Departamento Legislativo

Workshop de Assessoramento Legislativo beneficia assessores parlamentares

Por Julyana Brasileiro
27/02/2023 18:48 | Atualizado há 2 meses

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Workshop prossegue até o dia 2 de março Workshop prossegue até o dia 2 de março - Dário Gabriel

Diretoria Legislativa iniciou, nesta segunda-feira (27/02), o I Workshop de Assessoramento Legislativo, voltado para os novos assessores parlamentares que atuam na Assembleia Legislativa do Ceará. A iniciativa, feita em parceria com a Diretoria Administrativa Financeira (DAF) e o Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) da Alece, foi realizada nos Auditórios 1 e 3 do Complexo de Comissões Técnicas da Casa, tendo prosseguimento até a próxima quinta-feira (02/03).

O titular da Diretoria Legislativa, Fabrício Machado, ressaltou que a atividade visa contribuir para o exercício eficiente dos novos assessores em suas respectivas  funções,  por meio de apresentações de áreas e órgãos ligados ao assessoramento parlamentar na prática.

''Tivemos um primeiro momento de acolhida dos deputados e deputadas estaduais. No momento atual, abrimos um bate-papo para os novos assessores, de forma a mostrar a Assembleia principalmente na parte finalística. As apresentações dos setores com suas respectivas tarefas e estruturas vão contribuir para um melhor assessoramento porque eles vão saber das ferramentas disponibilizadas na Casa que poderão usufruir'', ressaltou.

O titular da Diretoria Administrativa e Financeira (DAF), Paulo Neiva, que compôs a Mesa de abertura do evento, destacou a importância do workshop. ''Há dois anos não tínhamos mudança na composição da Casa. Com a eleição de 2020 e a chegada de novos deputados e assessores, esse momento é uma oportunidade rica para troca de ideias, bem como de mostrar pra vocês a evolução que do modelo de gestão administrativa da Casa nos últimos anos'', afirmou, em referência à gestão liderada pelo presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT).

Gestão de Pessoas

A Diretora do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), Elenice Ferreira Lima, destacou a parceria com a Diretoria Legislativa e Diretoria Administrativa e Financeira (DAF), que tem possibilitado várias iniciativas. “Quero agradecer a parceria e   todos que fazem a DL e o DAF e vocês por estarem aqui para adquirir conhecimento sobre os setores, organogramas da Casa e suas constantes mudanças, bem como todos os assuntos que perpassam o trabalho de assessor parlamentar. Nós da DGP damos boas-vindas e estamos à disposição para o que for necessário”, pontuou a gestora.

O diretor Fabrício Machado apresentou a Diretoria Legislativa para os novos assessores, ressaltando que sua atribuição geral é a de dirigir e coordenar a execução das atividades referentes ao processo legislativo e ao controle e arquivamento de documentos no âmbito da Alece.

Servidores durante a exposição de Fabrício Machado - Foto: Dário Gabriel

Acerca das principais iniciativas, o titular da DL destacou os produtos desenvolvidos pela Diretoria Legislativa a exemplo do Boletim Informativo,  da revista “Gestão, Governança e Produção Legislativa” lançada em dezembro  com o princípio básico de dar transparência às ações do Poder perante a sociedade, bem como as novas ferramentas que serão adotadas na Casa (ProDocs  e Prolegis), que vão ajudar em uma maior transparência das ações do Poder Legislativo.

Ciadi

A coordenadora do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), Sáskya Vaz destacou que o espaço presta atendimento voltado para o desenvolvimento de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com Síndrome de Down, oferecendo assistência especializada, segura, de qualidade e humanizada, visando a inclusão, reabilitação e o desenvolvimento.

Conforme ressaltou, o Ciadi dispõe de uma estrutura física de 750 m², com 35 salas para atendimento especializado e conta com uma equipe de 56 profissionais. ''Além de profissionais que atuam na parte administrativa, o Ciadi possui equipe multidisciplinar e o Núcleo de Estudo e Pesquisa. O acompanhamento individual atingiu a marca de mais de 33 mil atendimentos'', apontou.

Comitê de Responsabilidade Social

Amanda Melo, articuladora do Comitê de Responsabilidade Social, destacou que o órgão idealizado e liderado pela primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, visa articular ações com parceiros como instituições de ensino, entidades da sociedade civil e governamentais e agências de cooperação internacional, contribuindo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Conforme frisou, 14.805 pessoas já alcançadas pelo Comitê.

Centro de Mediação e Gestão de Conflitos

Raísa Pontes, coordenadora do Centro de Mediação e Gestão de Conflitos, considerou de suma importância o momento de apresentar o trabalho desenvolvido pelo órgão, que tem como objetivo a promoção de solução consensual de conflitos. ''Além de ser um momento de apresentação, é uma oportunidade para que os assessores dos deputados estejam cientes dos serviços ofertados pela Casa para que possam usufruir e também orientar seus eleitores que precisam ser guiados em relação aos atendimentos'', asseverou.

O workshop prossegue nesta terça-feira (28/02), com apresentações do diretor do Departamento Legislativo, Carlos Alberto Aragão,  e de Bebeto Portela sobre o Processo Legislativo na Prática, Rejane Sales sobre a dinâmica das Comissões Permanentes, Erliene Vale com apresentação da Consultoria Técnica Legislativa (CTLegis) e Kaio Fragoso,  com o tema  “ProDocs: Gestão Documental da Alece - Departamento de Documentação e Informação”.

Edição: Salomão de Castro

 

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