Cerimonial

Sessão solene alusiva ao Dia Nacional do Surdo tem intérprete de Libras como mestre de cerimônias

Por Júlio Sonsol, com Agência de Notícias da Alece
26/09/2023 09:26 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Renan Santos foi o mestre de cerimônias da sessão Renan Santos foi o mestre de cerimônias da sessão - Foto: Marcos Moura

O Dia Nacional do Surdo, que transcorre nesta terça-feira (26/09), e o Dia Nacional de Língua Brasileira de Sinais (Libras), celebrado em 24 de abril, foram marcados de forma especial, durante sessão solene realizada nesta terça-feira (25/09), na Assembleia Legislativa do Ceará. Para tornar o evento o mais inclusivo possível, o mestre de cerimônias Renan Santos, servidor do quadro de apoio do Cerimonial da Alece, fez a abertura da solenidade por meio de Libras.

O coordenador de Eventos e Cerimonial da Alece, Edson Santos Júnior, destacou que foi esta a primeira vez em que o mestre de cerimônias também se expressou em Libras no Poder Legislativo estadual. "O Parlamento cearense está cada vez mais próximo da sociedade. Esta iniciativa busca fazer com que o surdo se sinta cada vez mais incluso na comunidade e na Alece também", asseverou.

A sessão foi proposta pela deputada Marta Gonçalves (PL), que reafirmou o compromisso em favor da acessibilidade  “Não dialogamos com deficiência e sim com pessoas. Oportunidades, só isso basta para um futuro vitorioso”, frisou a parlamentar. O requerimento da sessão também foi subscrito pela deputada Emília Pessoa (PSDB) e pelo deputado Sargento Reginauro (União).

Sessão solene foi proposta por Emília Pessoa, Marta Gonçalves e Sargento Reginauro - Foto: Marcos Moura

Durante a solenidade, foram homenageados com certificados 20 pessoas e entidades que representam a luta pela inclusão dos surdos. Falando em nome deste segmento social, o secretário da Educação de Aquiraz, Alexandre Sousa Alves, comentou ser o momento “de juntar as mãos” em favor da inclusão. Como exemplo, ele citou o trabalho feito no Município de realizar um curso intensivo de Libras. “Aquiraz está crescendo nessa caminhada da inclusão. Já passou o momento só de falar, é momento de colocar em prática”, avaliou, ressaltando o trabalho de toda a equipe da pasta e da Prefeitura para viabilizar essa iniciativa.

Também discursando em nome dos homenageados, por meio de Libras, a presidente da Associação de Surdos do Ceará (Asce), Erika Eduardo Saraiva, ponderou que “há lacunas e barreiras na acessibilidade”. Na sessão, também foi reproduzido um vídeo com uma série de depoimentos de pessoas surdas. Além disso, a artista surda Lívia Cruz e a intérprete artista ouvinte Gracy Kelly fizeram a leitura do poema Olhares. Durante a execução do Hino Nacional, Renan Santos também fez a interpretação em Libras.

Inclusão também marcou sessão relativa à Síndrome de Down 

Mantendo o foco na inclusão, a Alece realizou sessão solene, em 21 de março passado, para celebrar o Dia Mundial da Pessoa com Síndrome de Down. A iniciativa foi dos deputados Evandro Leitão (PDT), presidente da Casa, e Marta Gonçalves, subscrita pelo deputado De Assis Diniz (PT). A solenidade foi marcada por um fato histórico, o mestre de cerimônias foi o estudante com a Síndrome, Levi Pimenta Justi.

Na oportunidade, a primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, apresentou o trabalho realizado pelo Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), que atende crianças com Síndrome de Down e transtorno do espectro autista (TEA). “A rotina é intensa e é possível ver a cada dia as conquistas das crianças, respeitando as particularidades de cada uma e acolhendo as famílias parceiras”, comentou, elogiando o trabalho desempenhado pela equipe multidisciplinar do Centro.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também