. Falar, salva vidas, e nós, profissionais de saúde, estamos aqui de braços abertos para acolher e cuidar das pessoas da melhor forma possível para que elas tenham saúde mental, física, espiritual e qualidade de vida''.
Saúde mental em foco
Na Célula de Psicologia do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa, servidores, deputados, dependentes e comunidade do entorno encontram o local adequado para cuidar da saúde mental.
O órgão trabalha com psicoterapia clínica (infantil, adolescente, adulto e idoso); psicoterapia de grupo e com pais de pacientes e plantão psicológico (psicoterapia clínica breve/ focal). Atua ainda com grupos específicos, como apoio a pessoas com câncer e rodas de conversas psicoeducativas, que trabalham com vários temas como depressão, ansiedade e síndrome do pânico.
Para ter o atendimento, é preciso se dirigir à Célula de Serviço Social, localizada no 1º andar do anexo III, e realizar cadastro para encaminhamento.
Edição: Ana Vitória Marques
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem.
Veja também

Alece destaca Dia do Nutricionista e atuação dos profissionais
O Dia do Nutricionista é comemorado no dia 31 de agosto e tem como objetivo reconhecer a importância do trabalho desses profissionais, responsáveis po...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com assessoria do DSAS
Alece destaca Dia Nacional de Combate ao Fumo
O Dia Nacional de Combate ao Fumo é celebrado nesta sexta-feira (29/08) e alerta para os impactos do cigarro na saúde pública, assim como incentiva a...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com assessoria do DSAS