Servidores recebem certificados de formação do Grupo de Apoio a Emergências (GAE)
Por Julio Sonsol20/08/2025 12:51 | Atualizado há 1 dia
Compartilhe esta notícia:

A primeira turma participante da formação do Grupo de Apoio a Emergências (GAE) recebeu, nesta quarta-feira (20/08), certificados e bótons concedidos pelo Comitê de Responsabilidade Social (CRS), por meio da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho.
A solenidade, realizada na sala do CRS, foi conduzida pela primeira-dama da Casa, Tainah Marinho Aldigueri, e contou com a participação de representantes da 1ª Companhia do Batalhão de Prevenção Institucional (1ª Cia/BPI) e do Comitê de Responsabilidade Social.
O curso teve parceria da 1ª Cia/BPI e da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace).
Capacitação contínua
Durante o evento, a primeira-dama salientou que é muito relevante a Alece promover a profissionalização e a capacitação dos servidores, notadamente em uma área vital, como o apoio a situações de emergência. "Estou aqui representando o nosso presidente, deputado Romeu Aldigueri, que tem procurado valorizar e capacitar todos os servidores da Casa".
Tainah Marinho Aldigueri considerou que a solenidade também teve o objetivo de parabenizar os primeiros alunos do Grupo de Apoio às Emergências. "Além de entregar certificados e bótons, estamos aqui também para agradecer e reconhecer a coragem e dedicação desses alunos de estudar através de aulas práticas e teóricas e se preparar para reagir nas situações de emergência", apontou.
.jpg)
Foto: Pedro Albuquerque
A primeira-dama recordou ainda o momento enfrentado por todos da Alece em junho do ano passado, quando aconteceu um incêndio no Plenário 13 de Maio, destacando a necessidade de haver pessoas na Casa preparadas para situações emergenciais.
"É importante a gente estar sempre preparada para esse tipo de ocorrência, e, por isso, eu quero agradecer aos funcionários que toparam esse desafio, que nos ajudam a reforçar esse compromisso com o bem-estar, com a tranquilidade dos nossos funcionários e, ao mesmo tempo, de promover esse espírito de coletividade", comentou.
Inovação
O coronel Leandro Nogueira, comandante da 1ª Cia/BPI da Alece, que ministrou o treinamento, afirmou que mais uma vez a Presidência da Alece inovou a política de qualificação dos servidores, levando aos alunos ensinamentos teóricos e práticos de prevenção e combate a incêndio.
"Estes servidores formados, a partir de agora, poderão atuar em conjunto com o Corpo de Bombeiros em qualquer tipo de ocorrência relacionada à prevenção e combate a incêndio. Ou seja, os servidores ampliam o nosso potencial preventivo".
.jpg)
Foto: Pedro Albuquerque
O oficial bombeiro destacou que os incêndios e acidentes, quando tratados logo no início - principalmente o incêndio -, apresentam sucesso do combate de quase 100%. "Os servidores agora, tanto na Alece como nas suas casas ou outros ambientes, têm condições de fazer esse primeiro combate e extinguir por completo qualquer tipo de princípio de incêndio", disse.
Olhar
A articuladora Amanda Melo, do Comitê de Responsabilidade Social, órgão que teve a iniciativa de promover o curso, revelou que o treinamento, além de capacitar servidores, mostra que há um olhar da direção da Casa voltado para a saúde e a segurança do pessoal que trabalha na Alece. E esse olhar se reflete também na atuação da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho do CRS.
"É relevante que os servidores conheçam os riscos e ações de prevenção e contenção de riscos. Por isso, é importante para todos a formação desta primeira brigada e mostrar que estamos preocupados com a segurança do servidor", disse.
.jpg)
Foto: Pedro Albuquerque
Ela também agradeceu ao comando da unidade do Corpo de Bombeiros da Casa, que se prontificou a realizar o treinamento e a promover as capacitações. Segundo a articuladora, antes desta primeira turma, o comitê promoveu capacitações de primeiros socorros e de combate a incêndio.
