Comitê de Responsabilidade Social

Alece cria Grupo de Apoio a Emergências (GAE) e forma a primeira turma de servidores

Por Júlio Sonsol
07/07/2025 12:39 | Atualizado há 14 horas

Compartilhe esta notícia:

Grupo de Apoio a Emergências deve atuar como suporte na prevenção de acidentes e no atendimento em casos de emergência Grupo de Apoio a Emergências deve atuar como suporte na prevenção de acidentes e no atendimento em casos de emergência - Foto: Bia Medeiros

Como forma de prevenir situações de risco e garantir a segurança e o bem-estar de servidores e visitantes da Casa, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) criou o Grupo de Apoio a Emergências (GAE). Nesta segunda-feira (07/07), foi concluído o treinamento iniciado na segunda-feira (30/06) e formada a primeira turma de servidores. 

Ao todo, 15 voluntários foram formados, dentre servidores efetivos da Casa, com o objetivo de estabelecer diretrizes para a prevenção e o enfrentamento de situações de emergência, com foco na proteção à vida, à integridade física e ao patrimônio.   

De acordo com a coordenadora do curso e integrante da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, Marjory Paixão, a iniciativa para formação do GAE partiu do Comitê de Responsabilidade Social (CRS), em parceria com a 1ª Companhia de Prevenção Institucional (1ª Cia/BPI). 

"Nós temos uma ligação direta com os princípios que buscam proporcionar melhores condições de trabalho. Estamos também alinhados com a segurança e a qualidade de vida de todos os servidores", disse a coordenadora. 

A partir da formação do GAE, explicou Marjory Paixão, a Alece passou a contar com servidores preparados para casos de sinistros e de primeiros socorros, quando necessários, reforçando o compromisso da Alece com a garantia de um espaço de trabalho seguro. "De agora em diante, nós temos servidores trazendo segurança não só para eles, mas também para os demais que fazem nossa Alece". 

Garantia de segurança e de bem-estar dos servidores 

Voltado para a prevenção de situações de risco, o treinamento teve etapas teóricas e práticas, com simulações e explicações sobre o uso adequado de equipamentos, como extintores, hidrantes, alarmes, sinalização e iluminação de emergência. Também foram abordados procedimentos de evacuação e apoio ao Corpo de Bombeiros em situações de emergência. 

Na atividade desenvolvida neste último dia de treinamento (07/07), foram apresentadas diretrizes para o enfrentamento de situações como princípios de incêndio e sinistros. A aula prática foi realizada no prédio do Anexo II e no estacionamento superior do Anexo III da Alece, momentos em que os voluntários simularam a evacuação em situações de risco e praticaram o uso correto dos equipamentos como extintores e hidrantes de parede. 

Foto: Bia Medeiros

Marjory Paixão informou ainda que novos cursos estão em fase de planejamento, em parceria com a 1ª Cia/BPI. "Espero que consigamos formar mais turmas, para atuar de forma efetiva aqui na Casa e também fora dela, nas situações necessárias".  

Prevenção de acidentes e atendimento em caso de emergência a partir da capacitação 

O tenente-coronel bombeiro Giuliano Rocha, da 1ª Cia/BPI, foi o facilitador da formação. Ele ressaltou que, ao longo do curso, foram repassadas informações sobre atendimento pré-hospitalar, como agir em caso de acidente com alguma pessoa e como contribuir para que as situações de riscos sejam minimizadas ou resolvidas.  

"Eles também aprenderam como atuar em casos de princípio de incêndio, para que o combate seja feito rapidamente e evite danos maiores. Uma vez que o princípio de incêndio virou um incêndio, é necessário fazer o esvaziamento rápido do ambiente. Nesse caso, eles aprenderam como fazer a saída de emergência em ambientes com ou sem fumaça", disse o oficial bombeiro.  

Foto: Bia Medeiros

Com o treinamento, Giuliano Rocha prevê que será difundida uma cultura de prevenção para além da sede da Alece, alcançando as casas de cada um dos servidores treinados. Segundo ele, este é o primeiro curso e quanto mais pessoas obtiverem os conhecimentos repassados, mais seguro serão o ambiente de trabalho e as residências dos treinados.  

Construção da cultura de prevenção que transcende os espaços da Alece 

O motociclista Francisco José, do Setor de Transportes da Alece, pontuou que vai levar as instruções recebidas para a sua vida profissional e pessoal. 

Foto: Bia Medeiros

"Nós tivemos um instrutor muito competente, o coronel Giuliano Rocha, que nos passou muitos ensinamentos, tanto na área preventiva, quanto em casos de socorro, tais como engasgos, princípios de incêndio, evacuações de prédios e manuseio de equipamentos. Aprendemos lições de vida", salientou. 

Sarah Colares, servidora integrante da equipe do Centro de Mediação e Gestão de Conflitos (Cemgec), revelou que o seu aprendizado durante o treinamento trouxe muitos elementos de segurança relevantes, não só para o ambiente de trabalho, mas também para a sua vida pessoal.  

Foto: Bia Medeiros

"São técnicas de socorro e segurança para casos de acidentes e de combate a incêndio. Com esse conhecimento, podemos combater nos casos de emergência. Agora, a primeira coisa que verifico ao chegar em qualquer ambiente é onde estão os extintores e quais são as saídas de emergência", destacou Sarah Colares. 

 

Edição: Ana Vitória Marques 
  

Núcleo de Comunicação Interna da Alece 
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br  
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/  

Quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem.   

Veja também