Malce - Memorial Pontes Neto

Malce retomará visitas guiadas e tem três exposições programadas

Por Júlio Sonsol, com Rádio FM Assembleia e Agência de Notícias
08/02/2024 07:27

Visitas guiadas terão início em 20 de fevereiro Visitas guiadas terão início em 20 de fevereiro - Foto: Máximo Moura

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Memorial Deputado Pontes Neto (Malce), vinculado à Mesa Diretora, iniciará as visitas guiadas ao Poder Legislativo de 2024 no dia 20 de fevereiro, após o período de Carnaval (10 a 13 de fevereiro). O coordenador do Malce, Paulo Roberto Nunes, informou que as visitas, realizadas pelo projeto "O Parlamento e Sua História", com escolas e universidades. serão iniciadas com instituições de ensino cadastradas no final do ano passado.

Em seguida, serão atendidos os novos grupos inscritos, conforme explicou em entrevista ao programa Narcélio Limaverde, da Rádio FM Assembleia. "Estamos iniciando formalmente o ano. Nós recebemos especialmente os alunos das escolas de nível médio, públicas e privadas e também alunos do último ano do ensino fundamental. Nos dias iniciais do ano legislativo, estamos não só definindo as datas como também as primeiras escolas que nos visitarão, com base na demanda que ainda restou do ano passado", revelou o coordenador.

Paulo Roberto Nunes adiantou que o Malce iniciou a recepção de contatos e de demandas de escolas efetuadas este ano. Segundo ele, há um conjunto de procedimentos preparatórios para que o Memorial possa, logo após o Carnaval, receber os visitantes e alunos, que irão conhecer setores da Casa, como a Rádio FM Assembleia e o Plenário 13 de Maio, onde acontecem as sessões ordinárias, dentre outros.

Exposições

O Malce irá realizar três exposições temporárias este ano, de acordo com o coordenador. "A primeira vai contar um pouco da história da Alece e da revista Plenário, que teve a primeira edição lançada em de 1996. Para tanto, vamos realizar uma parceria com a Coordenadoria de Comunicação Social, que tem à frente a jornalista Giselle Dutra, e fazer um trabalho contando a história deste importante e essencial veículo de comunicação da Alece", disse.

A segunda exposição será para lembrar os 60 anos da deflagração da ditadura militar no Brasil. "A gente está denominando essa exposição de ´Brasil Nunca Mais´.  Nunca mais ao analfabetismo, nunca mais ao desconhecimento, nunca mais à falta de condições de saúde e a todos os males que afligem às sociedades brasileira e cearense", considerou Paulo Roberto Nunes.

A terceira exposição está prevista para outubro deste ano, sendo relacionada aos 200 anos da primeira Constituição Brasileira, promulgada em 1824, durante o Império. "A exposição vai abranger desde esta Constituição imposta por Dom Pedro I, até a atual Constituição de 1988, conhecia como Constituição Cidadã. Naturalmente, também será contada a história das Constituições cearenses promulgadas nesse intervalo de tempo" revelou o coordenador.

Mapeamento

Paulo Roberto Nunes revelou ainda que,  em colaboração com  a Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins) da Alece, foi realizado o mapeamento do processo de visitas mediadas, que faz parte do programa "Parlamento e sua História". Segundo ele, com esse mapeamento será possível  implantar melhorias na programação das atividades das visitas mediadas.

Conforme Paulo Roberto Nunes, 6.083 pessoas participaram das visitas guiadas em 2023 - Foto: Bia Medeiros

"Atualmente, em função disponibilidade de tecnologia, e em parceria com a equipe da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coti) da Alece, estamos trabalhando para a automatização dos principais procedimentos de organização e execução das visitas mediadas, trabalho que ficará concluído durante esse primeiro semestre", acentuou.

Balanço

De acordo com dados do Memorial, foram recebidas 6.083 pessoas, em 2023, nas visita guiadas, sendo 5.757 alunos, que vieram sob a liderança de 326 responsáveis e professores. Desde 2012, quando o projeto foi iniciado, até 2023,  53 mil visitantes já passaram pelo projeto "Parlamento e sua História", e, no ano passado, foi atendido mais de 10% deste público. "Isto reflete a grande aceitação e interesse da sociedade fortalezense e cearense em participar das atividades do Malce e conhecer um pouco mais sobre a Assembleia Legislativa", destacou.

O Malce conta com uma exposição de longa duração que relata as mudanças ocorridas no Brasil e seus desdobramentos, a partir da chegada da corte portuguesa ao País, em 1808, com ênfase na trajetória do Poder Legislativo cearense, desde a criação dos conselhos provinciais, em 1829, até a atualidade. Dispõe de parte de sua exposição em Braille, além de maquetes táteis para pessoas com deficiência visual, assim como equipamentos que possibilitam o acompanhamento daquelas com deficiência auditiva.

O Memorial conta ainda com uma reserva técnica de cerca de duas mil peças, entre objetos, documentos e fotografias que retratam a história do Ceará. As visitas guiadas são realizadas às terças, quartas e quintas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde, mediante agendamento prévio por meio de ligação telefônica ou por e-mail.

Serviço: Telefones: (85) 3277-3727 / 3277-3700 / 3277-2877 / 3277-2613. E-mail: memorial@al.ce.gov.br