15 anos da Agência de Notícias da Alece: servidores promovem informação pública de qualidade
Por Julyana Brasileiro29/08/2025 08:00 | Atualizado há 10 horas
Compartilhe esta notícia:

O que acontece na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) chega à população com qualidade e transparência por meio do trabalho dedicado das equipes da Coordenadoria de Comunicação Social. E, neste mês, a Agência de Notícias da Alece celebra 15 anos de atuação.
A data marca uma trajetória pautada pelo compromisso com a informação pública e o fortalecimento da relação entre o Poder Legislativo e a sociedade.
Com a missão de conectar o trabalho do Parlamento ao interesse de quem mais importa, o povo cearense, a equipe de servidores e servidoras da Agência realiza a cobertura do dia a dia da Casa, divulga as principais atividades legislativas e produz reportagens especiais sobre temáticas que impactam a vida dos cidadãos.
Nesse percurso, os jornalistas da Agência desempenham um papel essencial. Com responsabilidade e ética, eles são os olhos e ouvidos da população dentro da Casa do Povo.
A cada sessão plenária, audiência pública ou sessão solene, os servidores da Alece transformam a complexidade do universo legislativo em notícias acessíveis e relevantes, que contribuem para a formação de uma cidadania mais ativa e consciente.
- Confira aqui a série especial da Agência de Notícias sobre seus 15 anos:
Agência de Notícias da Alece completa 15 anos levando informação e transparência às ações da Casa
Parceria com veículos de Comunicação da Casa marca a atuação da Agência de Notícias
Parlamentares enaltecem atuação da Agência de Notícias e compromisso com a democracia
Servidores que fazem a Agência
A Agência de Notícias da Alece tem Lusiana Freire na coordenação, Clara Guimarães, Geimison Maia e Vandecy Dourado na edição.
A equipe de reportagem é formada por Ariadne Sousa, Giovanna Munhoz, Gleydson Silva, Guilherme de Andrade, Juliana Melo, Lincoln Vieira, Luciana Menezes, Narla Lopes, Pedro Emmanuel Goes, Ricardo Garcia, Wanessa Tavares e a estagiária Amanda Andrade.
A revisão conta com a servidora Carmem Ciene e os estagiários Lucielly Lima e John Ederson.
As experiências e vivências desses servidores e servidoras constroem a memória, passado e presente da Agência de Notícias. Convidamos vocês a conhecerem um pouco mais sobre a equipe.
Experiências que formam
O jornalista Pedro Emmanuel Goes trilha uma trajetória marcada por amadurecimento profissional dentro da Agência de Notícias da Casa. Ele recorda que chegou ainda nos semestres iniciais da faculdade e define a Agência como o lugar onde, de fato, “formou-se” como jornalista. "O essencial da prática jornalística eu desenvolvi aqui".
.jpg)
Pedro Emmanuel compartilha que “se formou” jornalista na Agência. Foto: Dário Gabriel
Logo no início, Pedro teve contato com atividades que muitos estudantes só vivenciam bem mais adiante na graduação, como entrevistas, decupagens, assessoria, escrita jornalística e, especialmente, a capacidade de síntese, que ele passou a aplicar em todas as áreas da vida.
Com 16 anos na Casa, ele reconhece o dinamismo da comunicação pública institucional e a diversidade dos veículos que integram a cobertura legislativa. “A variedade de canais, rádio, TV, site, redes sociais, documentários, revista faz com que a notícia chegue ao cidadão com agilidade e sob diferentes ângulos, permitindo uma cobertura realmente completa dos fatos”, destaca.
Entre as experiências mais marcantes que vivenciou na Agência, ele cita pautas que fugiram do circuito tradicional, como a cobertura da entrega de livros no Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa, em 2022, pela força da temática, do local e das pessoas envolvidas, além das viagens para a cobertura de projetos, como Ceará Sem Drogas, Oficina Despertar e Assembleia Itinerante, que ampliaram sua percepção do papel social da comunicação.
A jornalista Giovanna Munhoz também iniciou sua trajetória na Alece como estagiária, entre 2009 e 2010. Desde então, sua carreira cresceu junto com a Agência de Notícias da Alece, espaço que ela viu se consolidar como referência na cobertura do Poder Legislativo estadual.
Giovanna Munhoz conta como cresceu no jornalismo com a Agência. Foto: José Leomar
Para ela, integrar a imprensa legislativa é motivo de orgulho e responsabilidade. “Posso afirmar que cresci profissionalmente na Alece, ao mesmo tempo em que vi a Alece crescer e se fortalecer. Saber que o texto que escrevo será lido pela sociedade, com o objetivo de informar sobre os trabalhos do Poder Legislativo, é uma grande responsabilidade e tenho muito orgulho disso”, afirma.
