Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense

Roda de conversa dá continuidade à campanha Outubro Rosa

Por Paulo Veras
16/10/2024 14:13 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

Ações são feitas em parceria do DSAS, CRS, MMLC e Assalce Ações são feitas em parceria do DSAS, CRS, MMLC e Assalce - Foto: Bia Medeiros

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará deu continuidade, nesta quarta-feira (16/10), à campanha Outubro Rosa, de prevenção e tratamento ao câncer de mama e do colo de útero, com a roda de conversa “De todas as formas de amor, o próprio”. Todas as ações do Outubro Rosa da Alece, destinadas a servidores e colaboradores da Alece, são feitas em parceria do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), Comitê de Responsabilidade Social (CRS), Movimento das Mulheres do legislativo Cearense (MMLC) e Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa (Assalce).

A roda de conversa, coordenada pela Célula de Saúde e Segurança do Trabalho do CRS, foi realizada no auditório Lucila Bonfim, no Anexo III da Alece (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque), e contou com as participações do diretor do DSAS, Luis Edson Sales, que fez a abertura dos trabalhos, do orientador da Célula de Clínica Médica, Túlio Osterne, dos médicos mastologistas Flávio Ximenes e Elvis Lopes e Cybele Monteiro, médica ginecologista. Os profissionais falaram sobre a importância da prevenção e responderam indagações do público presente.

Túlio Osterne enfatizou que a Assembleia Legislativa sempre teve a preocupação de engajar as pessoas nessas campanhas preventivas que ocorrem durante o ano, como as de prevenção ao câncer de mama, de próstata, de doação de sangue, prevenção ao suicídio e de inclusão, dentre outras. “Sempre incentivamos o mecanismo de prevenção. No Outubro Rosa este mecanismo é fundamental na evolução do câncer de mama. A autoanálise, em conjunto com os exames de imagem e a consulta com especialista, é fundamental para um diagnóstico precoce. É importante dizer que com estas atitudes, a prevenção e cura da doença e plenamente possível”, salientou.

Trabalho deve ser permanente, aponta mastologista

O mastologista Flávio Ximenes destacou a necessidade de informação para todas as pessoas e disse que campanhas como estas, de formação e organização das ideias, devem ser feitas permanentemente. “Este trabalho não deve ser realizado apenas no mês de outubro, por conta da campanha. O autoexame, os exames de imagem e a procura pelo especialista devem ser atos contínuos. A mensagem deve ser divulgada sempre para que a prevenção e a detecção precoce possam salvar vidas”, ratificou.

A ginecologista Cybele Monteiro reafirmou a importância de se conscientizar todas as mulheres a fazer os exames rotineiros, de preferência anualmente. Segundo a especialista, o exame de Papanicolau, que previne o câncer de colo de útero, pode detectar lesões pré-cancerígenas, identificando alterações, o que oportuniza já iniciar o tratamento. “Câncer de mama e de colo de útero são totalmente preveníveis. Eles são os de maior frequência e os que mais causam óbitos de mulheres. Por isso a necessidade de fomentar a conscientização do público feminino”, pontuou.

Roda de conversa reuniu servidores e colaboradores da Alece - Foto: Bia Medeiros

Cybele frisou que a roda de conversa é um momento especial para informar e conscientizar. “Recebemos pacientes que passam de cinco a dez anos sem fazer exame de prevenção por medo do exame, da dor que podem sentir. Precisamos desmistificar isso. Noutras vezes, a pessoa não quer fazer por medo de ser identificada alguma alteração. Mas aí que o exame torna-se ainda mais importante, porque a doença, ao ser identificada precocemente, tem enormes chances de ser curada”, afirmou.

A médica também chamou atenção para o fato de que a prevenção não se encerra simplesmente nos exames e acompanhamento. “Há também outras orientações. A mudança no estilo de vida, evitando o sobrepeso, por meio de controle da alimentação, a prática de exercícios, o cuidado em relação ao uso do preservativo e a saúde do parceiro. Tudo contribui para que as mulheres tenham sua saúde sob controle e, com isso, uma maior qualidade de vida”, pontuou.

Ações prosseguem nesta quinta-feira (17/10)

A orientadora da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho do Comitê de Responsabilidade Social (CRS), Tamires Guimarães, explicou que o foco da Célula é a promoção da saúde e prevenção de doenças, e que o Outubro Rosa, uma campanha tão importante para as mulheres, não poderia passar em branco.

“Nosso esforço vai no sentido de incentivar a divulgação da informação correta para o maior número possível de pessoas, como forma de prevenir estas doenças e salvar vidas”, defendeu. Tamires citou que, para isso, a Célula de Saúde e Segurança do Trabalho sempre conta com o apoio da Célula de Clínica Médica do DSAS, que conta com profissionais altamente capacitados.

A programação do Outubro Rosa da Alece prossegue nesta quinta-feira (17/10) com as estações de autocuidado (Labirinto com experiência interativa), no hall do anexo III, das 9 horas às 13 horas; Aulão de alongamentos e exercícios para mulheres, no hall do anexo III, às 9 horas; Blitz “Prevenir não dói”, a partir de 8 horas, em diversos setores da Alece.

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também