Alece realiza ações sobre burnout e capacitação em primeiros socorros durante SIPATMA
Por Julio Sonsol e Paulo Veras24/04/2025 12:33 | Atualizado há 5 meses
Compartilhe esta notícia:

A programação da Alece na Semana Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho e Meio Ambiente (SIPATMA) 2025 seguiu nesta quinta-feira (24/04) com duas ações direcionadas aos servidores da Casa com objetivo de orientar e prevenir questões relativas à segurança no trabalho.
Na primeira, uma equipe de psicólogos da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho do Comitê de Responsabilidade Social visitou a equipe da Procuradoria Especial da Mulher (PEM) para falar sobre a síndrome de Burnout. As psicólogas Lara Lobo e Erica Damasceno e o psicólogo Orlando Gadelha orientaram sobre o que é a síndrome, quais os prejuízos causados por ela, os sintomas e como agir para prevenir.
Servidoras da PEM participaram de ação para sensibilização sobre o burnout. Foto: Bia Medeiros
Segundo Lara Lobo a escolha de iniciar a ação na PEM se deu em virtude do trabalho extremamente sensível por conta dos casos que atende. “Nós buscamos sempre um ambiente de trabalho o mais adequado e saudável possível para os servidores. Por isso realizamos a prevenção a partir da promoção de saúde”, pontuou.
A advogada da PEM, Naiana Melo, disse ser essencial este tipo de trabalho preventivo para todos os servidores, em especial, para a equipe da Procuradoria. “Nós cuidamos de mulheres que são violentadas, que passam por situações complexas. E quem cuida de nós? Por isso acho importante este cuidado da Alece com seus servidores”, afirmou.
Em março, o Núcleo de Comunicação Interna da Alece produziu uma série de matérias sobre as servidoras da Casa, entre elas, a equipe da PEM. Confira aqui o conteúdo sobre as profissionais.
O que é a síndrome de Burnout
Também chamada de síndrome do Esgotamento Profissional, a síndrome de Burnout é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico. A principal causa é o excesso de trabalho.
Entre os principais sintomas estão: cansaço excessivo físico e mental, dificuldades de concentração, insônia, alterações repentinas de humor, negatividade constante, fadiga, dores musculares e isolamento.
Capacitação com foco na prevenção
A outra ação do dia mobilizou servidores em uma capacitação teórica e prática de suporte básico de vida, primeiros socorros e emergência adulta. Cerca de 60 servidores da Alece participaram do treinamento no Anexo III da Casa.
Amanda Melo, articuladora do Comitê de Responsabilidade Social, disse que desde 2021 é feito este trabalho. “Lutamos para ter multiplicadores em todos os setores, quer seja no combate a incêndio ou na questão do suporte para a vida. Com isso, pessoas poderão ser salvas”, explicou.
Segundo o médico do trabalho Joaquim Garcia, a capacitação acontece uma vez por ano abrangendo primeiros socorros e ressuscitação. “Sabemos que uma vítima atendida de forma rápida e eficaz tem sua chance de sobrevida aumentada. Por isso, quem presta o primeiro socorro precisa estar treinado”, ressaltou. O médico destacou o apoio da 1ª Companhia de Bombeiro Militar (1ª Cia/CBC) da Alece nas ações.
Foto: Pedro Albuquerque
O treinamento foi ministrado por Helena Rodrigues e Kauã Rodrigues, estudantes da Faculdade de Medicina da UFC e membros do Programa de Educação em Reanimação Cardiorrespiratória (PERC). Helena acentuou a importância do socorro inicial. “Cada minuto que o nosso cérebro fica sem fluxo sanguíneo, coração parado, existe uma perda das funções vitais. Uma demora maior do que 10 minutos deixa o quadro praticamente irreversível”, explicou.
O colaborador Francisco das Chagas Vieira, da empresa Certa, participou da capacitação. "Espero reter o máximo das informações recebidas para, se acontecer algum caso de urgência e eu estiver por perto, poder colaborar a salvar uma vida", considerou.
Homenagem
Antes do início do treinamento, integrantes da 1ª Cia/CBC, sediada na Alece, foram homenageados pelo Comitê de Responsabilidade Social, através da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho. O ato solene contou com a presença do comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Ceará, coronel José Cláudio Barreto de Sousa.
Foto: Pedro Albuquerque
Receberam a homenagem o comandante da 1ª Companhia, coronel Leandro Nogueira, tenente-coronel Jectan de Oliveira, tenente-coronel Giuliano Rocha, capitã Samara Pinheiro, 1º tenente Salomão Barbosa, 1º tenente Rafael Braga 2º tenente Fábio Portela, subtenente Emerson Pereira e o chefe de administração do DSAS Marcus Monteiro.
Encerramento da programação
Sexta-feira (25/04), 9h às 12h, térreo do Anexo III
- Atendimento multiprofissional com os serviços da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho e do DSAS.
- Circuito de dinâmicas integradas com foco em ergonomia, nutrição, segurança e ginástica laboral e o encerramento oficial da SIPATMA 2025.
Edição: Samaisa dos Anjos
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Veja também

Grupo sistêmico aborda Outubro Rosa com mães de crianças acompanhadas pelo Ciadi
As mães das crianças atípicas acompanhadas pelo Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) da Assembleia Legislativa do Esta...
Autor: Julyana Brasileiro