Departamento de Saúde e Assistencia Social

Momento teórico vivencial contempla pessoas com fibromialgia

Por Núcleo de Comunicação Interna da Alece, com Assessoria de Imprensa do DSAS
28/08/2024 10:51 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

Rodrigo Vieira, educador físico, conduziu a atividade Rodrigo Vieira, educador físico, conduziu a atividade - Foto: Lucas Almeida/DSAS

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por meio da Célula de Psicologia do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), promoveu, nesta terça-feira (27/08), no Anexo III (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque), momento teórico vivencial para pacientes do Núcleo de Atendimento à Pessoa Portadora de Fibromialgia (NAPFI) e colaboradores da Alece portadores da síndrome fibromiálgica.

O encontro, realizado em parceria com o Comitê de Responsabilidade Social (CRS) da Casa, buscou conscientizar os participantes sobre a importância da atividade física para o tratamento da fibromialgia, síndrome caracterizada pela manifestação de dor no corpo, principalmente na musculatura.

A atividade contou com prática de exercícios físicos, além de palestra sobre o tema ministrada pelo educador físico convidado Rodrigo Vieira, que também é escritor e professor de Jiu-jitsu.

Atividade buscou conscientizar os participantes sobre a importância da atividade física para pacientes com fibromialgia - Foto: Lucas Almeida/DSAS

Sobre o tratamento da fibromialgia, Rodrigo destacou a importância do apoio multidisciplinar. "O paciente necessita não somente do atendimento médico para a prescrição adequada dos remédios, mas também do suporte psicológico e fisioterapêutico, bem como do acompanhamento de profissionais da educação física, área que contribui bastante para a qualidade de vida do paciente, melhorando seu sono, alimentação, circulação e tudo que envolve seu âmbito físico, o que favorece crises mais leves e menos regulares", explicou.

O educador físico também destacou que a fibromialgia é multifatorial e, em alguns casos, incapacitante para o paciente. “Essa síndrome costuma ter um diagnóstico tardio devido à complexidade dos sintomas apresentados, e afeta áreas muito importantes em nosso corpo, como o sistema nervoso central e toda a estrutura músculo-esquelética, ocasionando dores muitas vezes incapacitantes, além de sonolência e fadiga crônica", explicou.

Conteúdo digital: Assessoria de Imprensa do DSAS

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também