Departamento de Saúde e Assistencia Social

Roda de conversa sobre câncer de próstata dá continuidade ao Novembro Azul

Por Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSAS
13/11/2024 11:40 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

Luis Edson Sales, diretor do DSAS, na atividade Luis Edson Sales, diretor do DSAS, na atividade - Foto: Pedro Albuquerque

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio  da Célula de Clínica Médica do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), realizou, nesta quarta-feira (13/11), roda de conversa sobre o câncer de próstata e e temas relacionados à saúde masculina, com os médicos urologistas André Castelo e Bruno Castelo. A iniciativa, realizada no Anexo III (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque), faz parte das ações vinculadas ao Novembro Azul, campanha dedicada a esclarecimentos sobre à enfermidade, com parceria entre DSAS, Comitê de Responsabilidade Social (CRS), Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC) e  Associação dos Servidores da Alece (Assalce).

O diretor do DSAS, Luis Edson Sales, informou que foram convidados para a roda de conversa servidores, colaboradores e homens da comunidade do entorno da Assembleia Legislativa para participar do evento, que tem por objetivo trazer orientações sobre a enfermidade e reduzir os preconceitos ainda existentes sobre os exames. "A gente tem um papel social de também colocar à disposição os nossos serviços para a comunidade. A campanha consiste em agendamentos para  o exame de toque retal e o exame de PSA", explicou.

Conforme afirmou o diretor, os exames são complementares para se chegar um uma um fechamento de diagnóstico. "Então, é muito importante a gente fazer esse alerta", afirmou Luis Edson Sales, que, na oportunidade agradeceu à Mesa Diretora da Alece e ao presidente, deputado Evandro Leitão (PT), por ter atendido a  solicitação de trazer ao DSAS médico especialista em urologista que atende pacientes não só nas campanhas Novembro Azul, mas durante todo o ano. 

Detecção

"Temos um urologista à disposição dos servidores e também das servidoras, já que a urologia não trata só da próstata do homem, mas também das vias urinárias do sexo feminino. Nós temos o médico André Castelo, que diuturnamente faz um trabalho muito importante na detecção e na cura de algumas doenças da especialidade de urologia", frisou o diretor.

Na oportunidade, ele convidou todos os servidores a agendar o seu exame de PSA e de toque retal para, se for o caso, detectar precocemente a doença. A detecção precoce do câncer de próstata eleva em mais de 90% a chance de cura, de acordo com Luis Edson Sales.

O urologista André Castelo, que participou da roda de conversa, parabenizou a iniciativa da Alece em ter criado o serviço de urologia no DSAS, para o atendimento de servidores e e dependentes, "que  funciona como se fosse uma campanha Novembro Azul  continuada", disse.

Campanha de caráter permanente

André Castelo destacou que a campanha funciona durante todos os meses do ano. "Temos atendimento semanal, durante todos os meses, há dois anos. É de grande importância porque a gente foca não só a questão do câncer da próstata, que é o câncer mais frequente do homem. Em cada consulta, é abordada a questão da saúde do homem de uma maneira geral", revelou.

Roda de conversa contemplou servidores, colaboradores e homens da comunidade do entorno da Alece - Foto: Pedro Albuquerque

A sintomatologia abordada pela urologia contempla a sexualidade, dentre outras questões urinárias, "abrindo um leque pra outros problemas de saúde", afirmou André Castelo. Na compreensão do urologista, a consulta é o momento em que o paciente vai no médico, "às vezes estimulado até pela mulher", em que pode descobrir outros problemas de saúde, como hipertensão ou cardiopatia, dentre outros.

Dentro da campanha Novembro Azul, ele alertou que ainda há resistência quanto ao exame  de toque retal. Mas, quando o paciente é orientado adequadamente, ele fica mais tranquilo, pontuou. "A gente conversa e explica que é um exame indolor e rápido", completou.

Resistência

Para o médico Bruno Castelo, que também participou da roda de conversa, o homem tem maior resistência em procurar o profissional de saúde porque perde o hábito da consulta quando se torna adulto. ”Enquanto a menina continua a se consultar após a primeira menstruação, com o ginecologista e cria um hábito de realizar consultas, o homem, não. Depois de uma certa idade, ele cria resistência em o médico", afirmou.

Diante deste cenário, Bruno Castelo defendeu as campanhas educativas, como o Novembro Azul, como um alerta e uma convocação aos homem de voltar aos consultórios. "Normalmente, ele só retorna quando estimulado pelos familiares, não só na parte urológica especificamente", disse. Para o médico, a questão vem sendo superada, mas ainda há resistência do público masculino.

"Nos últimos 20 anos, a resistência reduziu muito por conta de campanhas como essa natureza. Mas, se comparar com o público feminino, ainda há maior resistência masculina. Porém com as campanhas, caminhamos a passos largos pra supri-la cada vez mais", disse. 

Minicurso

Ainda como parte da programação do Novembro Azul, última terça-feira (12/11), a Célula de Enfermagem do DSAS ofereceu minicurso de capacitação em laserterapia para a sua equipe de enfermeiras. O treinamento ocorreu no ambulatório de feridas do Departamento, no Anexo III, e foi ministrado por Emanuela Porto, estomaterapeuta do Hospital de Messejana.

Minicurso foi realizado no Anexo III da Alece - Foto: Lucas Almeida

“A laserterapia é um tratamento que pode combater diversos tipos de câncer, bem como os efeitos colaterais desta doença, sendo muito útil para acelerar cicatrizações e reduzir inflamações, dores articulares e musculares. Além disso, ela pode tratar feridas extensas, como, por exemplo, as lesões por pressão, que eventualmente surgem em pacientes que ficam longos períodos acamados em uma mesma posição”, explicou a orientadora da Célula de Enfermagem do DSAS, Odete Sampaio.

Programação termina nesta quinta-feira (14/11)

Dia 14/11 - Aula de alongamento e encerramento das atividades. Horário: 9h30. Local: Hall do DSAS. Atividade: Aula de alongamento aberta a todos os servidores e visitantes; cerimônia de encerramento das atividades do Novembro Azul.. Responsável: Célula de Saúde e Segurança do Trabalho do CRS.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também