Servidores da terceira turma do Agente Ecoa concluem curso com foco na sustentabilidade
Por Julio Sonsol08/07/2025 12:09 | Atualizado há 3 dias
Compartilhe esta notícia:

A terceira turma do projeto Educação Continuada e Orientada Ambiental (Ecoa) concluiu, nesta terça-feira (08/07), o curso que teve como objetivo difundir a consciência ecológica e sustentável na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).
Ao todo, 11 servidores da Casa receberam os certificados de conclusão da capacitação como Agentes Ecoa na Sala de Educação Ambiental da Alece, no Anexo II. A iniciativa é da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental (CSGA) do Comitê de Responsabilidade Social (CRS).
A articuladora do comitê, Amanda Melo, considerou que o curso, que está em sua terceira edição, é de fundamental importância porque traz um olhar para a necessidade de se formar multiplicadores nos setores da Casa.
“Uma vez que existe uma célula que trata dessas questões de educação ambiental na Casa, é importante que cada setor tenha esse olhar, como uma extensão da célula, cuidando dos recursos naturais, dos consumos da Casa, como papel, plástico e energia”.
Ela destacou que a Alece procura ter um olhar para a educação ambiental fazendo o elo com os servidores para que cada um, em seu local de trabalho, possa reduzir os impactos no meio ambiente.
Ações contínuas
O orientador da CSGA, Yuri Passos, avaliou que a conclusão da terceira edição do Projeto Ecoa é mais uma missão cumprida, pois a “sustentabilidade e a educação ambiental devem ser contínuas”.
Com a nova turma, ele disse esperar que a ação dos agentes ecoem nos seus setores, colocando o que aprenderam no curso em prática, resultando em consequências positivas.
"Já temos perceptíveis avanços na sustentabilidade após os primeiros dois cursos, mas a gente trabalha muito com a melhoria contínua. Então nós vamos aprender com essas turmas, vendo o que a gente pode melhorar", assinalou Yuri Passos.
Formação teórica e prática
A coordenadora do curso, Jéssica Tavares, informou que a formação foi dividida em quatro módulos, com aulas teóricas e práticas e conteúdos voltados para os eixos temáticos da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). "Também explicamos para os servidores um pouco sobre a Agenda 2030 e sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU)".
.jpg)
Foto: Bia Medeiros
Entre os assuntos trabalhados ao longo do curso estão orientações sobre a gestão de resíduos sólidos recicláveis e não recicláveis, logística reversa, coleta seletiva e destinação para associação dos catadores, práticas que já existem na Alece.
Os servidores também passaram a saber mais sobre energias renováveis, uso dos recursos hídricos e licitações sustentáveis, orientando como inserir esses critérios no seu processo de licitação, comentou Jéssica Tavares.
"A gente abordou a conscientização do uso de materiais de consumo, como copo, papel, incentivamos os servidores a trazer sua garrafinha de água, a não usar copo descartável", exemplificou a engenheira ambiental.
“Um momento de aprendizado lúdico e prático aconteceu na atividade educativa realizada na Sabiaguaba, proporcionando um olhar e uma vivência prática na natureza", destacou a coordenadora.
Sustentabilidade para todos
A servidora Anastácia Ramalho, da Célula de Odontologia do DSAS, revelou que gostou muito do curso, especialmente porque a sua profissão gera muito lixo, apesar de “restaurar sorrisos e autoestima”.
.jpg)
Foto: Bia Medeiros
"Nós temos a necessidade de nos preocupar com a biossegurança, evitar infecções cruzadas entre pacientes e profissionais. Isso gera um acúmulo de lixo muito grande, e no curso a gente pôde analisar e ver melhores medidas que possam minimizar o impacto na natureza, no uso dos nossos materiais".
Ela recomenda o curso para todos os servidores. "Vale a pena, porque se você parar para pensar, a sustentabilidade deve perpassar pela formação de qualquer profissional de qualquer área", completou.
O servidor Bruno Mendonça, da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido, disse que teve bons aprendizados sobre o meio ambiente e destacou o passeio que o grupo realizou ao mangue da Sabiaguaba.
.jpg)
Foto: Bia Medeiros
"Lá, aprendemos sobre a importância da preservação ambiental, sobre os impactos dos descartes e também sobre o ciclo do caranguejo. Hoje, tenho também a minha própria garrafa e evito o uso de copos descartáveis", disse.
Servidores concludentes do Agente Ecoa
- Mirella Ribeiro Parente de Vasconcelos (Comissão Permanente de Avaliação de Desempenho)
- Razelle Campos Roque (Comissão de Defesa Social)
- Iza Helena Lima (Programa de Reflexão Sobre o Amanhã)
- Bruno Mendonça Viana (Comissão Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido)
- Maria Rosivânia Alencar (Central de Contratações)
- Delanno Farias (gabinete parlamentar)
- José Garibaldi Barreto Vieira Filho (Célula de Análises Clínicas do DSAS)
- Darliane Maciel Mendonça (Ciadi)
- Anastácia Ramalho (Célula Odontologia do DSAS)
- Sarah Teles (Centro de Mediação e Gestão de Conflitos)
- Edwiges Ximenes (Memorial Deputado Pontes Neto)
Edição: Samaisa dos Anjos
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem
Veja também

Alece cria Grupo de Apoio a Emergências (GAE) e forma a primeira turma de servidores
Como forma de prevenir situações de risco e garantir a segurança e o bem-estar de servidores e visitantes da Casa, a Assembleia Legislativa do Estado...
Autor: Júlio Sonsol
Alece inaugura Sala de Educação Ambiental para educação em sustentabilidade
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) deu mais um passo em sua agenda de responsabilidade socioambiental com a inauguração da Sala de Ed...
Autor: Julyana Brasileiro