Malce - Memorial Pontes Neto

Sextou no Malce faz visita mediada com servidores da Ouvidoria Parlamentar

Por Julio Sonsol
12/09/2025 15:40 | Atualizado há 7 horas

Compartilhe esta notícia:

Equipe da Ouvidoria Parlamentar fez a visita guiada durante a ação Sextou no Malce Equipe da Ouvidoria Parlamentar fez a visita guiada durante a ação Sextou no Malce - Foto: Pedro Albuquerque

- Algum de vocês gosta de política? 

A pergunta foi feita pelo historiador e mediador Mateus Django, no início da ação Sextou no Malce, que oferece uma visita guiada ao acervo do Memorial Deputado Pontes Neto (Malce) da Alece, realizada nesta sexta-feira (12/09). 

Os participantes, todos servidores da Ouvidoria Parlamentar da Casa, responderam positivamente. Afinal, trabalham diretamente no Poder Legislativo estadual, onde a política está presente de diversas formas. 

No entanto, a resposta costuma ser um não, quando os visitantes são estudantes, por exemplo. Segundo o mediador Mateus Django, do Malce, quando o público é arguido sobre a política, costuma dizer que é um tema muito complexo e que as ações políticas não resolvem nada. As visitas guiadas, entretanto, buscam esclarecer sobre o real efeito e mostrar que os atos políticos estão presentes na vida de qualquer pessoa. 

Buscando dar uma visão mais aproximada da história do Legislativo cearense, gerando uma maior intimidade entre o arcabouço documental e histórico da Casa e o público interno e externo, o Malce instituiu a ação Sextou no Malce, desde agosto de 2024. 

A cada visita, um setor da Alece ou um grupo de instituições externas é contemplado, com a participação de, aproximadamente, 20 pessoas por edição. 

Mais presentes

O coordenador do Malce, Paulo Roberto Nunes, revelou que, desde o início do projeto Sextou no Malce, tem percebido o aumento do interesse dos servidores pelas exposições permanente e de curta duração realizadas pelo Memorial. 

Segundo ele, a ação tem proporcionado mais conhecimentos sobre o passado e o presente da Casa, dando a cada servidor uma maior proximidade aos fatos históricos e o trabalho atual do Poder Legislativo cearense.

"A finalidade principal é justamente proporcionar para servidores, colaboradores, os profissionais que trabalham na Casa e aos deputados também, o conjunto de informações e conhecimentos que nós disponibilizamos", disse. 

Foto: Pedro Albuquerque

Mateus Django esclareceu que a iniciativa é também uma forma de aproximar os servidores da Casa e do Memorial, para que eles possam conhecer a história do Parlamento cearense ao longo de 190 anos. "São mostrados fatos, homenagens e processos históricos que envolvem a presença da Alece". 

Também são abordados pontos da política estadual e do Brasil. "Então, quando preparamos um Sextou, buscamos fazer o convite para os setores", avisou Mateus Django.

Conexão com o trabalho diário

A coordenadora da Ouvidoria Parlamentar, Isabel Chaves, revelou que é muito adequado aos servidores do setor terem conhecimento de todos os órgãos da Casa, de forma a facilitar o contato do público atendido com o setor. 

"Conhecendo a história da Casa do Povo podemos dar um atendimento mais transparente, mais efetivo e mais acolhedor para todos aqueles que buscam o serviço da Ouvidoria", disse.

Para a servidora Bruna Bardawil, o Malce disponibiliza "um projeto interessantíssimo", proporcionando através da visita mediada uma aula que sintetiza os principais pontos da história política do Ceará e do País. 

Servidora Bruna Bardawil, da Ouvidoria Parlamentar. Foto: Pedro Albuquerque

"Ter esta oportunidade é muito inspirador. Sem dúvida, auxilia no desempenho do nosso papel dentro da Assembleia, como servidores públicos". 

Marcelo Sampaio, que também integra a equipe da Ouvidoria Parlamentar, concordou com os pontos positivos apontados por Bruna Bardawil. “A exposição é muito enriquecedora. Ao mesmo tempo que toca o nosso sentimento de servidor, nos informa e orienta de maneira lúdica sobre a importância do Parlamento”.   

Servidor Marcelo Sampaio, da Ouvidoria Parlamentar. Foto: Pedro Albuquerque

Após percorrer a exposição permanente do Malce, os servidores também tiveram a oportunidade de visitar a mostra de curta duração "Alece 190 anos: a Casa do Povo" no Espaço Expositivo do Palácio Adauto Bezerra, com a mediação do graduando em Ciências Sociais Doriézio Pinheiro Filho. 

A mostra fica disponível até o dia 26 de setembro. 


Edição: Samaisa dos Anjos

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br  
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br  

Quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem

Veja também