Departamento de Saúde e Assistência Social

Dia Mundial da Saúde e Nutrição destaca papel da alimentação para saúde e bem-estar

Por Julio Sonsol com comunicação DSAS
28/03/2025 09:50 | Atualizado há 1 dia

Compartilhe esta notícia:

Foto notícia - Arte: Núcleo de Publicidade da Alece

A saúde do corpo e da mente está ligada a diversos fatores que demandam um olhar cuidadoso, entre eles, a forma como lidamos com a alimentação. Comemorado anualmente em 31 de março, o Dia Mundial da Saúde e Nutrição é uma oportunidade para avaliar a atenção dada aos alimentos, o papel deles na prevenção de doenças e promoção da qualidade de vida, assim como a contribuição da nutrição e dos profissionais da área. 

Na Alece, a Célula de Nutrição do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) oferece atendimentos nutricionais para parlamentares, servidores, seus dependentes e comunidades do entorno. Para ser atendido, o interessado deve passar pela triagem da Célula de Serviço Social do DSAS, que pode fazer o encaminhamento para a consulta com um profissional.

A orientadora da Célula, Regina Moreira, comenta que  o atendimento é iniciado pela investigação de “gatilhos inflamatórios” na pessoa. "Com base na existência desses gatilhos, detectados por meio de exames laboratoriais específicos, que prescrevemos a dieta mais adequada para cada paciente que atendemos. Além disso, nos casos em que o paciente não consegue se adaptar ao consumo de determinados alimentos da dieta, substituímos esses por outros com valor nutricional equivalente", explica. 

Acompanhamento e acolhida

Mariana Loiola, estagiária do Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar (EFTA), vem sendo acompanhada pelo nutricionista Mateus Henrique, da Célula de Nutrição, desde dezembro de 2024. "Estou muito satisfeita e, inclusive, com muitos resultados. O Mateus vem sendo muito atencioso e me orientou para uma dieta realmente adaptada ao meu estilo de vida, com alimentos que eu gosto", explicou.

Mariana celebra bons resultados para a saúde em alguns meses de acompanhamento. Foto: DSAS

Além disso, de acordo com Mariana, a célula tem um ótimo atendimento e sempre é bem recepcionada. Na última consulta que realizou com o nutricionista ela recebeu orientações para um plano alimentar que busca alimentos que sejam compatíveis com as suas necessidades nutricionais e que também sejam agradáveis ao paladar dela. 

Isabel Távora Monte é esposa de um servidor, o capitão BM Napoleão Monte, que integra a 1ª Companhia de Bombeiros da Capital da Alece, e faz acompanhamento com a nutricionista Carol Rolim, da Célula do DSAS. "É um atendimento excelente, recomendo a todos que precisarem de um acompanhamento. Todos da célula proporcionam uma acolhida muito boa", disse Isabel.

Isabel é atendida na célula. DSAS atende servidores, dependentes e comunidade do entorno. Foto: DSAS

A conscientização sobre a obesidade

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2022, mais de 2,5 bilhões de adultos estava acima do peso, sendo mais de 890 milhões com obesidade. Uma questão multifatorial, relacionada diretamente a aspectos da vida moderna atual e que demanda atenção coletiva. 

Segundo Regina Moreira, orientadora da Célula de Nutrição do DSAS, a obesidade é uma doença crônica e multifatorial. Ela aponta que a condição "é prejudicial à saúde, uma vez que favorece processos inflamatórios no organismo, além de favorecer a incidência de doenças crônicas como a diabetes e a hipertensão". 

De acordo com a OMS, a obesidade é uma epidemia mundial que tem como principais fatores o sedentarismo e hábitos alimentares inadequados. O sobrepeso, por sua vez, é o estágio que precede a obesidade, caracterizado também pelo excesso de peso, porém em níveis ainda considerados como toleráveis. 

Regina Moreira enfatiza que as pessoas que estão com sobrepeso devem buscar acompanhamento profissional com um nutricionista antes que o quadro se agrave e o tratamento se torne mais complicado. 

"Em geral, o sobrepeso é mais fácil de tratar do que a obesidade, por isso, o melhor a fazer é evitar que o excesso de peso piore. Na obesidade há uma desregulação de hormônios como a leptina, responsável por controlar a saciedade, o que pode dificultar o controle do apetite. Além disso, a obesidade está frequentemente associada a hábitos enraizados e a uma maior dependência emocional da comida, o que pode dificultar a adesão a novos hábitos alimentares”, explica.

Circuito NutriAÇÃO

Nesta terça-feira (01/04), às 9h, no auditório Lucila Bomfim, no Anexo III, acontece a segunda edição do Circuito NutriAÇÃO, iniciativa da Célula de Nutrição do DSAS para incentivar um estilo de vida mais saudável e abordar assuntos pertinentes à área da nutrição 

O encontro é destinado aos servidores da Alece e ao público atendido pelo Serviço de Atenção ao Adulto e à Pessoa Idosa (Sapi) do DSAS e conta com a parceria da Célula de Enfermagem do DSAS e de empresas do setor alimentício. 

Atividades de educação alimentar e nutricional, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e vacinação, avaliação antropométrica (IMC e circunferências) e orientações nutricionais individualizadas estão na programação do Circuito.

 

Edição: Samaisa dos Anjos

Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br 
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/ 

 

Veja também