Alece realiza ações sobre burnout e capacitação em primeiros socorros durante SIPATMA
Por Julio Sonsol e Paulo Veras24/04/2025 12:33 | Atualizado há 16 horas
Compartilhe esta notícia:

A programação da Alece na Semana Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho e Meio Ambiente (SIPATMA) 2025 seguiu nesta quinta-feira (24/04) com duas ações direcionadas aos servidores da Casa com objetivo de orientar e prevenir questões relativas à segurança no trabalho.
Na primeira, uma equipe de psicólogos da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho do Comitê de Responsabilidade Social visitou a equipe da Procuradoria Especial da Mulher (PEM) para falar sobre a síndrome de Burnout. As psicólogas Lara Lobo e Erica Damasceno e o psicólogo Orlando Gadelha orientaram sobre o que é a síndrome, quais os prejuízos causados por ela, os sintomas e como agir para prevenir.
Servidoras da PEM participaram de ação para sensibilização sobre o burnout. Foto: Bia Medeiros
Segundo Lara Lobo a escolha de iniciar a ação na PEM se deu em virtude do trabalho extremamente sensível por conta dos casos que atende. “Nós buscamos sempre um ambiente de trabalho o mais adequado e saudável possível para os servidores. Por isso realizamos a prevenção a partir da promoção de saúde”, pontuou.
A advogada da PEM, Naiana Melo, disse ser essencial este tipo de trabalho preventivo para todos os servidores, em especial, para a equipe da Procuradoria. “Nós cuidamos de mulheres que são violentadas, que passam por situações complexas. E quem cuida de nós? Por isso acho importante este cuidado da Alece com seus servidores”, afirmou.
Em março, o Núcleo de Comunicação Interna da Alece produziu uma série de matérias sobre as servidoras da Casa, entre elas, a equipe da PEM. Confira aqui o conteúdo sobre as profissionais.
O que é a síndrome de Burnout
Também chamada de síndrome do Esgotamento Profissional, a síndrome de Burnout é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico. A principal causa é o excesso de trabalho.
Entre os principais sintomas estão: cansaço excessivo físico e mental, dificuldades de concentração, insônia, alterações repentinas de humor, negatividade constante, fadiga, dores musculares e isolamento.
Capacitação com foco na prevenção
A outra ação do dia mobilizou servidores em uma capacitação teórica e prática de suporte básico de vida, primeiros socorros e emergência adulta. Cerca de 60 servidores da Alece participaram do treinamento no Anexo III da Casa.
Amanda Melo, articuladora do Comitê de Responsabilidade Social, disse que desde 2021 é feito este trabalho. “Lutamos para ter multiplicadores em todos os setores, quer seja no combate a incêndio ou na questão do suporte para a vida. Com isso, pessoas poderão ser salvas”, explicou.
Segundo o médico do trabalho Joaquim Garcia, a capacitação acontece uma vez por ano abrangendo primeiros socorros e ressuscitação. “Sabemos que uma vítima atendida de forma rápida e eficaz tem sua chance de sobrevida aumentada. Por isso, quem presta o primeiro socorro precisa estar treinado”, ressaltou. O médico destacou o apoio da 1ª Companhia de Bombeiro Militar (1ª Cia/CBC) da Alece nas ações.
Foto: Pedro Albuquerque
O treinamento foi ministrado por Helena Rodrigues e Kauã Rodrigues, estudantes da Faculdade de Medicina da UFC e membros do Programa de Educação em Reanimação Cardiorrespiratória (PERC). Helena acentuou a importância do socorro inicial. “Cada minuto que o nosso cérebro fica sem fluxo sanguíneo, coração parado, existe uma perda das funções vitais. Uma demora maior do que 10 minutos deixa o quadro praticamente irreversível”, explicou.
O colaborador Francisco das Chagas Vieira, da empresa Certa, participou da capacitação. "Espero reter o máximo das informações recebidas para, se acontecer algum caso de urgência e eu estiver por perto, poder colaborar a salvar uma vida", considerou.
Homenagem
Antes do início do treinamento, integrantes da 1ª Cia/CBC, sediada na Alece, foram homenageados pelo Comitê de Responsabilidade Social, através da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho. O ato solene contou com a presença do comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Ceará, coronel José Cláudio Barreto de Sousa.
Foto: Pedro Albuquerque
Receberam a homenagem o comandante da 1ª Companhia, coronel Leandro Nogueira, tenente-coronel Jectan de Oliveira, tenente-coronel Giuliano Rocha, capitã Samara Pinheiro, 1º tenente Salomão Barbosa, 1º tenente Rafael Braga 2º tenente Fábio Portela, subtenente Emerson Pereira e o chefe de administração do DSAS Marcus Monteiro.
Encerramento da programação
Sexta-feira (25/04), 9h às 12h, térreo do Anexo III
- Atendimento multiprofissional com os serviços da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho e do DSAS.
- Circuito de dinâmicas integradas com foco em ergonomia, nutrição, segurança e ginástica laboral e o encerramento oficial da SIPATMA 2025.
Edição: Samaisa dos Anjos
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Veja também

Alece inicia Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho e Meio Ambiente
A Alece realizou, nesta quarta-feira (23/04), a abertura da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho e Meio Ambiente (SIPATMA) 2025, com d...
Autor: Julio Sonsol
Alece realiza vistorias dos espaços de alimentação para promover saúde e bem-estar
A Célula de Saúde e Segurança do Trabalho do Comitê de Responsabilidade Social (CRS) da Alece retomou em abril as visitas mensais em espaços de alimen...
Autor: Paulo Veras