Malce - Memorial Pontes Neto

Paulo Roberto Nunes assume coordenadoria do Malce

Por Júlio Sonsol
21/08/2023 07:13 | Atualizado há 17 horas

Compartilhe esta notícia:

Paulo Roberto Nunes foi nomeado para o cargo no dia 14 de agosto Paulo Roberto Nunes foi nomeado para o cargo no dia 14 de agosto - Foto: Bia Medeiros

O auditor de Controle Interno da Controladoria Geral do Estado (CGE), Paulo Roberto Nunes, assumiu, neste mês, a coordenação do Memorial Pontes Neto da Assembleia Legislativa do Ceará (Malce). O ato de nomeação foi publicado no Diário Oficial do dia 14 de agosto, com a posse se concretizando no dia 17. Ele é também professor de mestrado e de MBA, na Universidade de Fortaleza (Unifor), desde 2015, e de especialização, na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), desde 2022.

Após assumir o cargo, o novo coordenador agradeceu a confiança depositada pelo presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT). Paulo Roberto Nunes informou que foi pessoalmente convidado e por isso passou a integrar à gestão do Poder Legislativo, e que as suas expectativas são "extremamente desafiadoras".

O desafio, se dá, segundo ele, porque a sua origem no serviço público não está ligada diretamente às atividades de natureza histórica e cultural. "Para mim, vai ser um período, que agora se inicia, de enorme aprendizado. Com este aprendizado e em função da minha experiência de gestor público é que pretendo contribuir para que o Memorial se posicione cada vez melhor e de uma forma mais presente junto à sociedade", acentua.

Compreensão da história e da cultura

Paulo Roberto Nunes diz compreender que a história e a cultura fazem parte de um conjunto de características que definem uma sociedade. "Quanto mais a sociedade compreender a sua história e sua cultura, melhor poderá se manifestar e ter noção dos seus direitos, dos seus deveres e das perspectivas de sua própria existência", defende.

Os passos iniciais à frente do Malce, conforme adianta, são de conversas com toda a equipe que compõe o Memorial. "Ela é formada por profissionais de elevada competência. Quero ouvir da parte dos servidores sugestões e opiniões. A partir daí, e junto com eles, começar a desenhar os projetos que poderemos propor à Mesa Diretora da Alece, de natureza inovadora, além de consolidar e ampliar, se possível, os projetos atualmente em curso", assevera.

O novo coordenador entende que a sociedade brasileira e também cearense, em particular,  não possuem uma compreensão muito clara do significado, da importância e da finalidade do Poder Legislativo. "Na verdade o cidadão e a cidadã comuns veem os políticos de uma forma muito semelhante. Mas temos a clareza de que os políticos têm as funções as mais diversas e que sem eles, a sociedade não teria uma melhor forma de se conduzir", acentua.

Conforme Paulo Roberto Nunes, os políticos que fazem o Poder Legislativo de qualquer sociedade precisam ter a sua história devidamente registrada para que possa haver um aprendizado contínuo, tendo em vista a melhoria das condições de vida de nossa sociedade. Desta forma, observa o coordenador, equipamentos como o Malce se inserem em um processo de natureza política. "Mas, ao mesmo tempo, em um processo de consolidação da própria existência da sociedade, à medida em que ela tem aqui a condição de conhecer melhor a sua própria história", pontua.

Saiba mais

O novo coordenador  substitui ao ex-deputado estadual Osmar Diógenes, fundador do Malce, que foi criado pela Portaria nº 45/97, de 21 de março de 1997, durante a presidência do então deputado estadual Luiz Pontes (PSDB) na Assembleia Legislativa.

O Memorial conta com uma exposição de longa duração que relata as mudanças ocorridas no Brasil e seus desdobramentos, a partir da chegada da corte portuguesa ao país, em 1808. A data foi um marco nas transformações que levaram o Brasil a se constituir como nação.

A exposição retrata a trajetória do Poder Legislativo cearense, desde a criação dos Conselhos Provinciais, em 1829, até a atualidade. Para maior acessibilidade, dispõe de parte de sua exposição em braille, além de maquetes táteis para pessoas com deficiência visual, assim como equipamentos que possibilitam o acompanhamento daquelas com deficiência auditiva.

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também