1ª Companhia de Incêndio Bombeiro Militar

Palestra sobre prevenção de arboviroses mobiliza servidores

Por ALECE
17/03/2023 15:00

Compartilhe esta notícia:

Palestras foram realizadas no Auditório Murilo Aguiar Palestras foram realizadas no Auditório Murilo Aguiar - Foto: José Leomar

A 1ª Companhia do Comando de Bombeiro da Capital, sediada na Assembleia Legislativa do Ceará, e Regional II da Secretaria Municipal de Saúde realizaram, nesta sexta-feira (17/03), no Auditório Murilo Aguiar da Casa, palestra de prevenção às enfermidades (dengue chikungunya e zika) transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypt, também conhecidas com arboviroses.

A  ação aconteceu após a realização de um trabalho de vigilância sanitária, com o objetivo de identificar e eliminar focos do inseto, iniciado nesta segunda-feira (13/03) e concluído na quinta-feira (16/03), no prédio principal e nos três anexos da Alece. Ao todo, cinco focos foram identificados.

O capitão BM da Companhia, Idenilson Santos, que coordenou o trabalho de combate ao mosquito, explica que ao todo oito agentes da Regional II participaram do trabalho de inspeção e aplicação inseticida através de aero system. "Foi uma ação de bloqueio ao mosquito transmissor, processo certificado pelo Ministério da Saúde, que utiliza o equipamento para o combate a mosquitos, pós estágio de larva", recorda.

De acordo com o oficial, foram encontrados nos prédios da Alece cinco focos do mosquito, localizados no Anexo II (Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes), e no prédio principal da Assembleia (Edifício Senador César Cals de Oliveira), que foram detalhados durante a palestra, após a realização de varredura onde poderiam ser encontrados depositórios de larvas, em todas as dependências do Poder Legislativo.

Orientações

Idenilson Santos informa que a ação não se resume apenas às instalações da Assembleia. "Espero que todos que acompanharam as exposições se tornem agentes multiplicadores das orientações dadas com relação ao combate do mosquito. Muitas vezes, percebemos que um pequeno descuido para trazer sérias consequências na proliferação dos agentes transmissores. É preciso evitar o acúmulo de água em locais escuros, principalmente, para impedir a proliferação do Aedes aegypti", acentua.

O supervisor adjunto do Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social da Regional II da Secretaria Municipal de Saúde, Luís Cláudio Silva Cruz, em sua exposição, agradeceu a "importante colaboração da Companhia, no trabalho preventivo e profilático do mosquito. "Esta colaboração não foi apenas com os agentes do Núcleo, mas também com a própria comunidade. Servidores, visitantes e moradores no entorno foram beneficiados", destacou.

A supervisora da Regional II da Secretaria Municipal de Saúde, Jucilene Ventura, explicou que ao lado dos agentes voluntários da Companhia de Bombeiro,  capitão Idenilson Santos e capitão Arnaldo, foi realizado o trabalho. Na mesma ação realizada em 2022, foram localizados sete pontos de presença do Aedes aegypti. Os pontos identificados, conforme explicou a supervisora  estavam localizados na bandeja do gelágua, localizado no segundo andar do Anexo II, em uma bandeja de jarro, no quinto andar e em uma poça do térreo, no mesmo prédio. Na sede principal, os dois focos estavam no subsolo da edificação e em um tambor na área externa do prédio.

Ela também destacou a importância da colaboração da Assembleia para a realização deste trabalho, para que o combate ao mosquito tenha a maior efetividade possível. Segundo ela, não se deve responsabilizar apenas as pessoas responsáveis pela manutenção dos prédios, já que manter as instalações sem focos com água depende da atenção de todos.

Júlio Sonsol

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

WhatsApp: 85.99717.1801

Veja também