Oficial bombeiro aponta medidas de prevenção de incêndio em ambiente de trabalho
Por ALECE14/09/2021 13:23 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
Um princípio de incêndio é facilmente debelado, se a iniciativa de conter a propagação das chamas, no ambiente de trabalho, for adotada corretamente, e usando os equipamentos próprios para o controle do sinistro. Mas há medidas de controle que podem impedir até o surgimento destes perigosos incidentes. De acordo com o tenente coronel BM Jectan de Oliveira, da 1ª Companhia do Comando de Bombeiros da Capital (CBC), a primeira atenção deve ser o cuidado com a rede elétrica.
O recente incêndio no prédio do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), no dia 6 de setembro, chamou a atenção para os cuidados necessários para se evitar a ocorrência no ambiente de trabalho.
"Devemos evitar sobrecargas, com excesso de tomadas e extensões e, principalmente, evitar equipamentos elétricos, como ar condicionado e qualquer outro eletrodoméstico, sendo sempre desligados após o uso. Assim, se impede o surgimento de uma centelha ou sobrecarga, ou super aquecimento, que levaria a um incêndio em horário fora de expediente, quando não haveria ninguém em vigília", afirma.
O oficial bombeiro, que também é engenheiro civil, mestre em Segurança contra Incêndio pela Universidade de Coimbra (Portugal) e doutorando em Ciências Policiais e Segurança Publica pela Polícia Militar de São Paulo, recomenda que o ambiente de trabalho esteja sempre organizado. "Entulhos podem obstruir tomadas de energia, e um equipamento está sujeito a aquecer demasiadamente sem que ninguém perceba, causando o início de um incêndio", alerta.
Cuidados adicionais
Outra orientação dada pelo tenente coronel é que não se armazene líquidos e gás em locais impróprios para essas substâncias. "Desta forma, devemos também evitar que copas improvisadas recebam fogões e botijões de gás, em áreas reservadas à alimentação. Em hipótese alguma os botijões devem ser postos dentro das salas ou em outros ambientes de trabalho. É sempre preferível que se use os locais apropriados a esses equipamentos", orienta.
Para que as medidas iniciais no combate aos princípios de incêndio sejam bem sucedidas, o tenente coronel BM Jectan de Oliveira aponta ser necessária a completa desobstrução no acesso aos equipamentos de combate às chamas, "sejam eles hidrantes, extintores ou qualquer outro material voltado a esta finalidade".
Ele também esclarece que todos os servidores devem ter conhecimento sobre os acessos a saída de emergência, em caso de uma necessidade. "Devemos evitar obstruir essas saídas, sob qualquer pretexto, e sempre que visualizar algo suspeito, chamar imediatamente o bombeiro. Não se deve esperar que o incêndio ou a situação se agrave ", enfatiza.
JS
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032
Veja também
Servidores do Malce recebem treinamento sobre prevenção de incêndios e primeiros socorros
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da 1ª Companhia de Incêndio Bombeiro Militar da (1ª Cia/CBC), realizou, nesta quinta-fei...
Autor: Júlio SonsolCurso de primeiros socorros e combate a incêndio contempla servidoras da PEM
A 1ª Companhia de Incêndio Bombeiro Militar da Assembleia Legislativa do Ceará (1ª Cia/CBC) realizou, nesta segunda-feira (26/08), curso de primeiros...
Autor: Julyana Brasileiro