Servidor deve ficar atento aos prazos para declaração do Imposto de Renda
Por ALECE08/04/2020 12:01
Compartilhe esta notícia:
Os servidores e servidoras da Assembleia Legislativa do Ceará devem estar atentos aos procedimentos para declaração do Imposto de Renda de 2020. Com a crise instalada pela pandemia de Covid-19 (o novo coronavírus), o prazo final para entrega da declaração do IR 2020, anteriormente previsto para dia 30 de abril, foi prorrogado para 30 de junho. A Receita Federal iniciou o período de recebimento das declarações no último dia 2 de março.
Quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 durante 2019 terá de acertar as contas com a Receita Federal. A declaração de rendimentos está disponível no Portal do Servidor (https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/). Para acessá-la, basta efetuar o login e senha, clicar na aba Servidor, escolher o item “DGP - Dec de Rendimentos” e em seguida clicar no botão Enviar.
A diretora do Departamento de Gestão de Pessoas, Elenice Ferreira Lima, esclarece que as pessoas com dificuldades em acessar o site, por conta da pandemia, não poderão se dirigir ao Poder Legislativo para esclarecer as suas dúvidas. ''O servidor que tiver algum problema com o Portal deve entre em contato conosco, através do endereço eletrônico atendimentodgp@al.ce.gov.br”, explica.
Elenice Ferreira Lima esclarece que os servidores com plano de saúde da Unimed devem procurar a Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa (Assalce) para obter o demonstrativo de despesas que podem ser deduzidas integralmente do cálculo do Imposto de Renda.
“Os servidores com plano ISSEC devem acessar o site do Instituto. Para ter acesso, basta identificar o número do cartão de saúde, colocar o CPF, data de nascimento e solicitar a impressão. Em caso de dúvidas ou dificuldade, é só entrar em contato com nossa equipe, através de email”, enfatiza.
Adiamento
Com a pandemia do novo coronavírus, a Receita Federal resolveu adiar o prazo de entrega do Imposto de Renda 2020. A informação é do supervisor do IR, Joaquim Adir. Ele esclarece que o prolongamento do prazo atende também ao presidente da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Robson Braga de Andrade, que defendeu a prorrogação, em nota divulgada para a imprensa. “O prazo de 90 dias é necessário para que a economia volta à normalidade e para que o contribuinte possa obter todos os documentos necessários para preencher as declarações de forma correta”, defendeu.
O contribuinte que é obrigado a enviar o IR pagará multa caso perca o prazo. O valor mínimo é de R$ 165,74, mas pode chegar a 20% do imposto devido no ano.
JS
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Whatsapp: 85.99147.6829
Veja também
Alece suspende expediente para preparação de zonas eleitorais
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio de portaria assinada pelo primeiro secretário da Mesa Diretora, deputado Danniel Oliveir...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da AleceWorkshops trazem orientações para equipe do Projeto Realizar
O Programa de Reflexão sobre o Amanhã (Prosa), coordenado pelo Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (A...
Autor: Júlio Sonsol e Julyana Brasileiro