Departamento de Saúde e Assistencia Social

Oficina sobre memória afetiva na gastronomia promove encontro

Por Núcleo de Comunicação Interna da Alece, com Assessoria de Imprensa do DSAS
26/02/2024 16:30 | Atualizado há 8 meses

Compartilhe esta notícia:

Participantes durante atividade da oficina Participantes durante atividade da oficina - Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa do DSAS

O Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Serviço de Atenção ao Adulto e à Pessoa Idosa (SAPI), e em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), realizou, nesta segunda-feira (26/02), o terceiro encontro da oficina sobre memória afetiva na gastronomia, evento com promoção de atividades textuais que trabalham a cognição do público idoso atendido.

A intervenção ocorreu no auditório Dra. Lucila Bomfim, no Anexo III da Alece (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque), e contou com a participação dos profissionais do SAPI, serviço vinculado à Célula de Terapia Ocupacional do DSAS, e de Robson Mota, professor do curso de Gastronomia da UFC e coordenador do projeto de extensão “Gastronomia e Nutrição na Promoção da Saúde e Qualidade de Vida”.

Oficina foi ministrada conjuntamente pelo DSAS da Alece e UFC - Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa do DSAS

"A proposta da intervenção segue as diretrizes do SAPI de promover treino, reabilitação e estimulação no âmbito cognitivo de adultos e idosos. Os pacientes atendidos trabalham o resgate de memórias associadas a lembranças agradáveis de suas vidas e contam com apoio profissional de psicólogos do DSAS, caso recordem de situações negativas", informa a coordenadora do SAPI, Andréa Lima.

Receptividade

A paciente Joana D´arc Nunes, aposentada de 65 anos, afirma que o SAPI tem lhe proporcionado benefícios muito importantes para a sua vida psicológica e emocional, além de promover um ambiente acolhedor e de socialização.

"Comecei indo aos encontros do SAPI apenas para acompanhar meu marido, e aos poucos fui me interessando pelas atividades e me envolvendo nos encontros. A atual oficina de memória afetiva me possibilitou resgatar muitas vivências complexas a partir do resgate de lembranças simples como das sensações associadas ao chá de capim-santo que costumava tomar quando ainda morava no interior. Isso refletiu em meus processos cognitivos, melhorando meu bem-estar e qualidade de vida", explica.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Veja também