Ela integra a equipe responsável pela cobertura das sessões plenárias, tarefa que exige agilidade e precisão para transformar os pronunciamentos parlamentares em notícias acessíveis à população.
A repórter avalia que o papel da Agência vai muito além da produção jornalística: trata-se de aproximar o cidadão das decisões que afetam diretamente sua vida. “Informar a sociedade sobre o que acontece na Alece é de extrema importância. Trata-se de dar visibilidade ao que está sendo feito, debatido e votado, mostrando à população como está sendo representada e possibilitando que acompanhe de perto essas decisões”.
Olhares que constroem a notícia
Há seis anos, o jornalista Gleydson Silva integra a equipe da Agência de Notícias, atuando como um dos profissionais que traduzem, em forma de notícia, os debates e decisões que impactam diretamente a vida dos cearenses.
Gleydson Silva destaca momentos marcantes da trajetória na Casa. Foto: Junior Pio
Com olhar atento ao que acontece no Plenário 13 de Maio e nos diversos eventos realizados no Parlamento, Gleydson considera gratificante acompanhar a transformação de discussões em legislações.
“Todas as decisões em âmbito estadual que impactam a vida dos cearenses passam pela Alece. O cidadão pode nunca ter pisado aqui, mas vai saber o que está acontecendo por meio da Agência de Notícias, esse canal de comunicação que abastece tantos outros portais e canais, nas mais diferentes mídias”, afirma.
Ele reconhece o desafio diário de conciliar a cobertura do Plenário, “o coração da Alece”, com outras pautas da Casa. Mas destaca que entregar informação com qualidade é o que move o trabalho. “Cobrir e noticiar tudo com informação de qualidade é um desafio. Mas, ao fim do expediente, é satisfatório ver que tudo deu certo”.
Entre os momentos mais marcantes da sua trajetória, Gleydson recorda a cobertura do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, em 2023, durante uma caminhada na Avenida Beira Mar, em que ouviu depoimentos potentes. "Ter esse contato com as pessoas, ouvir histórias de vida e adquirir conhecimento sobre tantos temas move qualquer jornalista. Informar sobre assuntos relevantes e que impactam vidas é uma missão que me orgulha todos os dias”, conclui.
Com três anos na equipe, a jornalista Ariadne Sousa, servidora efetiva da Casa, destaca o papel essencial do trabalho jornalístico na aproximação entre o Legislativo e a população.
Ariadne Sousa é servidora da Alece e da Agência desde 2022. Foto: Marcos Moura
“Na nossa atuação como repórteres, acredito que o mais desafiador e, ao mesmo tempo, mais significativo, é termos como principal missão o acompanhamento dos processos legislativos da Casa com o objetivo de transmiti-los de forma direta, simples e clara, pois, muitas vezes, os trâmites regimentais e legais são de difícil compreensão para o cidadão”, afirma.
Ariadne reforça o compromisso que guia sua rotina na Agência. “Todos os dias temos que lembrar que o destinatário final do nosso trabalho é a sociedade cearense e que o nosso compromisso deve ser sempre a publicização das atividades do Legislativo”.
Da reportagem à edição
Há quase seis anos e meio na Agência de Notícias, o jornalista Geimison Maia atuou na Agência entre 2014 e 2018 como repórter, tendo retornado como servidor efetivo em 2022, acumulando experiências como repórter e editor. Ele destaca o impacto dessa vivência em sua formação profissional e na compreensão sobre o papel do Legislativo. Para ele, esse contato direto com as atividades legislativas é uma oportunidade contínua de aprendizado sobre temas que influenciam diretamente a vida dos cidadãos.
Geimison comenta ainda o papel essencial da Agência de Notícias na construção da transparência e do diálogo com a sociedade. “A Agência informa, diariamente, sobre os assuntos debatidos em plenário, a atuação das comissões técnicas, os serviços oferecidos ao cidadão pelo Parlamento estadual, entre muitos outros temas. Isso torna o trabalho da imprensa legislativa ainda mais relevante”, conclui.
Vandecy Dourado é editor da Agência. Foto: Junior Pio
Vandecy Dourado também começou sua trajetória na Agência de Notícias da Alece como repórter, acompanhando as sessões plenárias pela manhã e, à tarde, as comissões, sessões solenes e demais eventos da Casa.
