Comitê de Responsabilidade Social

Farol Masculino conclui atividades

Por Paulo Veras e Julyana Brasileiro, com Assessoria
20/11/2023 15:08 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Projeto foi realizado ao longo de cinco encontros Projeto foi realizado ao longo de cinco encontros - Foto: Celso Oliveira

A Assembleia Legislativa do Ceará, por meio da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas, do Comitê de Responsabilidade Social, encerrou, nesta segunda-feira (20/11), o projeto "Farol Masculino", voltado para a saúde mental dos homens. A iniciativa  buscou desenvolver entre os participantes a melhoria nas relações profissionais e pessoais, por meio de um olhar humanitário e acolhedor.

A atividade foi realizada no Salão de Práticas Sistêmicas Restaurativas, que fica situado no segundo andar do Anexo III da Alece (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque). 

Ao longo de cinco encontros, o projeto incentivou a que os servidores voltassem os olhares para si, fazendo-os mais autodeterminados e mais fortes para seguirem em frente com múltiplas tarefas do cotidiano. No  total, foram 25 concludentes.

Farol Masculino contemplou 25 servidores - Foto: Celso Oliveira

Orlando Gadelha, psicólogo e um dos mediadores do projeto, ressaltou que o Farol Masculino foi idealizado juntamente com a equipe da saúde mental com o  olhar voltado para o homem e questões relacionadas ao trabalho, vida, relacionamento e saúde de forma geral. ''Durante os encontros, foi possível conversar sobre diversas temáticas  reunindo uma quantidade significativa de servidores, colaboradores terceirizados e demais interessados  que  puderam falar sobre sua vida de forma geral  e ter vivências de forma coletiva'', afirmou.

Desconstrução

A psicóloga Isabel Teixeira, que também mediou os encontros, destacou que o projeto trabalhou na desconstrução desse homem que tem reposta pra tudo, tentando mostrar que há um menino, dentre desse homem forte, que se emociona, sofre e tem medo. ''Nossa proposta foi mostrar que esse homem pode ser vulnerável e que isso não tem nada a ver com a masculinidade ou fraqueza. O grupo foi numa crescente em que foi lindo de observar a entrega, o crescimento, os sorrisos e as histórias  compartilhadas. Foi um trabalho muito honroso, que nos permite expressar gratidão e felicidade'', acentuou.

Segundo afirmou o servidor Joscely Tabosa, o projeto Farol Masculino possibilitou conhecimento e melhorias nos aspectos pessoal e profissional. ''Foi uma experiência  muito agradável e uma descoberta saber que trabalhando o conhecimento, conhecendo novas pessoas, podemos agregar valor e ter um  ganho expressivo na  vida pessoal e  na carreira. Entrei com pensamentos e saí com ações melhorando minha saúde, relacionamentos interpessoais e me tornando uma pessoa melhor'' , avaliou.

Com o sucesso do projeto Farol Masculino, que visa o desenvolvimento do autoconhecimento e o cuidado com a saúde mental dos homens a partir de uma perspectiva sistêmica,  novas turmas serão abertas em 2024.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também