Inaugurado projeto Afetos Literários
Por Júlio Sonsol23/08/2023 13:49 | Atualizado há 21 horas
Compartilhe esta notícia:

"Silas Fonseca escreveu
E é importante lembrar
Eu do livro não me livro
E não quero me livrar
Se do livro eu me livro
Como livre vou ficar?"
(Do cordel Afetos Literários de Pádua de Queiroz)
A Assembleia Legislativa do Ceará, por meio da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas do Comitê de Responsabilidade Social, inaugurou, nesta quarta-feira (23/08), a estante do projeto Afetos Literários "Biblioterapia & Escritoterapia: a arte cuidando do ser", no auditório Lucila Bomfim, localizado no Anexo III da Alece (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque). A iniciativa tem parceria com o Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC), Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) e Associação dos Servidores da Alece (Assalce).
De acordo a biblioterapeuta Jacqueline Assunção, o projeto tem por objetivo promover um olhar diferenciado para a saúde mental, por meio da biblioterapia e da escritoterapia, práticas capazes de fomentar a autoestima e o autocuidado pela escrita e leitura. "A estante faz parte do projeto afetos literários. O objetivo é alcançar todos os servidores por meio das práticas da biblioterapia e da escritoterapia", disse a biblioterapeuta.
Jacqueline explicou que a estante será itinerante, percorrendo o prédio principal e anexos da Alece. "O servidor vai ter uma oportunidade de ficar mais integrado por meio destas leituras e mensagens, sem distinção. Todos seremos protagonistas deste projeto, porque trata-se de afeto", disse.
.jpg)
Gestores e servidores da Alece durante o evento - Foto: Bia Medeiros
Autoconhecimento em pauta
A orientadora da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas, Rejane Sales, afirmou que a indicação de Jacqueline Assunção para o setor foi "um presente" da primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, que é líder do Comitê de Responsabilidade Social e presidente do MMLC. "Com o seu olhar e sensibilidade, ela nos enviou Jacqueline para fazer este trabalho. A biblioterapia é um instrumento potente, que viabiliza a saúde mental do ser", asseverou.
Rejane Sales considerou que a atividade vai trazer cada servidor e servidora para a sua essência e autoconhecimento, "onde cada um vai buscar e refletir pelo conhecimento, se ver e se libertar". Para a orientadora, a biblioterapia é um instrumento muito importante para a saúde mental como um todo. "A estante vai ser itinerante, percorrendo todo o DSAS e posteriormente as células, para que a gente apresente esta ferramenta", adiantou.

Jacqueline Assunção durante apresentação aos servidores e servidoras - Foto: Bia Medeiros
Afeto literário
O cordelista Pádua de Queiroz foi nominado o primeiro "afeto literário" a se apresentar no projeto. Ele apresentou o cordel que leva o nome do projeto aos presentes e disse que o projeto reconhece a importância da literatura, independente do gênero. "Fico mais uma vez honrado em ser convidado a fazer parte de projetos literários pela Alece e pela Assalce, porque o cordel é visto não como uma tradição cultural, mas como gênero da literatura portuguesa e brasileira", acentuou. Aos participantes, foram distribuídas cópias impressas do cordel apresentado.
Durante a atividade, o presidente da Assalce e diretor do DSAS, Luis Edson Sales, elogiou o trabalho feito pela Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas. "Está sendo feito um trabalho belíssimo, tendo Cristiane Sales como referência", afirmou. Ele destacou que a partir da atual gestão da Alece, novas terapias foram introduzidas com o Núcleo de Atendimento a Pessoas com Fibromialgia e o Comitê de Responsabilidade Social.
Conteúdo digital: Leonardo Coutinho
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também

Grupo terapêutico da Alece oferece espaço de acolhimento e partilha para mães
Na Alece, o mês de maio conta com diversas atividades alusivas ao Dia das Mães, contemplando servidoras da Casa que são mães e também público das comu...
Autor: Julyana Brasileiro
Compostagem na Alece dá novo destino aos resíduos orgânicos produzidos na Casa
A compostagem é uma das ações sustentáveis adotadas pela Alece e que traz impactos positivos para o meio ambiente. A iniciativa permite a transformaçã...
Autor: Julyana Brasileiro