1ª Cia/BPI

Curso de prevenção e combate a incêndio mobiliza servidores da Alece

Por Julyana Brasileiro
25/04/2025 15:36 | Atualizado há 11 horas

Compartilhe esta notícia:

Capacitação aconteceu no Plenário 13 de Maio, local de trabalho do grupo de servidores Capacitação aconteceu no Plenário 13 de Maio, local de trabalho do grupo de servidores - Foto: José Leomar

Para garantir ainda mais segurança no dia a dia da Casa do Povo, a 1ª Companhia do Batalhão de Prevenção Institucional (1ª Cia/BPI) da Alece, promoveu nesta sexta-feira (25/04), um curso de prevenção e combate a incêndio para os servidores que atuam no Plenário 13 de Maio.

A ideia é simples, mas fundamental: capacitar quem está ali todos os dias para saber como agir em situações de emergência. Com isso, a Casa reforça o cuidado com a segurança física de parlamentares, visitantes e servidores, além de proteger o patrimônio público.

O comandante da 1ª Cia/BPI, coronel Leandro Nogueira, destacou que o treinamento oferecido teve como objetivo capacitar assessores, policiais, bombeiros e servidores do Cerimonial para atuarem de forma eficaz em situações de prevenção e combate a incêndios.

Durante a instrução foram abordados aspectos fundamentais sobre o início e o desenvolvimento de um incêndio: como ele começa, como se propaga, quais são os principais meios de extinção e a forma correta de utilizar os equipamentos de emergência.

“O incêndio acontece quando há a combinação de três elementos: oxigênio, material inflamável e uma fonte de ignição. Para controlá-lo, é preciso eliminar um desses fatores. Como o oxigênio e os materiais inflamáveis estão sempre presentes em nosso ambiente, o foco deve ser em remover a fonte de calor”, explicou o coronel durante a capacitação.

O curso se soma às iniciativas voltadas para tornar os ambientes da Alece cada vez mais preparados, seguros e acolhedores para todos.

Conhecer para proteger

Ana  Maria Lima, enfermeira do ambulatório de urgência do Plenário 13 de Maio, destacou que conhecer as medidas preventivas contra incêndios contribui significativamente para um ambiente mais seguro e protegido. Para ela, o treinamento foi fundamental para aprimorar a técnica de segurança e abordou questões cruciais sobre o manejo de situações de emergência. 

“Foram discutidos diversos aspectos relevantes, como técnicas de combate a incêndio, a extrema importância de saída de emergência e a necessidade de um plano de evacuação eficiente contando com  todas as pessoas que fazem o Plenário 13 de Maio. Vimos onde se localiza todos os materiais  de combate a incêndio, estamos amparados pela equipe de Bombeiros, mas é fundamental sabermos como agir diante de uma situação de emergência”, detalhou. 

Rachel Carvalho, também enfermeira da Casa, reforçou a importância do curso e considerou  que o conhecimento faz toda a diferença na segurança de todos. “Foi de extrema importância para nós profissionais. que colaboramos para o funcionamento do Plenário. aprendermos a agir de forma segura e eficiente em situações de emergência. Tivemos a oportunidade de identificar riscos de incêndio, aprender a usar de forma correta os equipamentos de combate, como extintores, e adotar medidas preventivas para evitar possíveis intercorrências”, indicou.

Saiba mais

A 1ª Companhia do Batalhão de Prevenção Institucional (1ª Cia/BPI) da Alece funciona na sala 108 do prédio sede da Casa. É possível entrar em contato com a Companhia pelos telefones (85) 3277-2850 / (85) 2180-6577

 

Edição: Samaisa dos Anjos

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também