ASSALCE

"Em Rodas de Biblioterapia" retoma atividades com previsão de ações para 2022

Por ALECE
10/12/2021 12:10 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Curso retoma atividades presenciais Curso retoma atividades presenciais - Foto: Bia Medeiros

O curso “Em Rodas de Biblioterapia”, que integra o programa Entre Artes, da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce), depois de suspender atividades presenciais desde março de 2020,  retomou suas atividades com a participação do público nesta quinta-feira (09/21), na sede da entidade. O evento teve como convidada a pesquisadora da temática educação holística na formação do docente Clesley Tavares, com a mediação da coordenadora do curso, Jacqueline Assunção.

Jacqueline Assunção disse que o grande objetivo da primeira atividade presencial do curso "Em Rodas de Biblioterapia" foi plantar uma semente de felicidade para que haja uma boa colheita em 2022. "Sabemos, através da neurociência, que a felicidade pode ser exercitada. Todo mundo vai ser parte dessa nossa poética".

Durante a poética, Clesley apresentou o movimento Ação para Felicidade. "Eu participo deste movimento junto ao grupo de São Paulo, de forma virtual", afirmou. Ela destacou que a iniciativa tem 15 anos, no mundo, e que chegou ao Brasil há cerca de seis anos. "As pessoas foram percebendo que estão cada vez menos felizes. Quanto mais se avança na tecnologia, não há avanço de bem estar correspondente", avaliou.

A partir desta premissa, foi pensado o que cada um pode fazer para que o mundo seja melhor, segundo frisou a palestrante. Clesley revelou que o principal objetivo perseguido pela sua poética no curso é plantar uma semente "no coração das pessoas", para que no próximo ano todas possam plantar e colher mais felicidade em seu redor. "O lema da 'Ação para Felicidade' é assumir o compromisso 'tentarei criar mais felicidade e menos infelicidade no mundo ao meu redor'", destacou.

Compromisso

A expositora revelou que já há, em todo mundo, 60 mil participantes com o compromisso da ação. "O importante na frase é o tentar. Ter a intenção de criar a felicidade a seu redor. Se todos tiverem essa intenção nós teremos um mundo melhor para viver", afirmou. Clesley acentuou ainda que a ação não define exatamente o que seria a felicidade porque não se pode destituí-la das suas circunstâncias sociais e culturais, sendo portanto muito subjetiva.

Clesley Tavares ressaltou que a ação trabalha em cima de dez chaves para a felicidade, que surgiram a partir de pesquisas científicas. São elas cuidar do corpo fazendo exercícios, cuidar das relações interpessoais, atenção ao mundo a redor, doação, aprendizado, ter um propósito, pensar em algo maior do que si, emoções positivas, direção com objetivos e metas, resiliência e aceitação.

A coordenadora do curso observou que a "Ação para Felicidade" traz reflexões sobre os tempos pandêmicos. "A poética procurou responder se é possível isso acontecer. Assim nós realizamos este diálogo com o livro "A Zona Azul da Felicidade", que é um verdadeiro terapeuta, indicado dentro do site da ação", afirmou. Jacqueline Assunção ressaltou ainda que a instituição não tem nenhum pendor político, religioso ou anti-religioso.

Jacqueline Assunção também ressaltou que a cada novo encontro está presente a Cozinha Vintage, que nesta versão teve a participação da Casa La na Chica, que ofereceu desgustação de bolos e chocolate quente.

JS

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

 

 

Veja também