Comitê de Responsabilidade Social

Movimento Verde reúne servidores com orientações sobre qualidade de vida

Por Julio Sonsol
09/09/2025 12:23 | Atualizado há 22 horas

Compartilhe esta notícia:

Movimento Verde reúne promoção à saúde e sustentabilidade Movimento Verde reúne promoção à saúde e sustentabilidade - Foto: José Leomar

A forma como respiramos, nos alimentamos e os ambientes que frequentamos estão intimamente vinculados com a saúde física e mental. Para envolver os servidores em ações de bem-estar e qualidade de vida, o Comitê de Responsabilidade Social (CRS) da Alece promoveu, nesta terça-feira (09/09), a segunda edição do “Movimento Verde: Corpo e Mente Nutridos de Vida”.

Realizado no jardim do prédio sede da Alece, as equipes das células do CRS - nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e engenheiro ambiental - mostraram aos participantes como buscar, de forma simples e acessível, a preservação da saúde. 

Além das orientações, também foram servidos alimentos produzidos com elementos como a casca de banana e apresentadas as receitas aos servidores, unindo saúde e sustentabilidade, uma vez que transformam alimentos que seriam descartados em novos produtos.

Inspira e expira

A ação teve início com exercícios de respiração conduzidos pela fisioterapeuta Marjory Paixão. A forma como se respira, segundo ela, pode trazer uma maior tranquilidade e reduzir o estresse do dia a dia. 

Ela apontou que o momento faz parte das ações do Setembro Amarelo e, com os exercícios respiratórios que ela conduziu, os servidores têm a capacidade de reduzir crises de ansiedade, pânico ou até mesmo de raiva. "O nosso movimento está sempre associado ao bem-estar", lembrou. 

Olhar sistêmico e saúde mental

A psicóloga Isabel Martins abordou, durante a conversa, maneiras de enfrentar as tensões do cotidiano. Ela destacou o evento e a importância de compartilhar com os servidores noções de atitudes que podem fortalecer a saúde mental.

"Neste momento de olhar para dentro da gente é quando verificamos como é que está o nosso autocuidado, as emoções que nos visitam", explicou. Segundo a psicóloga, as informações trazidas também promovem uma psicoeducação. "A gente explica e orienta, falando sobre a importância de se autoconhecer".

Foto: Pedro Albuquerque

A orientadora da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas do CRS, Samya Régia, salientou que, atualmente, as pessoas se preocupam muito com a saúde corporal, no entanto, não têm o mesmo olhar para o lado mental. “Somos um conjunto, portanto devemos também ter um cuidado com as nossas emoções. É preciso ter um olhar sistêmico”.

Ela informou que a célula, além de promover ações como o Movimento Verde, atende aos servidores, em parceria com a Célula de Psicologia do Departamento de Saúde e Assistência Social. "Nós temos o plantão psicológico, atendimentos individuais para os funcionários, seus familiares e a comunidade do entorno. Há ainda o grupo das mães atípicas, que acontece às terças-feiras, e o grupo de pessoas com fibromialgia", elencou.

Alimentos como fonte de saúde

Bruna Barros, que apresentou os alimentos feitos a partir de casca de banana como principal insumo, explicou que o bolo e os brigadeiros oferecidos aos servidores têm índice quase zero de açúcar, porque são feitos com leite desnatado. Ao mesmo tempo, são ricos em fibras, porque são acompanhados de aveia. 

"Quem não tem alimentação saudável está sujeito a ser acometido de várias comorbidades, como obesidade, diabetes, colesterol alto e pressão alta. Isso pode causar o desenvolvimento de deficiência de rins e até mesmo um infarto por causa da hipertensão", advertiu. 

Promoção de saúde e qualidade de vida

A nutricionista Gisele Pacheco revelou que considera o Movimento Verde especial por ser um contato direto com os servidores, que têm a oportunidade de receber informações para uma melhor qualidade de vida.

O engenheiro ambiental Felipe Cardozo explicou que faz parte das ações da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental do CRS o incentivo ao uso dos espaços verdes da Casa. "Nestes momentos de descontração, como o de hoje, trazemos também reflexões que podem contribuir para a descontração e um trabalho mais produtivo", avisou.

Ajudando

A servidora Liduína Marcel, integrante da equipe do PABX da Alece, avaliou que sua participação trouxe de volta o equilíbrio e reduziu a sua angústia. "O exercício de respiração ajuda muito a você parar e refletir antes de tomar qualquer decisão. Quando se fala uma palavra não tem mais volta, e isso pode machucar profundamente qualquer pessoa. Então esses exercícios vão continuar me ajudando no momento que eu estou passando na minha vida", considerou a servidora.

Foto: José Leomar

O servidor Francisco de Assis da Silva, do Núcleo de Transporte da Alece, revelou considerar "muito gratificante" ter a oportunidade de receber orientações psicológicas, de cuidados alimentares e de exercícios respiratórios. Ele apontou que, após as informações recebidas, pretende buscar os serviços de psicologia oferecidos aos servidores.

 

Edição: Samaisa dos Anjos


Núcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br 
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem

 

Veja também