Saiba como buscar atendimento médico-hospitalar durante a pandemia
Por ALECE05/04/2021 10:11 | Atualizado há 1 ano
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Os órgãos de saúde do Estado e dos municípios, desde o início da pandemia de Covid-19, estão voltados para oferecer o atendimento para toda população que necessitar de um atendimento médico ou realizar exames. Para que isto seja possível, é fundamental saber para onde se dirigir uma vez que a pessoa tenha contraído o Coronavírus. Os servidores da Assembleia Legislativa do Ceará devem estar atentos aos locais onde se deve buscar atendimento diante desta situação.
O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) oferece à população acesso ao exame para diagnóstico de Covid-19 no Centro de Testagem localizado na Praça do Ferreira, em Fortaleza, e nos serviços de drive-thru montados no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e no Shopping RioMar Kennedy. Os locais de testagem têm protocolos de atendimento diferentes.
No Centro de Testagem, qualquer pessoa, mesmo sem sintomas, pode ter acesso ao exame. Basta portar documento com foto. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 16 horas. O Centro têm capacidade para realizar até 200 testes por dia.
Nos drive-thru montados no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e no Shopping RioMar Kennedy os exames são voltados para aquelas pessoas que estão apresentando sintomas leves a moderados entre o terceiro e o sétimo dia. Os testes precisam ser agendados pelo Saúde Digital ou pelo Ceará APP. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas.
O resultado dos exames sai em até cinco dias e pode ser acessado pelo site Saúde Digital (https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br/). O exame de biologia molecular é feito a partir de secreções coletadas do nariz, por meio de sonda ou do swab, um tipo de haste de plástico com algodões nas pontas.
Postos de Saúde
Fortaleza conta com 116 postos. São os primeiros locais onde se deve procurar atendimento, por ser mais rápido, mais próximo de casa e com condições de resolver a maioria das necessidades de saúde.
O atendimento é realizado com agendamento ou na possibilidade de cada serviço. Em casos agudos como febre, dor, falta de ar, o atendimento é realizado no próprio dia. É recomendado, portanto, que você procure sempre o posto mais próximo de sua casa. Apenas quando a situação for mais grave uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) deve ser procurada.
Em arquivo anexo disponível abaixo deste texto, você encontra a lista dos postos de saúde de Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte, Caucaia e Maracanaú.
Unidades de Pronto Atendimento
As Unidades de Pronto Atendimento (UPA – 24H) compõem a rede de urgência e emergência de Fortaleza, prestando atendimento adulto e pediátrico. A população pode procurar as UPAs quando apresentar dores de cabeça fortes, dores no peito, dores nas costas, falta de ar, vômito com sangue, queda com desmaio, convulsão, sangramento sem motivo e desmaios.
O atendimento tem início na recepção, com o preenchimento de uma ficha cadastral que direciona o usuário para uma classificação conforme a gravidade do caso. A classificação é feita por um enfermeiro, seguindo o Protocolo de Manchester, baseado nas cores vermelha, laranja, amarela, verde e azul. Após a classificação, o usuário é direcionado para o atendimento médico. As unidades oferecem aparelhos de eletrocardiograma, raio-x e o serviço completo de exames laboratoriais. Depois de estabilizado, o usuário é direcionado para um hospital de referência ou posto de saúde próximo da sua residência.
As UPAs atendem 24 horas por dia, inclusive aos domingos e feriados. As unidades são: UPA Dr. Haroldo Juaçaba (Regional IV) , Rua Betel. , 0,s/n. Itaperi; UPA Dr. Eduíno França Barreira (Regional I), Avenida Presidente Castelo Branco, Cristo Redendor; UPA Dr. Fábio Landim (Regional VI), Avenida Contorno Sul, Jangurussu; UPA Dr. Fernando Guanabara/Vila Velha (Regional I), Avenida G, 9, Vila Velha; e UPA Dr. Juraci Magalhães (Regional V), Rua Sargento João Pinheiro, Bom Jardim
HGF
O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, é um dos cinco hospitais do Brasil selecionados para participar do Projeto Reab Pós-Covid-19, que teve início em março. Realizada em parceria entre o Hospital Sírio-Libanês e o Ministério da Saúde, a iniciativa dará suporte às unidades para a retomada segura de consultas e cirurgias eletivas, aquelas marcadas previamente.
O Projeto Reab Pós Covid-19 acontecerá em duas etapas. A primeira, com duração prevista de dois meses, é de avaliação e intervenção. Será realizada por meio de visitas quinzenais de uma equipe multidisciplinar de profissionais do Hospital Sírio-Libanês. A segunda fase deve durar quatro meses e terá como objetivo monitorar o processo e analisar os resultados.
Para além do treinamento multidisciplinar, o projeto visa implementar um plano de reabilitação em enfermaria para pacientes com Covid-19 que saíram recentemente da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Nosso objetivo é devolver a funcionalidade do paciente, ou seja, que possam se recuperar plenamente e retomar suas atividades em sociedade”, afirma Christina May, coordenadora médica do Serviço de Reabilitação do Hospital Sírio-Libanês e patrocinadora do projeto.
O Projeto Reab Pós-Covid-19 é executado pelo Hospital Sírio-Libanês por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde. Também apoiam a iniciativa o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Para compor a fase inicial do projeto, foram selecionados cinco hospitais públicos e filantrópicos em cinco regiões do Brasil: Hospital Geral de Fortaleza (CE), Hospital de Base de Brasília (DF), Hospital Municipal de Contagem (MG), Hospital Geral de Palmas (TO) e Hospital Geral do Trabalhador, do Paraná (PR).
Compõem a equipe do projeto um médico, um especialista em gestão hospitalar, um fisioterapeuta, um nutricionista, um fonoaudiólogo, um assistente social e um enfermeiro especialista em Integridade Cutânea.
JS
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
WhatsApp: 85.99147.6829
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
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