Departamento de Saúde e Assistencia Social

DSAS celebra 12 anos de apoio ao Movimento Doe de Coração

Por ALECE
27/09/2018 17:40

Compartilhe esta notícia:

O projeto, promovido pela Fundação Edson Queiroz, busca conscientizar a população sobre a importância de se tornar um doador de órgãos. O projeto, promovido pela Fundação Edson Queiroz, busca conscientizar a população sobre a importância de se tornar um doador de órgãos. - Paulo Rocha

No Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, comemorado em 27 de setembro, o Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), da Assembleia Legislativa (ALCE), destaca o apoio, há 12 anos, ao Movimento Doe de Coração. O projeto, promovido pela Fundação Edson Queiroz, busca conscientizar a população sobre a importância de se tornar um doador de órgãos.

De acordo com dados da campanha, entre os anos 2003 e 2017 houve um aumento de 261,19% em transplantes. O Estado do Ceará, anualmente, fica entre os estados que mais realizam transplantes de órgãos no país, com recordes sucessivos.

Até o dia 3 de setembro de 2018 foram registrados 954 transplantes, sendo 147 transplantes de rim; 21 de coração; um de rim/ pâncreas; 150 de fígado; 2 de pulmão; 64 de medula óssea (46 autólogos e 18 alogênicos); 569 de córnea e um de esclera.

O presidente da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce) e diretor do DSAS, Luís Edson Corrêa Sales, destaca que levar informação e conhecimento aos cidadãos sobre a doação de órgãos ajuda a quebrar preconceitos.  "Este ano, estendemos a divulgação da campanha para a Assalce, pois achamos interessante intensificar a ação junto aos servidores da Casa. Gostaria de parabenizar a Fundação Edson Queiroz e todos os envolvidos na campanha que luta por tão nobre causa" enfatiza.

Veja também