Parlamento e Sua História apresenta balanço do semestre
Por Júlio Sonsol, com Rádio FM Assembleia04/07/2023 12:54 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
O projeto "Parlamento e Sua História", desenvolvido pelo Memorial Deputado Pontes Neto (Malce) da Assembleia Legislativa do Ceará concluiu as atividades do primeiro semestre de 2023, recepcionando cerca de 3.500 alunos das redes pública e privada do Estado.
A informação é da servidora Ivana Abreu Dantas, que integra a equipe do projeto. Ela informa que as visitações foram retomadas em março deste ano, após dois anos de paralisação, em decorrência do isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19. As informações foram concedidas durante entrevista ao programa Narcélio Limaverde, da Rádio FM Assembleia.
Desde que foi criado, em 2011, o projeto já proporcionou a visita pelas instalações do Poder Legislativo a 44.971 alunos. Durante cada passeio, os estudantes conhecem a Biblioteca César Cals, o Complexo de Comissões Técnicas da Casa, o Plenário, a Rádio FM Assembleia, o Malce e assistem palestra sobre a história política do Ceará e do Brasil, sempre acompanhados pela equipe do Memorial.
Alunos durante exposição dos deputados Carmelo Neto e Sargento Reginauro - Foto: Dário Gabriel
Sobre o projeto
As visitas têm início a partir das 8h30min, pela manhã, e 13h30min, no período da tarde, de terças a quintas-feiras. Inicialmente, alunos e alunas assistem a palestra e depois seguem, pelas instalações da Casa, quando vão conhecer o Plenário 13 de Maio, e recebem observações de como é o funcionamento do principal colegiado de deliberações da Casa. Também são explicados a simbologia de todos os objetos e o nome Plenário, bem como o funcionamento das galerias.
Ivana Abreu Dantas considera que os números apresentados pelo projeto são significativos. Segundo ela, já foi iniciado o agendamento de visitas do segundo semestre, estando o mês de agosto, quando é iniciado o semestre letivo, e setembro praticamente lotados. "A demanda é espontânea e quem se interessar, seja professor, coordenador ou aluno de ensino médio, é só entrar em contato com o Malce", aponta.
A servidora do Malce informa que o projeto tem dois objetivos: realizar uma visita ao Memorial da Alece, "que se destaca no Brasil e na América Latina", e agregar informações atuais sobre o Poder Legislativo, expandindo a visita ao plenário, biblioteca e outros equipamentos da Alece.
Carlos Pontes, historiador do Malce, destaca a relevância do projeto para a formação dos estudantes - Foto: Divulgação/Malce
Saiba mais
O historiador do Malce e palestrante do projeto, Carlos Pontes, explica que a cada visita, conta um pouco da história do Ceará e destaca alguns episódios históricos que não são tratados em livros. "As publicações não trazem a importância e a riqueza da nossa história. Poucas pessoas conhecem que a primeira Constituição brasileira, outorgada em 25 de março de 1824, foi elaborada pelo cearense José Martiniano de Alencar. O Ceará sempre foi foco de resistência. Além de ser o primeiro estado a libertar os escravizados, em 1884, foi o terceiro estado a entrar na Confederação do Equador e o último a cair. Além disso, participou de todos grandes momentos que mudaram a vida do País", pontua.
O historiador explica que as visitas são iniciadas na Biblioteca César Cals, coordenada por Daniele Nascimento, que dá suporte ao projeto. "Lá, os alunos conhecem o acervo disponível e acompanham as palestras, que são uma introdução à visita", explana. De lá, os alunos seguem para o plenário, onde conversam com os deputados, tendo uma interação direta com os representantes da população. "A gente também mostra o complexo das comissões, como funcionam. Falamos também sobre projetos de lei de iniciativa popular, que são exclusividade dos estados do Ceará, Minas Gerais e Rio de Janeiro", destaca.
Carlos Pontes também observa que as turmas de estudantes interagem formulando perguntas, respondidas pelos anfitriões do Malce ou por deputados. "Eles questionam até se podem vir, em uma outra data, assistir ao funcionamento do plenário, e é cobrada entrada aos visitantes. Também querem saber sobre a adequação das roupas ao ambiente", pontua.
Serviço: O projeto Parlamento e Sua História receber estudantes de terças as quintas-feiras, no período da manhã e tarde. Para se inscrever no programa, as instituições públicas ou privadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277.3700 e (85) 3277.3707.
Conteúdo digital: Leonardo Coutinho
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também
Projeto Sextou no Malce recebe visita de servidores de órgãos públicos e privados
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) já realizou sete edições do projeto Sextou no Malce, por meio do Memorial Deputado Pontes Neto, ao...
Autor: Júlio Sonsol, com Agência de Notícias da AleceAlece e Museu da Fotografia Fortaleza lançam exposição “Imagens que Ardem”
O Museu da Fotografia Fortaleza e o Memorial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce) realizam, a partir desta quarta...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da AleceSeminário Novembro no Malce debate papel e desafios dos museus na educação
Teve início, nesta segunda-feira (11/11), o seminário de formação museal "Novembro no Malce: Memórias, educação e sociedade", promovido pelo Memorial...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da Alece