Departamento de Saúde e Assistencia Social

Semana do Meio Ambiente contará com ações do DSAS e Assalce

Por ALECE
30/05/2019 16:58 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Servidoras Silvana Buffat, Teresa Machado, Myrna Menezes, Francineuma Gomes, Renata Leandro e Gisele Pacheco atuarão na Semana do Meio Ambiente Servidoras Silvana Buffat, Teresa Machado, Myrna Menezes, Francineuma Gomes, Renata Leandro e Gisele Pacheco atuarão na Semana do Meio Ambiente - Foto: DSAS

O Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) e a Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce) estarão engajados na Semana do Meio Ambiente, promovida pela Diretoria Adjunta Operacional (DAO) e Agência Ambiental na Administração Pública (A3P) da Casa. O Departamento programou atividades educativas para servidores e visitantes, que serão realizadas ao longo da próxima semana (entre os dias 3 e 7 de junho).

O diretor do DSAS e presidente da Assalce, Luís Edson Corrêa, avalia que as orientações e as exposições de práticas realizadas pelo Poder Legislativo são todas voltadas a conservação, tratamento e a sustentabilidade do meio ambiente. "Nós adotamos boas práticas na Casa, algumas que tiveram os projetos pilotos desenvolvidos na Assalce. Como exemplo, cito que em 2010, o servidor Alexandre Diógenes idealizou, inclusive, o projeto da A3P na Assalce, que em seguida foi implantado na Assembleia, por meio da Diretoria Adjunta Operacional", explica.

Luís Edson também destaca que o atual diretor da DAO, Lindolfo Cordeiro, e Luana Ponte, coordenadora suplente da A3P, estão realizando "um excelente trabalho" para a preservação do meio ambiente. " A gente tem de cuidar do nosso planeta. Afinal, essa é a casa de todos e temos de ter atenção com todos os seres vivos que formam o ecossistema. As pessoas precisam se conscientizar cada vez mais de que a vida futura depende de nossas boas práticas no presente", enfatiza.

Como será a participação do DSAS

De acordo com Renata Leandro, assessora do DSAS, será instalado no hall de exposições da Assembleia um stand do Ecoponto, com distribuição de folders explicativos sobre como esses pontos de coletas de lixo funcionam, onde estão instalados e quais materiais podem ser descartados nestes locais. Conforme explica Renata Leandro, os ecopontos são locais adequados para o descarte gratuito de pequenas proporções de entulho, restos de poda, móveis e estofados velhos, além de óleo de cozinha, papelão, plásticos, vidros e metais.

Em outro stand, explica Renata, a nutricionista Gisele Pacheco e a farmacêutica Francineuma Gomes, ambas do DSAS, trarão informações relevantes ao público. "Francineuma abordará sobre o descarte correto de sobras de medicamentos e os riscos que o descuido com fármacos não usados podem causar no meio ambiente se não forem dispensados de forma adequada", explica.

Gisele Pacheco, conforme revela Renata Leandro, irá orientar o público quanto a utilização de sobras de alimentos que normalmente não são usadas, como talos de vegetais, cascas de frutas, e até mesmo casca de ovos, que podem ser utilizadas como adubo. "Durante toda a semana, também serão apresentados vídeos com orientações sobre a boa nutrição com sustentabilidade", avisa.

Veja também