Roda de Conversa discute sobre saúde mental com idosos atendidos pelo Sapi
Por Julyana Brasileiro22/09/2025 17:24 | Atualizado há 1 dia
Compartilhe esta notícia:

A saúde mental dos idosos necessita de atenção, já que as transformações significativas dessa fase da vida, como a aposentadoria e o isolamento social, podem desencadear quadros de depressão e comprometimento da qualidade de vida.
Em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, o Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece realizou, nesta segunda-feira (22/09), uma roda de conversa para o público atendido pelo Serviço de Atenção ao Adulto e à Pessoa Idosa (Sapi).
O encontro foi conduzido pela psicóloga Flávia Medina, que destacou a importância do cuidado com a saúde mental. Conforme alertou, a sensação de vazio ou tristeza na terceira idade, devido às muitas mudanças, pode ser amenizada com atividades coletivas, socialização e os vínculos de amizade.
.jpg)
Psicóloga Flávia Medina durante palestra. Foto: Dário Gabriel
“As pessoas têm preconceito de falar sobre a saúde mental, procurar ajuda, mas o adoecimento psicológico necessita de tratamento assim como o adoecimento físico. Às vezes, um simples acolhimento ou uma palavra de conforto é eficaz”.
Bem-estar e saúde mental
De acordo com a psicóloga do Sapi Flávia Medina, bons hábitos refletem na qualidade de vida e na saúde mental. A prática de exercícios físicos, a alimentação equilibrada, a realização de atividades intelectuais e a vida social ativa trazem bem-estar, além da saúde física e mental.
“O corpo e a mente estão diretamente conectados. Todos os nossos hábitos influenciam na nossa saúde. O que comemos, por exemplo, impacta diretamente nosso bem-estar emocional, já que nutrientes equilibrados ajudam no funcionamento do cérebro, na regulação do humor e na prevenção de doenças''.
.jpg)
Alberice Machado já é acompanhada pelo Sapi há dois anos. Foto: Dário Gabriel
Quem aproveita os benefícios do atendimento multidisciplinar ofertado pelo Sapi é Alberice Machado. Há cerca de dois anos ela participa das ações e destaca os benefícios na qualidade de vida.
“Vou fazer 89 anos de idade e a minha saúde vai muito bem. A experiência do atendimento do Sapi é excelente, todos os profissionais cuidam da gente da melhor forma. Essas tardes de atividades são momentos construtivos pra nós e também uma oportunidade de rever os colegas, de cuidar da nossa saúde de uma forma lúdica'', contou Alberice.
.jpg)
Milene Mota, orientadora da Célula de Terapia Ocupacional do DSAS. Foto: Dário Gabriel
Milene Mota, orientadora da Célula de Terapia Ocupacional do DSAS, reforçou a importância de debater a saúde mental dos idosos, principalmente pela alta taxa de suicídio nessa faixa etária, destacando que isso é uma prioridade diária do Sapi.
“É um público que infelizmente sofre com depressão, isolamento social, e aqui eles encontram ajuda e acolhimento. Ofertamos atendimento em 12 especialidades médicas, atendimentos de estimulação, treino e reabilitação cognitiva, dentre outras ações. Com nosso trabalho, reforçamos o compromisso do departamento com a atenção à saúde do idoso''.
Oficina Girassol
Após a roda de conversa, o público atendido pelo Sapi participou de uma oficina para a confecção de girassóis, ministrada pela servidora Jacqueline Nóbrega. A atividade simbolizou como pequenas atitudes de cuidado e acolhimento podem fazer diferença na vida das pessoas.
Foto: Dário Gabriel
“Foi uma dinâmica para buscar potencializar as informações que eles estão trabalhando. O girassol é símbolo da campanha Setembro Amarelo e representa vida, esperança e luz. Assim como o girassol se volta para o sol em busca de energia, força e crescimento, a campanha incentiva as pessoas a buscarem apoio, cuidado e atenção à própria saúde mental'', ressaltou Jacqueline.
Saiba mais
O Serviço de Atenção ao Adulto e à Pessoa Idosa (Sapi) oferece atendimento multiprofissional para a terceira idade e é destinado a parlamentares, servidores, terceirizados, respectivos dependentes e comunidade do entorno.
O projeto propõe ações que contemplam estimulação, treino e reabilitação cognitiva na prevenção e no tratamento do declínio cognitivo em adultos e pessoas idosas, buscando resgatar a autoestima, promover o convívio social e contribuir para uma vida mais ativa.
Edição: Ana Vitória Marques
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem.
Veja também

DSAS realiza palestra sobre temáticas do Setembro Amarelo para servidores do departamento
Servidores do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece assistiram, nesta sexta-feira (19/09), à palestra "Como Vai Você? Vamos Rompe...
Autor: Júlio Sonsol