Departamento Legislativo

Zezinho Albuquerque parabeniza povo cearense pelas eleições

Por ALECE
09/10/2018 17:34

Compartilhe esta notícia:

Presidente da ALCE, Zezinho Albuquerque, na sessão ordinária desta terça-feira (09/10) Presidente da ALCE, Zezinho Albuquerque, na sessão ordinária desta terça-feira (09/10) - Foto: Máximo Moura

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), parabenizou, durante a abertura da sessão plenária desta terça-feira (09/10), todos os eleitores de municípios que escolheram, de forma democrática, representantes para mais um mandato legislativo.

O parlamentar agradeceu os quase 80 mil votos recebidos e disse que vai atuar na 8ª legislatura seguida no Poder Legislativo. “Agradeço ao povo cearense pela confiança e também aos mais de 20 municípios que, a pedido de meu mandato, votaram em colegas parlamentares. É com muita satisfação que me encontro, nesta manhã, fortalecido pela credibilidade em mim depositada pelo povo cearense”, assinalou.

Zezinho Albuquerque também parabenizou os deputados vitoriosos desta legislatura. "Para os que não obtiveram sucesso, saibam que estaremos sempre juntos apoiando um aos outros”, enfatizou.

Assembleia renova 37% das cadeiras

Com o resultado da eleição do último domingo (07/10), a renovação na Assembleia Legislativa chega a 37% a partir de 2019, sendo o PDT o partido com a maior bancada, 14 dos 46 deputados eleitos. Dessa forma, a sigla aumenta a representatividade na Casa. Na atual legislatura, a agremiação ocupa 12 cadeiras. Já o MDB e o PT vão manter, cada um, quatro cadeiras no Parlamento, enquanto o PP perde três das seis vagas.

Dos deputados que tentaram a reeleição, 29 conseguiram se eleger e sete não tiveram êxito. Seis parlamentares desistiram da disputa estadual e quatro concorreram à Câmara dos Deputados. Desses, dois foram eleitos. Entre os que vão estrear no Parlamento, estão os dois mais votados da disputa: André Fernandes (PSL), que teve 109.742 votos; e Queiroz Filho (PDT), que teve 103.943 votos.

Em relação às outras siglas com representação no Poder Legislativo,  o Patri sobe de duas para três cadeiras e o PSD de uma para duas. O PSL, que antes não tinha espaço, passa a contar com duas vagas. Já o PPS cai de duas para uma. PRP e PSDC perdem as únicas cadeiras que tinham.  Já os partidos  SD com 2 vagas; DEM com 1; PSDB com 2; PR  com 1; PRB com 1; PSB com 1; PROS com 2; PSOL  com1 e PCdoB  com 2 mantêm a mesma configuração.

Da Agência de Notícias da ALCE

Veja também