Departamento de Saúde e Assistência Social

Sapi comemora Dia do Idoso realizando visita mediada ao Malce e Plenário da Alece

Por Julio Sonsol
06/10/2025 13:55 | Atualizado há 3 horas

Compartilhe esta notícia:

Iniciativa aconteceu em comemoração ao Dia do Idoso, data celebrado no dia 1º de outubro Iniciativa aconteceu em comemoração ao Dia do Idoso, data celebrado no dia 1º de outubro - Foto: Bia Medeiros

Integrantes do projeto Serviço de Atenção ao Idoso (Sapi), do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece, realizaram, nesta segunda-feira (06/10), visita mediada à exposição permanente do Memorial Deputado Pontes Neto (Malce) e ao Plenário 13 de Maio. A iniciativa é comemorativa ao Dia Nacional e Internacional do Idoso, celebrado no último dia 1º. 

A atividade aconteceu em parceria com a Célula de Enfermagem do DSAS, a Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Assalce), a 1ª Companhia do Batalhão de Prevenção Institucional (1ª Cia/BPI), o Malce e a Coordenadoria de Eventos e Cerimonial.

Iniciativa pioneira

Os visitantes foram recepcionados pela primeira-dama da Alece, Tainah Marinho Aldigueri, que cumprimentou individualmente cada um dos presentes, no espaço do plenário. Ela destacou que o Sapi é uma iniciativa pioneira da Alece. 

"O projeto acontece de forma permanente, com muitas atividades e confraternizações, promovendo mais qualidade de vida e socialização para os idosos", disse. 

Atendidos pelo Sapi reunidos no Comitê de Imprensa da Alece, logo no início da visita mediada. No centro da imagem, o diretor do DSAS, Luis Edson Sales, e a orientadora da Célula de Terapia Ocupacional do DSAS, Milene Mota. Foto: Bia Medeiros 

O diretor do DSAS, Luis Edson Sales, em consonância com a primeira-dama, salientou que o Sapi é a primeira iniciativa voltada para o acolhimento e para integração dos aposentados e aposentadas do Poder Legislativo. Luis Edson explicou também que a visita mediada buscou proporcionar aos servidores, servidoras e dependentes o conhecimento da história da Alece e o funcionamento do plenário dos parlamentares cearenses. De acordo com ele, a sociedade ainda enfrenta diversos desafios no cuidado com os idosos. 

"Infelizmente, ainda presenciamos situações de solidão, exclusão social e, o que é mais grave, violência física, psicológica ou financeira. Por isso, o Dia do Idoso serve para reforçar a necessidade de um olhar diferenciado e de políticas públicas eficazes". 

História do Legislativo para todos

A orientadora da Célula de Terapia Ocupacional do DSAS, Milene Mota, disse que a visita, além de promover uma integração dos participantes, mostra um pouco da história do Legislativo cearense e suas instalações. Segundo ela, a iniciativa se torna ainda mais marcante porque entre o grupo de pessoas atendidas pelo Sapi, também está a comunidade do entorno da Alece e dependentes de servidores. Muitos deles não conheciam ainda o prédio principal da Casa. 

"Essa visita é em alusão ao Dia do Idoso, porque a gente precisa prestigiar essa faixa etária, que é tão predominante na nossa sociedade hoje em dia. É também importante que os demais servidores conheçam o projeto Sapi. E estarmos aqui vai facilitar este conhecimento. O pessoal da Casa poderá, em um futuro próximo, também fazer parte da iniciativa", frisou Milene Mota. 

Foto: Bia Medeiros

A terapeuta ocupacional Débora Santiago, responsável pelo projeto, informou que o Sapi busca trabalhar a cognição, a memória e a atenção.

"Somos uma equipe multidisciplinar que trabalha toda a parte de saúde, educação e exercícios físicos. Nós temos uma equipe, além de terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, odontólogos, nutricionistas, enfermeiros, psicólogos e psicopedagogas". 

Conforme dito por Débora, o Sapi foi criado em 2023 e atualmente possui 35 usuários, atendidos às segundas e terças-feiras pela manhã.

Visita acessível a todas as idades

A visita mediada foi conduzida pelos servidores do Malce, Doriézio Fernandes, graduando em Ciências Sociais, e Mateus Django, historiador. Doriézio lembrou que as visitas às exposições são realizadas principalmente por pessoas mais jovens e considerou muito relevante os idosos também estarem presentes nestes momentos.

Doriézio Fernandes durante a visita mediada. Foto: Bia Medeiros

"Quem trabalha com educação precisa estar minimamente preparado para atender pessoas de todas as idades, mesmo que elas tenham alguma dificuldade de acessibilidade. Temos a sorte de ter um setor que trabalha bastante com acessibilidade, para que essas pessoas consigam realmente ter uma visita agradável, a exemplo de qualquer outro visitante. Este é um direito de todo mundo", comentou. 

Maravilhada

Julieta Castelo Branco foi uma das integrantes do Sapi que participou da visitação organizada pelo projeto. Ela informou que está há seis meses integrada à iniciativa e se diz "maravilhada" em ter a oportunidade de fazer parte destas atividades.

Julieta Castelo Branco, integrante do Sapi. Foto: Bia Medeiros

"Estou gostando demais, desde o primeiro dia em que eu comecei. Venho pelo menos uma vez por semana para as atividades", afirmou. 

Evilásio Lima, ex-servidor da Alece e integrante do Sapi. Foto: Bia Medeiros

Também entre os participantes da visita esteve Evilásio Lima, ex-servidor da Alece. Evilásio disse que o projeto criado para atender os idosos da população é de grande importância porque proporciona a possibilidade de "abrir a mente" e favorece a criação de novas amizades.

 

Edição: Ana Vitória Marques


Núcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br 
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem.

Veja também