Codins

Fórum de Governança e Responsabilidade Socioambiental destaca índice de avaliação do TCU

Por Paulo Veras
26/05/2025 14:49 | Atualizado há 1 dia

Compartilhe esta notícia:

Iniciativa abordou importância de boas práticas de governança e gestão para a Alece e para a avaliação do TCU. Iniciativa abordou importância de boas práticas de governança e gestão para a Alece e para a avaliação do TCU. - Foto: Júnior Pio

A Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta segunda-feira (26/05), o Fórum de Governança e Responsabilidade Socioambiental nas Instituições Públicas.

O evento teve entre os seus objetivo sensibilizar os servidores e setores da Poder Legislativo estadual para o desempenho no Índice de Avaliação de Governança Organizacional (iESGo), do Tribunal de Contas da União (TCU), e foi conduzido pelo professor Daniel Luiz de Souza, auditor federal de controle externo do TCU. A iniciativa contou também com a presença de vários gestores da Casa.

Foto: Júnior Pio

Daniel definiu que quem tem uma boa governança e uma boa gestão tem maior probabilidade de entregar excelentes resultados para a população, cumprindo o papel das instituições.

Ele ressalta que o Fórum busca fazer com que a Alece identifique suas boas práticas e possa melhorar ainda mais. “A gente vem acompanhando a Alece desde a criação do Comitê de Responsabilidade Social e vocês já têm ganhado selos por práticas ambientais saudáveis”, afirmou. 

A coordenadora da Codins, Heline Joyce, explicou que a ideia de trazer Daniel Luiz foi para que ele mostrasse a importância da autoavaliação nos processos de governança. “Seremos avaliados pelo TCU em 2026 e o presidente Romeu Aldigueri (PSB) deseja que estejamos no nível aprimorado de governança, o mais alto proposto pelo TCU”, pontuou.

Heline destaca que 13 órgãos da Alece estão envolvidos nas atividades que irão possibilitar atingir uma boa avaliação pelo iESGo, que é o Índice de Governança e Sustentabilidade do TCU.

“Ações como ter um Código de Ética Parlamentar atualizado, condizente com as novas práticas executadas, ter gestão de riscos, gestão por processos, uma pesquisa de clima organizacional no âmbito da gestão de pessoas, tudo isso contribui para termos uma boa nota”, detalha a coordenadora.

Direção

O chefe de gabinete da presidência da Alece, Thiago Frota, reforçou que a autoavaliação é indispensável para se enxergar o que precisa ser melhorado e manter o que já está sendo feito a contento.

“O carro-chefe da gestão do presidente Romeu Aldigueri é o ‘Ceará de Valores’, então vamos agregar todo esse conjunto de boas práticas para ofertar à sociedade um serviço com cada vez mais excelência”, comentou.

Thiago Frota disse que a Alece possui uma forte evolução e exalta pontos de eficiência da gestão como o site da Assembleia Legislativa, o recém-criado Diário Oficial da Alece, o novo programa Alcance Mais Saúde, o Comitê de Responsabilidade Social e o Departamento de Saúde e Assistência Social.

“São setores da Casa que desenvolvem um trabalho competente e cuidadoso, sempre prestando atenção à área social e ambiental. Isso mostra a nossa eficiência de gestão e que nossa governança melhora a cada dia”.
 

Edição: Ana Vitória Marques

Núcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem.

Veja também