DSAS destaca contribuições da acupuntura para a saúde
Por Núcleo de Comunicação Interna com assessoria do DSAS20/03/2025 17:26 | Atualizado há 4 meses
Compartilhe esta notícia:

Celebrado em 23 de março, o Dia Mundial do Acupunturista homenageia os profissionais que atuam na especialidade médica da acupuntura. A data é uma oportunidade para valorizar a contribuição desses especialistas para o alívio da dor, o tratamento de diversas condições e a integração entre saberes ancestrais e ciência moderna.
No Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece, a Célula de Acupuntura oferece serviço de qualidade para servidores, dependentes e comunidades do entorno. Egerton Teles, orientador da Célula, explica que a acupuntura é uma técnica milenar da medicina tradicional chinesa que consiste na aplicação de agulhas muito finas em pontos específicos do corpo.
Os pontos são “escolhidos de acordo com canais conhecidos como meridianos. Esses meridianos transportam a energia vital que circula no corpo (Qi, em chinês) e conectam os tecidos periféricos aos órgãos e sistemas internos”, detalha.
Egerton Teles aponta papel da acupuntura para dor e diversas patologias. Foto: Divulgação DSAS
Segundo Egerton, a inserção da agulha nesses pontos pode diminuir a dor, contribuir com processos imunológicos e endócrinos, além de outros benefícios terapêuticos, uma vez que cada conjunto de pontos atua em um órgão ou sistema específico.
Além da dor, o tratamento de diversas patologias pode ter importantes contribuições da acupuntura, destaca o orientador da Célula do DSAS. “Quando inserimos uma agulha de acupuntura em uma combinação de pontos escolhidos do corpo, esse estímulo é conduzido via sistema nervoso central, o que gera reações de equilíbrio no organismo pela ação de neurotransmissores”, explica.
Um exemplo citado por ele é a serotonina, responsável por controlar a ansiedade e promover a sensação de bem-estar, a regulação do sono, do apetite, do ritmo cardíaco e o GABA (ácido gama-aminobutírico), responsável por favorecer o alívio do estresse e da ansiedade.
Alívio da dor e da mobilidade
Cleciane Maria de Freitas, moradora do entorno da Alece, sofreu um acidente de moto há nove anos na Serra da Meruoca, o que causou uma fratura exposta na perna direita que, relata, por pouco não foi amputada. Atualmente usa pinos e placas para auxiliar os movimentos.
Há quatro anos, descobriu os atendimentos do DSAS de acupuntura e fisioterapia que, destaca, vêm ajudando muito no restabelecimento. “Estar aqui está sendo maravilhoso. Eu era travada total. A terapia mudou toda a minha mobilidade, apesar de ainda andar de muletas”, comentou.
Sessões semanais de acupuntura e fisioterapia ajudam Cleciane de Freitas. Foto: Divulgação DSAS
Ela salientou ainda que, quando recebe o atendimento de acupuntura, uma vez na semana, se sente "muito mais leve". Segundo Cleciane, a especialidade médica reduz as dores que sente rotineiramente. "Além de reduzir dor, a mobilidade também melhora. A perna fica muito mais leve. Recomendaria este serviço de acupuntura a todas as pessoas em situação semelhante. É um atendimento cem por cento", completou.
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Veja também

Departamento de Saúde bate recorde de atendimentos no primeiro semestre
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), alcançou a expressiva marca de mai...
Autor: Julyana Brasileiro com Assessoria de Comunicação do DSAS
Servidores celebram 40 anos de Alece e de história dedicada ao cuidado com a saúde
Servidores que compõem as Células de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), da Assembleia Legislativ...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com comunicação do DSAS