Departamento de Saúde e Assistencia Social

Fisioterapeuta do DSAS alerta para cuidados com a saúde no home office

Por ALECE
27/04/2020 11:31 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

LER e DORT são apontadas como doenças que mais afetam trabalhadores brasileiros LER e DORT são apontadas como doenças que mais afetam trabalhadores brasileiros - Foto: Divulgação

Com a pandemia gerada pelo vírus Covid-19, o home office passou a fazer parte da rotina de trabalho da população brasileira. Apesar de trazer vantagens como a flexibilidade do horário e redução do estresse decorrente do trânsito, o método de trabalho requer cuidados para evitar problemas de saúde. Passar horas em frente ao computador ou Notebook pode acarretar dores nas costas, nos punhos, no pescoço, alterações de visão (falta de foco e “olho seco”) e diminuição da circulação das pernas, dentre outros malefícios.

A fisioterapeuta do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, Rosilene Fonteles, recomenda que durante o período de home office os alongamentos sejam realizados em pequenos intervalos, entre uma atividade e outra.

“A cada duas horas de trabalho deve-se ter uma pausa de dez minutos para fazer uma pequena caminhada, exercícios de alongamento e distensionamentos. Exercícios que movimentem as pernas, movimentos de pequenos círculos nos punhos e nos tornozelos, como abrir e fechar as mãos também são recomendados. Se tiver escadas, faça algumas subidas e descidas, de forma regular, no mesmo horário’’, aconselha.

Além de um espaço arejado silencioso e com boa iluminação, uma cadeira confortável e uma boa postura ao sentar-se são itens essenciais no trabalho home office. “Para ter maior conforto e evitar dores na coluna, uma dica é colocar uma almofada na parte na região lombar, proporcionando a curvatura fisiológica da coluna, na região baixa das costas. Para as pernas, o ideal é usar um apoio para os pés, nunca deixa as pernas balançando ou cruzadas, pois isso transfere o peso do corpo e prejudica as articulações’’, alerta a fisioterapeuta.

Assembleia promove curso de Cinesioterapia

As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são as doenças que mais afetam os trabalhadores brasileiros, segundo levantamento do Ministério da Saúde realizado em 2018. A Assembleia Legislativa do Ceará, atenta às questões que envolvem a saúde dos servidores, promove, desde 2016, o curso de Cinesioterapia, por meio do Programa Qualidade de Vida.

As aulas de cinesioterapia laboral ou cinesiolaboral, ministradas pelas fisioterapeutas Maria Rosilene Fonteles e Márcia Diógenes, previnem os servidores em relação a LER e DORT, doenças que mais acometem os trabalhadores. “São inúmeros benefícios que podemos perceber, como mais disposição e motivação para o trabalho, melhora do relacionamento interpessoal e do humor, bem como no estilo de vida das pessoas", ressalta a fisioterapeuta.

Devido à pandemia provocada pelo Coronavírus, as atividades da Cinesioterapia estão suspensas temporariamente. No retorno, os servidores interessados em participar das atividades de cinesioterapia laboral nos setores poderão participar das atividades. As inscrições poderão ser feitas em contato com os telefones 85.3277.3728/3738.

JB

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

WhatsApp: 85.99147.6829

Veja também