MMLC inaugura projeto que trabalha a autoestima de mulheres apenadas
Por ALECE08/08/2019 19:25 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
Com o objetivo de resgatar a autoestima e fortalecer o desenvolvimento emocional de mulheres em cumprimento de pena – em regime aberto ou semiaberto – e familiares do sexo feminino de apenados, o Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC) inaugurou, na manhã desta quinta-feira (08/08), o "Projeto Bem-Me-Quero".
Na ocasião, as mulheres conheceram as dependências da Assembleia Legislativa do Ceará, como o local das aulas do projeto e a sala do MMLC. O evento também contou com coffee break e apresentação musical.
A iniciativa é resultado de termo de cooperação firmado entre a Assembleia e o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). Segundo a presidente do MMLC e ex-deputada estadual Meire Costa Lima, o projeto também visa reinserir mulheres apenadas à sociedade. "É dever dos órgãos públicos trazer qualidade de vida para todas as pessoas, por isso estamos aqui para acolher essas mulheres e tornar a busca por empregos mais fácil para elas, a partir dos conhecimentos adquiridos durante o curso", pontua.
Com início marcado para 22 de agosto, o curso terá duração de três meses e será ministrado pela Master Coach Integral Sistêmico, Viviane Vale. De acordo com ela, o projeto vai trabalhar, ao longo de 10 encontros, características como autoestima, autoconfiança, insegurança, raiva e autorresponsabilidade. "Também vamos avaliar o nível de inteligência emocional dessas mulheres no início e no final do projeto, para que possamos mensurar o resultado real desses 10 encontros", informa.
O "Projeto Bem-Me-Quero" também está inserido no programa "Um Novo Tempo" das Varas de Execução Penal da Comarca de Fortaleza do TJCE, que desenvolve atividades voltadas para a reinserção de apenados à sociedade. O coordenador do programa, Marcelo Cysne, destaca a importância de desenvolver um projeto voltado exclusivamente para o público feminino. "A gente vem corrigindo, em nome da isonomia, uma injustiça histórica, uma vez que houve essa supressão dos direitos da mulher no mercado profissional, e hoje a gente vem trabalhar isso por meio do 'Projeto Bem-Me-Quero'", salienta.
As egressas Fernanda* e Renata* contam que foram convidadas a participar do projeto pela equipe técnica do programa "Um Novo Tempo". As expectativas para o curso, segundo Fernanda, são de mudanças para si mesma. "Fui muito bem recebida e estou muito grata, era tudo que eu imaginava. Estou bem satisfeita de estar aqui hoje e pretendo continuar vindo para os 10 encontros do projeto", afirma.
Já Renata considera de grande importância o fortalecimento da autoestima, qualidade que será trabalhada durante o curso. "Tem gente que acha que não é capaz de nada, porque passou por muitos problemas, mas nós nunca podemos perder a esperança. Todo dia é uma esperança que nasce em nós que queremos vencer", finaliza.
Sobre o MMLC
Integram o MMLC Meire Costa Lima, na presidência; Natália Herculano, na presidência de honra; Adriana Pedrosa, na vice-presidência; Viviane Vale, Valeska Ferreira, Gabriela Bezerra, Paula Xenofonte, Myrla Saraiva, Gislaine Landim, Cristiane Leitão, Fabiana Ibiapina e Luciene Moreira. O MMLC fica localizado no 4º andar do prédio anexo II da AL, na sala ao lado da Biblioteca e da Procuradoria da Mulher.
*Os nomes foram trocados para preservar a identidade das entrevistadas
(Da Assessoria do MMLC)
Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829