Cerimonial

Fato histórico marca sessão solene referente ao Dia Mundial da Pessoa com Síndrome de Down

Por Paulo Veras e Salomão de Castro, com Agência de Notícias da Alece
22/03/2023 13:39 | Atualizado há 1 ano

Sessão solene foi nesta terça-feira (21/03) Sessão solene foi nesta terça-feira (21/03) - Marcos Moura

Na semana em que se registra o Dia Mundial da Pessoa com Síndrome de Down, a Assembleia Legislativa do Ceará realizou sessão solene, nesta terça-feira (21/03), no Plenário 13 de Maio. A iniciativa dos deputados Evandro Leitão (PDT), presidente da Casa, e Marta Gonçalves (PL), subscrita pelo deputado De Assis Diniz (PT), foi marcada por um fato histórico, tendo como Mestre de Cerimônias um estudante com a Síndrome: Levi Pimenta Justi.

Aluno do Centro de Educação de Jovens e Adultos Gilmar Maia, Levi Pimenta Justi é membro dos grupos Empoderamento Down, Associação Fortaleza Down e Down’s Up. Além de estudar, Levi trabalha desde 2012 em uma farmácia de Fortaleza.

O estudante não escondeu o orgulho e a satisfação de participar da solenidade. “Me sinto privilegiado de falar por todas as pessoas com Síndrome de Down”, afirmou Levi. Ele disse ter sido uma honra receber a homenagem na Assembleia e ressaltou a importância de todas as entidades da qual faz parte. Durante a solenidade, foram entregues 32 certificados de homenagens a pessoas e instituições.

Repercussão

Para o coordenador de Eventos e Cerimonial da Alece, Edson Santos Junior, é importante a Assembleia contribuir de forma objetiva para mostrar à sociedade que as pessoas com Síndrome de Down são capazes de desenvolver as mais variadas atividades. “Levi conduziu o cerimonial do evento. Foi a primeira vez que tivemos um cerimonialista com Síndrome de Down comandando uma sessão na Alece”, ressaltou.

Levi Pimenta Justi teve trabalho elogiado pelo coordenador de Eventos e Cerimonial da Alece, Edson Santos Júnior - Marcos Moura

Também participaram ativamente da sessão solene o escritor Victor Diniz e Matheus Gabriel Santana Malheiro, ambos com Síndrome. Victor fez parte da mesa que comandou a sessão e Matheus interpretou a canção “Sonho de Ícaro” junto com o cantor Waldonys. Além deles, Alexandre e Gabriela, atendidos pelo Núcleo de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência do Município de Eusébio (Namme), encenaram “Ursinho Pimpão".

Fizeram uso da palavra falando da importância da integração das pessoas com Síndrome de Down na sociedade a deputada Marta Gonçalves, o deputado De Assis Diniz, a 1ª dama da Alece, Cristiane Leitão, e o prefeito de Aquiraz, Bruno Gonçalves (PL).

Também participaram da sessão as deputadas estaduais Lia Gomes (PDT), Jô Farias (PT) e Juliana Lucena (PT), o deputado estadual Antônio Granja (PDT), além do promotor de Justiça e coordenador auxiliar do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (Caocidadania) do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Hugo Frota Magalhães Porto Neto.

O que é a Síndrome de Down

Síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, é uma alteração genética causada por uma divisão celular atípica durante a divisão embrionária. As pessoas com a síndrome, em vez de dois cromossomos no par 21 (o menor cromossomo humano), possuem três. Não se sabe por que isso acontece.

E foi por causa do cromossomo 21 que a data escolhida internacionalmente para tratar da temática faz referência à falha genética no par 21 de cromossomos, daí decorrendo a data 21 de março para se referir à Síndrome.

Alece tem atendimento no Ciadi

O Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) da Alece atende crianças de dois a sete anos com Síndrome de Down. O Centro oferece assistência especializada, segura, de qualidade e humanizada, e visando a inclusão, reabilitação e o desenvolvimento.

O serviço é disponibilizado para dependentes de servidores da Casa e da comunidade do entorno da Alece. O Centro funciona de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 12 horas e de 13h30min às 17h30min. Os atendimentos são realizados por agendamento, de acordo com a oferta de vagas.

Para maiores informações, é necessário entrar em contato com o Serviço Social do Ciadi, pelo email servicosocial.ciadi@al.ce.gov.br ou pelo telefone (85) 2180-6539. O Centro funciona na Avenida Pontes Vieira, nº 2300 - Anexo III da Assembleia Legislativa (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque) no bairro Dionísio Torres.

Núcleo de Comunicação Interna da Alece