Eleições 2024: confira opções de transporte público para chegar à Alece
Por Agência de Notícias, com Comunicação Interna02/10/2024 14:02 | Atualizado há 1 mês
Compartilhe esta notícia:
Os eleitores que têm sua seção eleitoral sediada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) contam com variadas opções de transporte público nos dias de votação. O 1° turno do pleito, que elegerá prefeitos e vereadores, acontece neste domingo (06/09). Quem optar por se deslocar por meio de transporte público, terá diversas opções de linhas de ônibus para chegar à Assembleia Legislativa. Para fazer o desembarque pela Avenida Desembargador Moreira, o eleitor pode utilizar itinerários como 027 - Siqueira/Papicu/Aeroporto; 030 - Siqueira/Papicu/13 de Maio; 702 - Antônio Sales/Dionísio Torres/Centro; 680 - José Walter/Papicu/Cidade Jardim e 029 - Parangaba/Náutico.
Já para descer na Avenida Pontes Vieira, as opções são as linhas 075 - Campus do Pici/Unifor; 855 - Bezerra de Menezes/Washington Soares; 031 - Borges de Melo I e 032 - Borges de Melo II, além da 069 – Lagoa/Via Expressa/Papicu, no sentido Terminal da Lagoa. Outra opção é usar o transporte complementar (topique) com a linha 755 - Curió/RioMar Kennedy.
Outra alternativa é se deslocar por meio do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que liga a Parangaba ao Mucuripe e fazer o desembarque na estação Pontes Vieira. A Linha Nordeste, como também é chamada, integra com a Linha Sul, que vai da Pacatuba ao Centro de Fortaleza. A estação Pontes Vieira do VLT fica a poucos metros do edifício sede da Alece, e próximo ao anexo 3 da Alece. Confira os horários especiais para esse domingo de votação no site do Metrofor.
Para quem optar por ir de bicicleta, o sistema de bicicletas compartilhadas de Fortaleza possui uma estação na Rua Barbosa de Freitas, esquina com a Avenida Pontes Vieira. Aqueles que preferem se deslocar por meio de transporte por aplicativo, o ideal é solicitar a corrida para a Rua Barbosa de Freitas, n° 2674, endereço da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace).
GRATUIDADE
Tanto o transporte sobre trilhos, como VLTs e metrô, quanto os ônibus municipais, metropolitanos e intermunicipais, e transportes complementares, estarão com gratuidade da tarifa. Na última terça-feira (24/09), a Alece aprovou o projeto de lei 110/2024, do Poder Executivo, que estabelece a gratuidade no transporte metroviário e rodoviário intermunicipal e metropolitano para passageiros nos períodos de votação das eleições gerais e municipais. O objetivo é garantir aos cidadãos o pleno exercício do direito ao voto, notadamente para quem reside em município diferente do domicílio eleitoral.
Para o interurbano convencional e complementar, não será cobrada taxa entre 17h da sexta-feira anterior à eleição até às 8h da segunda-feira imediatamente seguinte. Para o serviço metropolitano e metroviário, não será cobrada taxa das 5h até às 18h do dia da eleição. O reconhecimento da gratuidade nos deslocamentos será necessário apenas no serviço regular interurbano, mediante a apresentação do Título de Eleitor ou outro documento que comprove o local de votação no município de destino. O eleitor deve solicitar a reserva das passagens de ida e volta com pelo menos dois dias de antecedência da data prevista para a viagem. Os serviços de transporte metropolitano e metroviário não terão a exigência de comprovação.
Os eleitores de Fortaleza também terão gratuidade durante os domingos de eleição. A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou o projeto que garante a gratuidade também na cidade. Assim, os eleitores terão acesso gratuito aos ônibus nos dois domingos de votação, 6 e 27 de outubro (esse último em caso de segundo turno na cidade), entre 5h e 18h. A gratuidade será garantida aos eleitores nos ônibus, terminais de integração e estações de corredores de ônibus.
De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), uma programação especial será organizada,com acréscimo de frota. Haverá o reforço de 25 ônibus reservas nos terminais, totalizando 873 veículos. Atualmente, a demanda de passageiros em um domingo comum, conforme a Etufor, é de 145 mil passageiros/dia. No dia das eleições de 2022, com a gratuidade, o número de passageiros chegou a aproximadamente 247 mil passageiros/dia.
ELEIÇÕES NA ALECE
No domingo (06/10) de votação para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, a Alece sediará 12 seções, com 4.001 eleitores aptos, da Zona Eleitoral 080. A abertura aos cidadãos e cidadãs ocorre às 8h da manhã (horário de Brasília), com o encerramento do pleito às 17h.
Edição: Paulo Veras
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também
Atualização do e-Título disponível para quem vai votar com o aplicativo
Lançado em 2017, o aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, é uma das facilidades que a Justiça Eleitoral proporciona à eleitora e ao eleitor brasil...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações do TSEAlece recebe cerca de 4 mil eleitores no 1º turno das eleições 2024
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) é um dos 6.713 locais de votação no Ceará aptos para receber os cidadãos e cidadãs nas eleições mu...
Autor: Agência de Notícias da Alece, com Comunicação InternaAlece aprova transporte gratuito nas eleições
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) aprovou, na terça-feira (24/09), projeto de lei do Poder Executivo que estabelece a gratuidade no...
Autor: Julio Sonsol com Agência de Notícias da Alece