Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense

Aulão de exercícios físicos marca Outubro Rosa

Por Paulo Veras
17/10/2024 14:42

Compartilhe esta notícia:

Participantes do aulão, realizado nesta quinta-feira (17/10) Participantes do aulão, realizado nesta quinta-feira (17/10) - Foto: Pedro Albuquerque

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará concluiu, nesta quinta-feira (17/10), três dias com ações direcionadas à campanha “Prevenir não Dói”, de alusão à campanha Outubro Rosa, de prevenção e tratamento ao câncer de mama e câncer do colo de útero. A novidade neste último dia foi uma aulão de exercícios ministrados pelas fisioterapeutas da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho do Comitê de Responsabilidade Social (CRS). A atividade foi realizada no hall do anexo III da Alece (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque). 

Conforme o médico da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, Joaquim Garcia, o Outubro Rosa é um movimento internacional que visa prevenir o câncer de mama e de colo do útero, principalmente o de mama, que é o que mais acomete as mulheres, atrás apenas ao de câncer de pele não melanoma. “Por tudo isso, nós orientamos que as mulheres façam o autoexame mensalmente e com qualquer sinal de problema procurem um médico ou médica mastologista para encaminhar os exames”, aconselha.

Segundo Joaquim Garcia, várias ações foram realizadas de 15 a 17 de outubro. “Ontem (quarta-feira, 16 de outubro), tivemos uma roda de conversa com especialistas discutindo o tema. Hoje, este aulão, mostrando a importância do exercício físico. Tivemos como objetivo principal a conscientização cada vez maior de que a prevenção nos casos de câncer é fundamental e pode salvar vidas, pois sabemos que quando a doença é diagnosticada em sua fase inicial a chance de cura gira em torno de 95%”, defende.

Aulão foi uma das atividades que a campanha promoveu no período de 15 a 17 de outubro - Foto: Pedro Albuquerque

Sobre o aulão

A fisioterapeuta Daiana Almeida, da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, enfatiza que um dos objetivos do setor é a promoção do autocuidado. “Isso passa por cuidar do corpo e da mente. Estivemos hoje aqui promovendo a importância dos exercícios físicos na construção deste autocuidado. No aulão, demos foco aos membros superiores, em virtude da campanha Outubro Rosa, mas temos necessidade de alongar o corpo inteiro”, alerta. Daiana defende que criar uma cultura do cuidado com o corpo e mente é a melhor forma de se prevenir contra doenças.

Lívia Benevides, também fisioterapeuta da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, participou do aulão e afirmou que este tipo de ação é essencial para todas as mulheres. “Nós, que passamos o ano orientando e passando as informações sobre como cuidar do corpo, também temos que ter o olhar voltado pra gente. Afinal, somos mulheres e não podemos relaxar”, asseverou.

Joaquim Garcia chama atenção sobre a necessidade de que os cuidados permaneçam durante os 12 meses do ano e não somente durante a campanha. “A prática de exercícios físicos e um controle alimentar que evite um sobrepeso são fundamentais. Comportamentos como evitar o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas são muito positivos. São atitudes que cabem na rotina e auxiliam na prevenção”, destaca.

Viviane Vale, secretária executiva do MMLC, destacou os resultados da campanha Outubro Rosa - Foto: Pedro Albuquerque

A secretária executiva do MMLC, Viviane Vale, que esteve presente em todos os eventos, fez um balanço positivo da campanha. “Muitas servidoras estiveram no nosso espaço de convivência e participaram das atividades. É muito gratificante ver que este trabalho toca e emociona as pessoas e passa para elas informações que podem ser replicadas em casa”, aponta.

Para Viviane, o cuidado com a mente e com o corpo é uma questão de prioridade e fazer com que as mulheres compreendam e exercitem o olhar pra si mesmas é o grande desafio.

Outras atividades

As mulheres que estiveram participando do aulão puderam vivenciar as estações de autocuidado (Labirinto com experiência interativa) e receberam orientações sobre o autoexame. Durante os três dias da campanha, foi realizada nos setores da Alece a blitz “Prevenir não dói”, que levou informações sobre comportamentos e atitudes que buscam evitar o câncer de mama e de colo do útero.

A campanha “Prevenir não dói” foi uma parceria do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), Comitê de Responsabilidade Social (CRS), Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC) e Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa (Assalce).

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também