Escritório Frei Tito destaca Dia Internacional dos Direitos Humanos
Por ALECE10/12/2021 14:49
Compartilhe esta notícia:
A defesa dos direitos humanos é pauta urgente e mobilizadora de diversos movimentos, entidades e pessoas no Brasil e ao redor do mundo e, nesta sexta-feira (10/12), celebra-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A data marca a necessidade de debate e ação na questão dos direitos fundamentais e é destacada pelo Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar (EFTA), órgão da Assembleia Legislativa do Ceará.
O advogado Miguel Rodrigues, coordenador do Escritório, contextualiza que a data foi instituída em 1948 pela Organização das Nações Unidas (ONU) em relação à Declaração Universal dos Direitos Humanos. Hoje, destaca ele, a noção de direitos humanos é trazida para a realidade dos povos, comunidades, das ocupações e populações vulnerabilizadas. Ele ressalta que, neste cenário, a Alece conta um um órgão de cidadania especializado no combate às violações dos direitos humanos, que é o Escritório Frei Tito.
Com 21 anos de história, o Escritório atua com assessoria jurídica popular, educação em direitos humanos e outras estratégias de ação para que as violações sejam evitadas ou para que as populações alcancem direitos que lhes são negados, como direito à moradia, à cidade, ao território, à educação, água e melhorias urbanas.
Tudo isso, afirma Miguel, faz parte da vida das pessoas e são direitos humanos que deveriam ser realidade para todas as pessoas, mas infelizmente, ainda são negados a muitos grupos. Por isso, a importância de uma assessoria especializada para atender esses indivíduos e coletividades que estão na luta pela conquista diária do bem viver e do acesso completo e integral aos direitos humanos.
Sobre o II Seminário Conjuntura Atual e Defesa de Direitos Humanos no Brasil
Como forma de avaliar, debater e partilhar experiências na defesa de direitos humanos no Brasil, o Escritório Frei Tito realizou, nos dias 8 e 9 de dezembro, o II Seminário Conjuntura Atual e Defesa de Direitos Humanos no Brasil, de forma virtual.
O evento, explica o coordenador do EFTA, Miguel Rodrigues, teve como mote a discussão de algumas das principais temáticas em direitos humanos em que o Escritório atua com movimentos, comunidades e ocupações.
“A gente achou muito importante trazer a discussão das ZEIS, em uma troca de experiências entre Fortaleza, Salvador (BA) e Belém (PA). Também trouxemos a temática quilombola para o centro de debate, uma vez que estamos há quase dois anos sem titulação de territórios quilombolas, no Ceará não temos nenhum”, explica Miguel.
Ele comenta ainda que foi apresentado o monitoramento dos despejos forçados, “que tem sido uma pauta que o EFTA tem estado muito à frente, sobretudo nesse cenário de pandemia com a campanha nacional Despejo Zero”.
Encerrando o Seminário, foi realizada uma discussão sobre o encarceramento em massa e o sistema prisional cearense. “Infelizmente, vemos uma situação estarrecedora do sistema com o número de pessoas encarceradas e situações de denúncias de tortura. Tivemos recentemente a visita do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no Ceará e em breve sairá relatório sobre a real situação do sistema prisional no Ceará”, avalia o coordenador do EFTA.
Saiba mais
O Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar (EFTA) é um órgão permanente da Assembleia Legislativa do Ceará com foco na assessoria jurídica popular, judicial e extrajudicial.
Com 21 anos de atuação, o EFTA é um instrumento de promoção e defesa dos direitos humanos no Estado do Ceará e no Brasil, acompanhando comunidades, grupos, coletivos, movimentos e indivíduos na proteção e efetivação de direitos, assim como em casos de violações de direitos humanos.
Da Assessoria do EFTA, com Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também
Eleições 2024: confira opções de transporte público para chegar à Alece
Os eleitores que têm sua seção eleitoral sediada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) contam com variadas opções de transporte público...
Autor: Agência de Notícias, com Comunicação InternaAtualização do e-Título disponível para quem vai votar com o aplicativo
Lançado em 2017, o aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, é uma das facilidades que a Justiça Eleitoral proporciona à eleitora e ao eleitor brasil...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações do TSEAlece recebe cerca de 4 mil eleitores no 1º turno das eleições 2024
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) é um dos 6.713 locais de votação no Ceará aptos para receber os cidadãos e cidadãs nas eleições mu...
Autor: Agência de Notícias da Alece, com Comunicação Interna