Malce - Memorial Pontes Neto

Memorial da Alece reiniciará atividades com programa Parlamento e Sua História

Por Júlio Sonsol
23/01/2024 10:55 | Atualizado há 10 meses

Compartilhe esta notícia:

Memorial da Alece reabre em fevereiro, após recesso do parlamento cearense Memorial da Alece reabre em fevereiro, após recesso do parlamento cearense - Foto: Máximo Moura

O Memorial Pontes Neto (Malce), da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), vai reiniciar as visitas guiadas de alunos de escolas públicas e particulares a partir do mês de fevereiro, quando começa o ano letivo e a Alece retoma as atividades do parlamento.

De acordo com o coordenador do equipamento cultural, Paulo Roberto Nunes, novos recursos digitais serão disponibilizados na reabertura do Memorial, através da página do Legislativo na Internet.

Parlamento e sua História

A partir de fevereiro será retomado o programa O Parlamento e Sua História, com melhorias da organização interna da atividade e pela disponibilização de uma ferramenta digital informatizada para professores e estudantes, no site da Alece. “Na página serão disponibilizadas imagens, fotografias e vídeos com informações essenciais sobre a exposição permanente e outras atividades”, disse o coordenador, acrescentando que no acervo haverá também um acervo de 46 livros produzidos ao longo dos 26 anos de funcionamento do Memorial.

Em 2023, por meio do programa O Parlamento e Sua História, 6.083 pessoas em visitas guiadas pela Casa em 2023 ‒ sendo 5.757 estudantes e outros visitantes e 326 professores ou responsáveis, oriundos de 156 instituições públicas e privadas. Conforme o coordenador do Malce, Paulo Roberto Nunes, as escolas que desejam participar do projeto devem fazer contato com o Malce sendo necessário atender alguns critérios. ''Disponibilizamos transporte, lanche e por isso a escola deve ser localizada na região Metropolitana de Fortaleza. Outro critério diz respeito a escolaridade dos alunos  que  devem cursar  entre no mínimo o  9º ano  ou as séries  do Ensino  Médio. 

Paulo Roberto esclarece que em 2023 houve demanda reprimida por causa dos dois anos do isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19. “No último ano, foram mais de 6 mil visitantes, entre estudantes e professores de 160 escolas públicas e privadas de Fortaleza e municípios da Região Metropolitana e Tauá”. Os visitantes conheceram um pouco mais da Alece, além da exposição permanente, a Biblioteca César Cals, exposições temporárias, FM Assembleia e o Plenário 13 de Maio.

As visitas guiadas acontecem todas terças, quartas e quintas-feiras, quando os alunos realizam um percurso nas instalações da Alece, tendo como ponto alto a visita ao Plenário 13 de Maio, onde os visitantes podem acompanhar as sessões da Alece. “Os deputados também conversam com todos, mostrando o funcionamento do Legislativo e tirando dúvidas que os alunos possam ter sobre a Assembleia. Isso é muito importante para o processo de formação política, cultural e histórica dos alunos. Eles ficam conhecendo o que há de mais importante da vida política do Estado, desde o início do século”, diz o coordenador.

Cadastro no SEM

O Malce concluiu, no ano passado, adesão ao cadastro do Sistema Estadual de Museus (SEM), vinculado à Secretaria da Cultura do Estado (Secult). O Cadastro Estadual de Museus do Ceará se caracteriza como uma fonte de informações sistematizadas sobre os museus cearenses e tem como objetivo mapear e estruturar, ou seja, conhecer a diversidade museal do Estado.

De acordo com o coordenador do Malce, Paulo Roberto Nunes, o Sistema Estadual de Museus tem por função sistematizar políticas de integração e incentivo aos museus de todo o Estado e implantá-las com base em diretrizes estabelecidas de forma democrática e participativa por essas instituições.

Paulo Roberto esclarece quais os impactos positivos da adesão ao SEM. A adesão do Memorial Deputado Pontes Neto ao cadastro do Sistema Estadual de Museus se faz relevante, pois contribui para a articulação e a troca de experiências entre os demais espaços culturais existentes no Estado. O cadastro é realizado por meio do Mapa Cultural do Ceará, que consiste numa plataforma na qual são reunidas informações sobre agentes, espaços, eventos e projetos culturais, fornecendo ao poder público um mapeamento das ações do setor da cultura de todo Estado e ao cidadão um panorama dos eventos culturais''.

 

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Paulo Veras

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também