Amanda Melo antecipou que já está sendo planejado um novo treinamento, para acontecer ainda este ano, em data a ser definida, resultado do interesse de vários setores da Casa. A nova turma, solicitada pelos próprios servidores, deverá ter em torno de 35 vagas para participantes, de acordo com a articuladora.
Marco importante
A coordenadora do curso e integrante da Célula de Segurança do Trabalho, a fisioterapeuta Marjory Paixão, assinalou que a conclusão do curso do GAE foi um marco muito importante para a Assembleia Legislativa.
"Ao longo da formação, esses servidores de diferentes setores se fizeram presentes e ativos. Foram dias de muito aprendizado, tanto prático como teórico, onde cada participante realmente assumiu esse papel fundamental aqui na instituição. E esse resultado só foi possível por conta de todos", disse.
.jpg)
Foto: Pedro Albuquerque
Segundo Marjory Paixão, todos os anexos e prédios da Casa foram contemplados com participantes no treinamento para que os conhecimentos passados tenham uma maior abrangência. "É um olhar mais profundo e carinhoso com o servidor, para que ele se sinta realmente abraçado por esse projeto e capaz de atuar em casos de sinistro ou emergência", avaliou.
Concludentes
Fernando Vecchio, servidor da Célula de Engenharia e Manutenção do Departamento de Administração, é um dos formandos do treinamento. Ele disse que, a partir da conclusão e recebimento dos bótons, os demais funcionários da Alece irão identificar aqueles que fizeram o curso e que podem contribuir para a segurança deles.
Foto: Pedro Albuquerque
"Seja na hora do engasgo, de uma parada cardiorrespiratória ou princípio de incêndio, estaremos prontos para agir. Esse conhecimento pode ser usado também na própria casa ou em outro lugar. Uma das motivações de participar do treinamento foi poder levar esse conhecimento para dentro de casa, condomínio e comunidade que a gente participa", compartilhou Fernando.
Sarah Colares, servidora do Centro de Mediação e Gestão de Conflitos, também concluiu a formação. Para ela, foi bastante enriquecedor, pessoalmente, o treinamento. "Tanto para o meu dia a dia quanto para o ambiente de trabalho, são bem importantes essas novas habilidades".
Foto: Pedro Albuquerque
Entre os aprendizados recém-adquiridos estão manobras para desengasgo e situações de evacuações de ambientes. "Isso, para a vida pessoal e para a nossa própria família, é bastante relevante. Temos agora uma visão mais ampla do que podemos fazer em situações de emergência", acentuou a servidora.
O curso
O treinamento dos 15 servidores participantes teve etapas teóricas e práticas. Foram realizadas simulações de casos emergenciais e apresentadas explicações sobre o uso adequado de extintores, hidrantes, alarmes, sinalização e iluminação de emergência. Também foram abordados procedimentos de evacuação e apoio ao Corpo de Bombeiros em situações de emergência.
No último dia de treinamento, foram indicadas diretrizes para situações como princípios de incêndio e sinistros. A aula prática foi realizada no anexo II e no estacionamento superior do anexo III da Alece.
Os servidores que concluíram o treinamento, fazendo jus aos certificados e bótons, são Antônio Carlos Félix, Bruna Campos, Carlos Bonfim, Davi Jorge Aguiar, Débora Lucena, Fernando Vecchio, Francisco José de Lima, Conceição Machado, Marcos Monteiro, Marjory Paixão, Sarah Colares, Estefânia Câmara Monteiro, Vânia Saboia, Bruna Capistrano e Ricardo Teixeira.
Edição: Samaisa dos Anjos
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem
Veja também

Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho: Alece conta com ações contínuas
A segurança e o bem-estar dos servidores são prioridades para a Casa do Povo, por isso, ações que promovam um ambiente de trabalho adequado e com qual...
Autor: Julyana Brasileiro