Comitê de Responsabilidade Social

Projeto Afetos Literários apresenta “A Pedra no Caminho”

Por Virgínia Bastos
17/10/2023 14:20 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

A biblioterapeuta Jacqueline Assunção comandou a roda de conversa da 3ª edição do projeto Afetos Literários A biblioterapeuta Jacqueline Assunção comandou a roda de conversa da 3ª edição do projeto Afetos Literários - Foto: Gabriel Lobo

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), por meio da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas do Comitê de Responsabilidade Social, promoveu, nesta terça-feira (17/10), a terceira edição do projeto Afetos Literários, coordenado pela biblioterapeuta Jacqueline Assunção. O objetivo é promover um olhar diferenciado para a saúde mental, por meio da biblioterapia e da escritoterapia, práticas capazes de fomentar o autocuidado pela escrita e leitura.

Para Jacqueline Assunção, a troca de afetos por meio da literatura é uma forma poderosa de conectar pessoas e melhorar a saúde mental, especialmente no contexto do trabalho, pois ela tem o poder de evocar emoções, criar empatia e promover a compreensão mútua, o que pode ser extremamente benéfico para o bem-estar emocional dos indivíduos.

Nesta edição, que teve início com a escuta ativa da oração cantada de São Francisco, a poética apresentada foi “A pedra no caminho”. O tema abordou o empoderamento feminino de mulheres que percorreram, sozinhas, o caminho de Santiago de Compostela. Elas enfrentaram não somente os obstáculos físicos da caminhada, mas, também, os desafios emocionais e espirituais que surgem durante a peregrinação, como os questionamentos sobre o propósito da jornada.

Participantes da roda falaram sobre suas experiências ao realizarem o Caminho de Santiago - Foto: Gabriel Lobo

Muitas vezes, para enfrentar as “pedras no caminho”, é necessário abrandar o ritmo e encontrar maneiras de superar obstáculos, refletindo sobre as motivações da vida. Essas dificuldades podem se tornar momentos de transformação, de crescimento pessoal e autodescoberta, proporcionando uma maior compreensão de si mesmo.

Segundo Jacqueline Assunção, além das rodas de conversa, que acontecem no Salão de Práticas Sistêmicas Restaurativas, localizado no segundo andar do Anexo III da Alece, o projeto conta com uma estante itinerante, que percorrerá todos os anexos da Casa, alcançando servidores e visitantes numa ação de sensibilização sobre a importância da leitura, por meio da biblioterapia e da escritoterapia. 

Ana Cristina Arruda Lima, convidada desta 3ª edição, falou da rica experiência vivida ao percorrer o Caminho de Santiago. “Foi uma experiência única, pois apesar de estar em grupo, você percebe exatamente que o caminho é só seu. As experiências que você vivencia são únicas e a certeza de que você nunca vai estar sozinha no caminho", comentou.

Para Ana Cristina, essa é a grande ponte que se faz com a vida depois que se volta do Caminho de Santiago. "Por isso eu costumo dizer que eu voltei, mas não cheguei. Eu continuo no caminho”, concluiu a convidada.

 

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Paulo Veras

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também