Alece homenageia 1ª Companhia de Prevenção Institucional no Dia Nacional do Bombeiro
Por Julyana Brasileiro02/07/2025 16:16 | Atualizado há 18 horas
Compartilhe esta notícia:

No Dia Nacional do Bombeiro, celebrado nesta quarta-feira (02/07), a Alece destaca o trabalho essencial da 1ª Companhia de Prevenção Institucional (1ª Cia/BPI). A Companhia atua na Casa do Povo com coragem e técnica para proteger parlamentares, servidores e visitantes que passam pelos prédios do Poder Legislativo estadual. São profissionais que carregam no peito o lema que guia sua missão: "Vidas alheias e riquezas salvar".
Durante a sessão plenária desta quarta-feira, a data foi citada pelo 1º vice-presidente da Casa, deputado Danniel Oliveira (MDB), que presidia a sessão e reconheceu o trabalho do bombeiros em nome da capitã Samara Dantas, da 1ª Cia/BPI da Alece, que estava presente no Plenário no momento.
“Gostaria de parabenizar a todos os bombeiros, também o nosso deputado Sargento Reginauro, que é do Corpo de Bombeiros do nosso Estado. A homenagem desta Casa a todos os que fazem parte dos Bombeiros do Estado do Ceará, principalmente, da nossa Assembleia Legislativa. Meus parabéns a todos vocês, vocês merecem, são guerreiros e guerreiras que defendem na hora que mais precisamos”, comentou o parlamentar.
Prevenção e proteção
O comandante da 1ª Cia/BPI, coronel Leandro Silva Nogueira, reforça que o efetivo da companhia atua de domingo a domingo para garantir a segurança e bem-estar do público que frequenta a Alece, bem como dos arredores do Poder Legislativo.
.jpg)
Foto: Dário Gabriel
“A 1ª Companhia de Prevenção Institucional atua em ações específicas, principalmente, na prevenção de acidentes, incêndios e demais riscos que possam surgir na Casa do Povo e seu entorno. No total, 26 bombeiros se dividem nos quatro anexos da Alece diuturnamente, ou seja, quem for para a Alece vai sempre contar com uma equipe de bombeiros de prontidão para auxiliar em caso de necessidade”.
Com um trabalho focado na proteção das pessoas e do patrimônio, a Companhia se destaca por manter um rigoroso programa de treinamento e atualização técnica. “Buscamos a capacitação constante do efetivo para que possamos estar sempre preparados para atuar com eficiência em situações de emergência, prevenir acidentes e conduzir ações de evacuação, primeiros socorros e combate a incêndios”, detalha o coronel Leandro.
Ações de capacitação
No decorrer da rotina, os bombeiros que atuam na Assembleia Legislativa estão preparados para agir em situações diversas, desde prestar atendimentos em primeiros socorros, executar operações preventivas e vistorias técnicas voltadas à segurança dos anexos, formar brigadas de combate a incêndio, dentre outras iniciativas.
Coronel Leandro ressalta ainda os cursos de primeiro socorros e combate a incêndio que são realizados para os servidores da Alece para que eles saibam como lidar em situações de emergência.
Em abril deste ano, por exemplo, o órgão realizou um curso de atendimento pré-hospitalar e uma capacitação sobre combate a incêndio, capacitações que contemplaram a equipe de segurança da Presidência da Alece e servidores que atuam no Plenário 13 de Maio.

Foto: Máximo Moura
“Durante todo o ano, promovemos cursos para servidores e colaboradores para que eles possam ser um braço da Companhia na hora de prestar um socorro. Já tivemos, inclusive, um exemplo exitoso em que um colaborador que atua nos serviços gerais salvou uma senhora de um engasgo durante um churrasco no final de semana”, comentou o comandante da 1ª Cia/BPI.
As ações do efetivo contemplam também a população do entorno como os primeiros socorros em acidentes de trânsito nas proximidades e atendimentos em ocorrências de defesa civil.
O tenente Salomão Barbosa compõe o efetivo da 1ª Companhia de Prevenção Institucional da Alece há quase 10 anos e destaca o orgulho de atuar em prol da segurança de todos.
Foto: Dário Gabriel
“É uma dupla satisfação, porque além de ser minha profissão é uma satisfação pessoal poder ajudar o próximo. Acredito que essa seja minha vocação, desde criança sempre fui solícito, gostava de ajudar as pessoas e quando fui escolher minha profissão eu pensei em unir o útil ao agradável e continuar atuando em prol do outro, mas dessa vez, sendo remunerado por isso”, comentou ao falar de sua trajetória.
“Aqui na Alece reforçamos a importância da prevenção de incêndios e primeiro socorros, porque desta forma minimizamos os riscos das ocorrências e, quando elas acontecem, agimos para preservar a vida e o patrimônio do Poder Legislativo”.
O tenente destaca que a Companhia também realiza ações de prevenção em datas comemorativas, como Carnaval e Semana Santa, com a distribuição de panfletos com orientações para o servidor aproveitar os feriados prolongados com segurança.

Foto: Bia Medeiros
Serviço
Avenida Desembargador Moreira, 2807 – Edifício Senador César Cals de Oliveira Sede da Alece, sala 108.
Telefones: (85) 3277-2850 / 2180-6577
E-mail: 1cia.bpi@al.ce.gov.br
Edição: Samaisa dos Anjos
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem
Veja também

Prevenção à dengue é foco de ações e palestra da 1ª Cia/BPI da Alece
A 1ª Companhia do Batalhão de Prevenção Institucional (1ª CIA/BPI), sediada na Alece, realizou na última semana atividades direcionadas à prevenção e...
Autor: Paulo Veras com informações da 1ª CIA/BPI