Departamento de Saúde e Assistencia Social

Projeto Sapi chega a nova etapa

Por Júlio Sonsol
15/10/2024 11:40

Compartilhe esta notícia:

Milene Mota, orientadora da Célula de Terapia Ocupacional, durante a aula inaugural Milene Mota, orientadora da Célula de Terapia Ocupacional, durante a aula inaugural - Foto: Bia Medeiros

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Terapia Ocupacional do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), realizou, nesta terça-feira (15/10), aula inaugural da nova turma do projeto Serviço de Atenção ao Adulto e à Pessoa Idosa (Sapi), em horário matinal. A atividade é voltada para servidores idosos, aposentados e demais interessados. A atividade, realizada no Anexo III (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque), contou com a participação do diretor do DSAS, Luis Edson Sales, e de servidores da Casa.

A orientadora da Célula de Terapia Ocupacional, Milene Mota, explica que o projeto, desde o seu início, apresentou a necessidade de contemplar os dois turnos. "A turma da tarde já está com quase dois anos e ficou muito cheia. Nós temos muitas pessoas procurando o nosso serviço. Por isso resolvemos, neste mês de outubro, abrir a nova turma de manhã e contemplar os participantes que só podem vir neste horário, das 9 horas às 11 horas", avisa.

Para além de realização de terapias que auxiliem os idosos, Milene Mota salienta que é importante dar visibilidade a esta faixa etária, para que todos possam vir e participar. "Aqui no Sapi a gente faz a estimulação e a reabilitação cognitiva, que é importante para que o idoso permaneça ativo e funcional, conseguindo resolver as coisas do dia a dia dele, com pouca dependência, vamos dizer assim",  observa.

Projeto contempla turmas de servidores nos turnos manhã e tarde - Foto: Bia Medeiros

No projeto, há uma equipe multidisciplinar que traz vários temas para abordar durante os encontros, como exemplo, o câncer de mama - tema que ganha relevo devido à campanha institucional Outubro Rosa. "Nós falamos também sobre a importância da alimentação. A gente traz vários contextos relacionados aos profissionais que também estão inseridos no Sapi", avalia.

Demanda

A terapeuta ocupacional Nathália Gomes explica que a demanda por este atendimento é bem ampla porque é diferenciado da acolhida Individual. "O atendimento em grupo, além de favorecer todos os estímulos cognitivos, como a atenção e a concentração, também possibilita ao paciente a socialização", observa.

Gestores e servidores do DSAS durante a atividade - Foto: Bia Medeiros

A ação integrada, de acordo com a terapeuta ocupacional, causa a melhoria da autoestima e da saúde mental, além de propiciar a confraternização entre todos os partcipantes. "Então isso só tem a trazer mais benefícios. Essa participação coletiva alivia as tensões do dia a dia, pois, muitas pessoas, quando chegam na terceira idade, a partir dos 60 anos, têm um peso. Isso favorece a questão da cognição, da parte mental como um todo, causando bem-estar, autoaceitação e troca de experiências com outras pessoas da mesma faixa etária. O resultado é muito positivo, como já observamos na turma da tarde, e agora vai ter uma de manhã", pontua Nathália Gomes.

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também