Departamento de Saúde e Assistência Social

2º Cine DSAS apresenta filme para crianças atípicas atendidas pelo departamento

Por Julio Sonsol
01/10/2025 12:27 | Atualizado há 8 minutos

Compartilhe esta notícia:

Filme foi exibido no auditório Lucila Bomfim Filme foi exibido no auditório Lucila Bomfim - Foto: Pedro Albuquerque

O Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece realizou, nesta quarta-feira (1º/10), a segunda edição do Cine DSAS, com a exibição do filme O Touro Ferdinando (2017). A atividade é voltada para crianças atípicas, atendidas pelas células de Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e de Psicopedagogia do departamento. A edição inaugural aconteceu em 30 de outubro do ano passado, com a apresentação de A Baleia Mágica (2022). 

Para criar uma maior interatividade com as crianças presentes, foram distribuídos notas de dinheirinho de brinquedo para que elas pudessem “comprar” seus ingressos para a sessão, suco e pipoca, criando um ambiente assemelhado ao de uma sala de exibição comercial. 

O Cine DSAS tem como objetivo discutir temas como o autoconhecimento, a cultura da não violência e o respeito às diferenças, bem como estimular o pensamento crítico e promover a empatia, a troca de ideias, a cooperação e o trabalho em equipe, dentre outras competências sociais.

No filme, Ferdinando é um touro de bom coração que, diferente dos outros, prefere cheirar flores a lutar contra o toureiro. Levado à força para a arena, ele precisa provar que é possível ser fiel a si mesmo, apesar das adversidades.

Criação de um elo

O diretor do DSAS, Luis Edson Sales, presente ao evento, considerou que é importante se criar um elo, com os usuários dos serviços oferecidos, e também conhecer melhor as famílias das crianças, com idades variáveis dos três aos doze anos.

“Estas crianças são atendidas aqui no departamento por profissionais, que procuram também trazer um lado lúdico, para elas se sentirem mais confortáveis, mais abertas em receber os atendimentos”, afirmou o diretor. 

Ele também parabenizou a criadora da iniciativa e orientadora da Célula de Terapia Ocupacional, Milene Fonseca Mota. Segundo ele, a orientadora idealizou um espaço bem agradável, possibilitando uma interação entre crianças e pais. Luis Edson Sales também agradeceu o apoio recebido da Mesa Diretora da Alece, do presidente deputado Romeu Aldigueri e da primeira-dama Tainah Marinho Aldigueri a todas ações desenvolvidas pelo setor da Alece.

Diretor do DSAS e orientadoras das células destacaram o trabalho conjunto. Foto: Pedro Albuquerque

Interação 

Milene Mota afirmou que a Célula de Terapeuta Ocupacional atende crianças a partir de 3 anos, e em comemoração ao Dia do Terapeuta Ocupacional será exibido o filme, com o intuito de maior interação entre crianças, além de trabalhar as habilidades sociais e cognitivas. 

“Elas vêm, assistem aos filmes, as terapeutas que fazem intervenções em cima da mensagem do filme, que fala das diferenças que devem ser respeitadas. Assim, as crianças aprendem desde cedo e constroem suas personalidades”, salientou a orientadora. A curadoria foi realizada pelas próprias terapeutas ocupacionais da célula, buscando o filme que melhor correspondesse a esses objetivos, segundo Milene Mota. 

Análise

A orientadora da Célula de Fonoaudiologia, Hermária Câmara, observou que, com o olhar através da análise do cinema, é possível se perceber os efeitos da terapia. “A gente vê como a criança interage junto ao grupo. Como são atendidas individualmente, não sabemos das suas ações no meio da sociedade”, avisou.

Assim, o Cine DSAS proporciona formas de se vivenciar a parte social e real da terapia e o imaginário da criança, disse a fonoaudióloga. Segundo ela, através do dinheiro de brincadeira, a criança vai imaginar o que pode comprar e a noção concreta do valor do dinheiro, “além da sala de cinema, num shopping”, complementou Hermária Câmara.

Muito bom

Michele Nascimento, mãe do menino Anthony, revelou que seu filho é atendido pelas células de terapia educacional e psicopedagogia, apresentando um bom desenvolvimento de suas habilidades. “Foi muito significativo para a vida dele e para a nossa também. Ele consegue se relacionar melhor com as pessoas e interage muito bem. Mudou muito”. Conforme salientou, essa é a segunda edição do Cine DSAS que participa ao lado de Anthony.

Crianças e pais compartilharam a sessão. Foto: Pedro Albuquerque

Alexandre Soares Borges é pai de dois filhos que também que recebem atenção da célula de Terapia Ocupacional. “Os dois, quando receberam o anúncio do convite para o cinema, ontem, falaram em casa que tinham que ir dormir logo, para acordar e vir para cá. Para eles, esse momento está sendo uma verdadeira festa”, assinalou. 

Edição: Paulo Veras

Núcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br 
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem

Veja também