MMLC encerra as atividades da primeira turma do Projeto Bem-Me-Quero
Por ALECE07/11/2019 17:45
Compartilhe esta notícia:
O Projeto Bem-Me-Quero, do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC), realizou a sua última aula para a primeira turma de participantes na manhã desta quinta-feira (07/11), após três meses de aulas voltadas para o resgate da autoestima e promoção da ressocialização de mulheres em cumprimento de pena. A iniciativa é resultado de convênio firmado entre a Assembleia Legislativa do Ceará e o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE).
Na última aula, as integrantes aprenderam sobre o poder do autoquestionamento e fizeram uma retrospectiva sobre o que foi estudado ao longo do Projeto Bem-Me-Quero. Segundo a master coach e ministrante do curso, Viviane Vale, elas também responderam um questionário, no qual foi avaliado o progresso de cada uma após o fim do curso, em comparação com as respostas fornecidas no início do projeto.
"Eu percebo mulheres muito mais equilibradas, otimistas, sensatas, autoconfiantes e com autoestima alta, mulheres muito mais dispostas e disponíveis a ajudar outras pessoas. Houve muitos ganhos nas áreas social, emocional e espiritual. E se a gente for olhar para elas mesmo, para o rosto delas, a gente percebe o quanto elas realmente evoluíram, o quanto o semblante delas é de pessoas mais felizes", avaliou Viviane.
Ana Paula Oliveira, integrante do projeto, não escondeu a emoção ao relatar ter passado por momentos difíceis antes de iniciar o curso, mas, segundo ela, isso mudou no decorrer do projeto. "Agora vou correr atrás dos meus sonhos novamente. As palavras e o conhecimento da Viviane entraram aqui, na minha mente. Hoje eu já me sinto outra pessoa. A palavra é gratidão", destacou.
Para a coordenadora do Núcleo de Apoio à Vara de Execuções Penas do TJCE, Ana Cleide dos Santos, que faz o acompanhamento das mulheres no Tribunal, o projeto proporcionou mudanças significativas na vida de cada uma das participantes. "De fato, foi um curso que trouxe uma evolução para a vida delas. A Ana Paula foi uma, pois identificamos uma depressão profunda nela. Foi a partir daqui que ela mudou, que ela passou a se enxergar e se sentir melhor. A partir desse olhar para ela, de pessoa que existe e é querida", contou.
O curso teve carga horária total de 20 horas e abordou temas como autorresponsabilidade e inteligência emocional, bem como trabalhou as competências emocionais de cada participante. O encerramento do Projeto Bem-Me-Quero contou ainda com visita ao Memorial da Assembleia Legislativa Deputado Pontes Neto (Malce), onde as participantes puderam conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil e da Assembleia Legislativa do Ceará.
Sobre o MMLC
O Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense reúne mulheres que atuam na Assembleia Legislativa com a finalidade de desenvolver ações voltadas para o bem-estar social do cidadão cearense. O MMLC está situado no 4º andar do anexo II da Assembleia Legislativa, entre a Biblioteca e a sala da Procuradoria da Mulher.
Integram o movimento do MMLC Meire Costa Lima (presidente), Adriana Torquato (vice-presidente), Natália Herculano (presidente de honra), Cristiane Leitão, Valeska Ferreira, Viviane Vale, Gabriela Bezerra, Paula Xenofonte, Myrla Saraiva, Gislaine Landim, Fabiana Ibiapina e Luciene Moreira.
(Da Assessoria do MMLC)
Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829