Ele recorda que foram oito meses imerso no dia a dia do Legislativo, vivenciando os ritos do plenário e o desafio de transformar discursos densos e multifacetados em textos objetivos e claros. A experiência foi fundamental para sua transição à equipe de editores, onde atua hoje, com o olhar treinado para identificar o que de fato merece destaque nas matérias produzidas diariamente.
Para ele, o trabalho é pautado pela credibilidade, imparcialidade e responsabilidade no tratamento dos temas, dos parlamentares e dos servidores. Além da função jornalística, Vandecy também destaca o valor documental do trabalho da Agência, ao contribuir com "a construção de um acervo da memória do Parlamento cearense, já que nossos conteúdos são fontes documentais valiosas para pesquisas e análises históricas”.
O crescimento ao longo dos anos
A jornalista Clara Guimarães acompanhou de perto o início da Agência de Notícias e recorda que ela nasceu da transição da comunicação da Casa de analógica para o digital. “É muito gratificante ver a Agência completar seus 15 anos. É como um filho que você vê nascer e que acompanha cada passo que ele dá”, comenta.
Ela explica que com o novo portal o cidadão passou a acessar em tempo real a produção legislativa da Casa, conteúdos sobre os eventos e debates realizados por meio da cobertura da TV, da rádio e da própria agência no meio digital. Além disso, os conteúdos auxiliavam comunicadores de outros veículos na produção de seus materiais.

Foto: Dário Gabriel
“Nesses 15 anos de caminhada a Agência se soma aos demais veículos da Casa na meta maior que é levar uma informação séria e de qualidade e garantir transparência e uma maior interação do Poder Legislativo com a sociedade, fortalecendo, com isso, nossa democracia”.
À frente da Agência de Notícias, a jornalista Lusiana Freire completa, em 2025, 10 anos de atuação no setor, onde iniciou como repórter e passou por diversas funções, conhecendo de perto cada etapa da produção jornalística e vivenciando mudanças significativas. Para ela, a mudança mais marcante teve início em meados de 2022, quando atuava na edição dos textos da Agência e participou da preparação para a modernização e mudança de layout do site principal da Alece.
.jpg)
Foto: Rodrigo Carvalho
O novo site, que entrou no ar em janeiro de 2023, trouxe um ganho enorme, com layout mais moderno e integração com conteúdos multimídia e com outras produções jornalísticas da Casa, como Alece TV, Alece FM e Alece Mídias.
"Tudo foi pensado para agregar valor às nossas matérias, com mudanças que melhoraram a experiência do cidadão e da cidadã que acessam o site da Alece, sempre priorizando a transparência na divulgação de informações do Parlamento cearense para a população''.
Compromisso com a qualidade e transparência
Todo o percurso da Agência de Notícias da Alece, construído pelos servidores e servidoras que passaram pela equipe ao longo dos 15 anos, resultou em um trabalho reconhecido e de qualidade.
Tarciana Campos, jornalista e integrante da governança da Coordenadoria de Comunicação Social da Casa, ressalta o trabalho exemplar dos servidores que compõem a Agência de Notícias da Alece.
"Esses profissionais demonstram competência, compromisso com a informação pública e profundo conhecimento institucional. São eles os responsáveis por garantir que o site da Alece seja atualizado com conteúdos apurados e relevantes, detalhando as atividades legislativas e explicando como elas afetam a vida da população".
Ela destaca ainda que parte da equipe contribuiu, de forma pioneira, diretamente para a implantação e o desenvolvimento do complexo de comunicação, que "atua até hoje de forma ainda mais robusta e integrada, o que evidencia ainda mais o impacto e a importância do trabalho desempenhado pela equipe".
Edição: Samaisa dos Anjos
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem
Veja também

Alece TV e FM iniciam segundo semestre com volta da programação regular e conteúdos inéditos
Com o encerramento do recesso parlamentar, a Alece TV (canal 31.1) e a Alece FM (96,7 MHz) voltaram, na segunda-feira (04/08), com a programação regul...
Autor: Narla Lopes/Agência de Notícias da Alece
Série especial da Alece FM aborda os 190 anos de história do Legislativo cearense
A Alece FM (96,7 MHz) apresenta, em uma série de quatro reportagens especiais, a trajetória da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) a par...
Autor: Ariadne Sousa/Agência de Notícias
Veículos de comunicação da Alece alteram programação até 31 de julho
A Alece TV (canal 31.1) e a Alece FM (96,7 MHz), veículos de comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), passam por alterações n...
Autor: Guilherme de Andrade/Agência de Notícias da Alece