Lançamento de livro encerra Semana da Nutrição da Alece
Por Julio Sonsol27/08/2025 12:54 | Atualizado há 2 horas
Compartilhe esta notícia:

Você já deve ter ouvido falar que a saúde começa pela boca. E, sendo assim, a alimentação saudável é uma importante porta de entrada para a qualidade de vida e o bem-estar de todos.
A partir deste princípio, a equipe da Célula de Nutrição do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece lançou, nesta quarta-feira (27/08), no auditório Lucila Bomfim, no Anexo III, o livro "Receitas Práticas e Nutritivas", escrito pelos 20 nutricionistas do setor.
Faça o download do livro "Receitas Práticas e Nutritivas", das Edições Inesp
O lançamento, que marcou o encerramento da Semana da Nutrição da Alece, foi conduzido pela assessora especial de Planejamento e Gestão da Casa, Ana Alice Falcão.
Participaram também o diretor do DSAS Luis Edson Sales; o diretor-executivo do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Ceará (Inesp), João Milton Cunha; a orientadora da Célula de Nutrição, Regina Moreira e a mestre em Nutrição pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Georgia Goiana.
Além do lançamento, o evento contou com serviços de saúde e apresentação e degustação de produtos do setor alimentício que focam em uma dieta saudável.
A mestre em Nutrição Georgia Goiana salientou que é importante que sejam realizadas pesquisas com os alimentos produzidos no Ceará, como o caju, evitando desperdícios e proporcionando uma dieta saudável. Ela salientou que tem pesquisado a utilização das fibras do pedúnculo, na produção de massas e bolos, por exemplo. "Muito mais poderá ser aproveitado na alimentação, evitando desperdícios", disse.

Foto: Bia Medeiros.
Livro de cabeceira
A orientadora da Célula de Nutrição, Regina Moreira, apontou que um dos objetivos da publicação, que teve a sua coordenação, é dar suporte aos pacientes que buscam uma alimentação que afaste produtos nocivos à saúde, como os ultraprocessados.
Segundo ela, o livro oferece receitas simples com alimentos nutritivos, que até quem não tem a prática de cozinhar é capaz de seguir sem dificuldade. "A meta é transformar em livro de cabeceira de todos", previu.
Os nutricionistas que participaram na produção do livro são, além da orientadora, Anna Carolina Sampaio, Anna Luiza Lopes, Arthur Rodrigues, Beatriz Melo, Bruna Gomes, Caroline Bezerra, Daniela Castelo, Débora Oliveira, João Paulo Alves, Leylyanne Vasconcelos, Lia Fraga, Lorayne Fontenele, Mariane Gomes, Marília Pessoa, Matheus Oliveira, Matheus Pamplona, Nathália Nunes e Sara Dias.
Informação de qualidade
A nutricionista Leylyanne Freitas disse que a sua participação na elaboração do livro foi muito gratificante, notadamente, porque se soma ao trabalho profissional de orientação quanto ao consumo dos alimentos. "O nosso intuito é repassar informação de qualidade e resgatar a efetividade de cozinhar. Assim, é possível realizar a prevenção de doenças, principalmente as enfermidades crônicas", disse.
Todos os autores elaboraram receitas que já fazem parte de suas práticas clínicas, conforme salientou a nutricionista Marília Pessoa. Ela avisou que é preciso quebrar o mito de que se alimentar com qualidade é caro, o que não corresponde à realidade. "Se olhar este livro de receitas, vai ver não só que os produtos recomendados têm preços acessíveis, como são fáceis de ser manuseados", avisou.
3.150 atendimentos
Ana Alice Falcão, autora da apresentação do livro, observou que a Célula de Nutrição tem realizado "um excelente trabalho", não só pela autoria da publicação, mas no dia a dia de suas atividades. Ela salientou que, em um ano, a equipe realizou 3.150 atendimentos e mais de mil procedimentos, o que comprova a dedicação dos nutricionistas.

Foto: Bia Medeiros
Por isso, apontou Ana Alice, o presidente da Casa, Romeu Aldigueri (PSB) e a primeira-dama Tainah Marinho Aldigueri têm se dedicado em proporcionar os meios para que o trabalho da célula evolua e promova os atendimentos necessários aos servidores e a população.
A relevância do trabalho da célula também foi destacada pelo diretor do DSAS, Luis Edson, que apontou que todas as realizações são possíveis graças à direção da Casa.
Trabalho de todos
João Milton Cunha revelou que graças ao trabalho dos servidores da Casa, como a equipe da Célula de Nutrição, o Inesp tem batido recorde de edição de livros, que são disponibilizados tanto no formato físico quanto eletrônico. "Graças à competência e à determinação dos nutricionistas, temos agora mais uma obra registrada no ISBN (International Standard Book Number), que foi catalogada pela coordenadora da Biblioteca César Cals de Oliveira, Daniele Nascimento, revelou.
Foto: Bia Medeiros.
A servidora do Centro Inclusivo para o Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), Carol Oliveira, que participou do ato solene, disse que é importante para toda a Casa reconhecer o trabalho dos nutricionistas do DSAS e avisou que irá "com certeza" reproduzir as receitas constantes no livro, em casa. "Eu já sigo dieta, sou acompanhada por nutricionista e as minhas refeições seguem o cardápio de alimentação saudável", informou.
Edição: Samaisa dos Anjos
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também

Alece destaca o impacto positivo dos psicólogos na vida das pessoas
Comemorado em 27 de agosto, o Dia do Psicólogo tem como objetivo destacar a importância desse profissional para a saúde mental. Seu trabalho envolve o...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com assessoria do DSAS
Alece realiza Semana da Nutrição com ações de sensibilização e promoção da saúde
Em celebração ao Dia do Nutricionista, comemorado em 31 de agosto, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, por meio do Departamen...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com comunicação do DSAS